“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (João 6:51)
Todos nós conhecemos o dito popular: “O pão que o diabo amassou”. Ao ler este versículo do Evangelho de João, logo me veio à mente este dito e aprendi mais uma coisa abençoada, como sempre, na palavra de Deus. Quantos de nós hoje dizemos de boca cheia: “Estou comendo o pão que o diabo amassou”? Quantos não veem uma saída para seus problemas? Quantos acreditando no diagnóstico tenebroso da medicina esmorecem? Se você “está comendo o pão que o diabo amassou, precisa conhecer o pão que amassou o diabo”. Neste versículo, Jesus se apresenta como o pão vivo e se você alimentar-se Dele, viverá para sempre. Isso é uma promessa!
Imaginando pão como algo que alimenta, o diabo realmente só daria pão a alguém para prolongar seu sofrimento. Jesus é o pão enviado pelo Pai para nos dar vida e vida eterna. Entendendo pão como produto do trabalho (sustento) novamente vemos o diabo investindo somente para roubar, matar ou destruir. Jesus é o pão vivo que nos sustenta e nos permite prosseguir.
Mas eu gosto de pensar em pão como símbolo de unidade, pois não se consegue mais separar os ingredientes da massa. Penso também numa mescla ou fusão, pois a água é absorvida pela farinha e se incorpora na massa do pão. Vejo ainda transformação, pois o fermento leveda toda massa. Vejo participação, pois uma pitada de sal tempera todo pão uniformemente. Com um pouco de atenção se percebe detalhes como cor e cheiro agradáveis, textura de uma casca crocante, etc. Um pão é uma obra de arte, é um trabalho esmerado. Só consigo ver Jesus neste papel como modelo de perfeição, de algo que não poderia ser melhor, não tinha como ser mais bem feito, impossível de ser melhorado.
O fato é que se você se sente mal tratado, humilhado, pesado, machucado, prejudicado – pode ser que realmente esteja comendo da mão de alguém que quer seu mal e não te ama. Pois neste caso quero te apresentar um pão vivo vindo do céu, que na descida amassou o seu inimigo e tirou dele o direito de mexer contigo. As lutas virão, mas a forma de encarar muda. Encare com otimismo e bom ânimo, pois a vitória já foi conquistada, mesmo que ainda não tenha chegado. Mas virá. A luta pode ser dura, mas a vitória virá no final de tudo, com toda certeza. Ele é o Senhor dos Senhores.
"Pai nosso, que estás nos céus!... Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia." (Mateus 6:9,11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário