O contexto do capítulo 5 de Tiago, ele menciona o sofrimento dos trabalhadores que não recebiam seus salários, Tiago pede que eles tenham paciência até a vinda do Senhor. Em seu pensamento, o Senhor viria com resposta aos sofrimentos dos crentes e com juízo; ao mesmo tempo, Tiago aponta para uma realidade futura registrada na Bíblia Sagrada: Cristo voltará para no buscar!
A paciência é uma virtude fundamental no cristão. O crente deve ser paciente para aprender a valorizar o tempo certo de cada coisa; com ela, fortalecemos nossa dependência de Deus e fortalecemos nossa fé pessoal em Jesus Cristo. É com essa paciência que devemos aguardar o retorno do Salvador.
Ainda mencionando as bênçãos advindas da paciência, Tiago faz uma interessante comparação entre o nosso sofrimento e o sofrimento de um famoso personagem do Antigo Testamento: “Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança [paciência]. Vocês ouviram falar sobre a perseverança [paciência] de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia” (Tiago 5:11). Segundo as palavras do apóstolo, Deus, no final, abençoou de modo especial a vida deste homem. Sendo nós servos do mesmo Senhor, devemos esperar que o Pai também nos abençoe.
Esta certeza que ele tinha de que o Senhor se mostraria favorável ao seu
povo foi destacada com a seguinte afirmação: porque Deus é cheio de bondade e
misericórdia. Deus tem sido bondoso conosco! Mesmo sem merecermos, Ele tem nos
oferecido gratuitamente salvação através de Jesus Cristo. E mesmo quando somos
incapazes de cumprir integralmente os propósitos divinos, Ele se mostra a nós
cheio de misericórdia, dando-nos a oportunidade de tentarmos mais uma vez!
Deus é cheio de bondade e misericórdia, meu irmão! Amigo,
saia deste lugar de morte e se levante outra vez, porque o Deus bondoso e
misericordioso tem o chamado para a salvação! Que o Espírito de Deus fortaleça
sua fé e te faça paciente! Em breve virá o Salvador com a sua resposta! Deus te
abençoe!"Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário