sábado, 15 de dezembro de 2012

CONSERVEI A FÉ

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (2 Timóteo 4:7)

As cartas de Paulo a Timóteo constituem um manual de vida cristã. E de liderança cristã. Já no final, o apóstolo revela o segredo da sua vida vitoriosa e frutífera: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”            


Ter fé é uma característica universal do ser humano. A grande diferença entre as pessoas encontra-se no objeto da fé. Uns acreditam em coisas, outros acreditam em pessoas. Por isso o que faz do cristão um indivíduo diferente do mundo é a pessoa em quem ele deposita sua fé. Crer em Cristo constitui uma marca tão intensa que ela nos acompanha por toda a vida, em todas as circunstâncias, até “completar a carreira”. Para que isso aconteça, Paulo dá o caminho: “guardei a fé”.
E essa fé não se encontra em qualquer lugar, não se compra, não é adquirida por nossos próprios esforços; a verdadeira fé é um dom de Deus (Ef 2:8). “E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo”, esta escrito em Romanos 10:17. Deus é quem nos capacita com a verdadeira fé para que possamos realmente atingir o nosso alvo, basta-nos sermos receptivos a Palavra de Deus, buscarmos pela pregação da verdadeira Palavra. Devemos apenas alimentá-la, todos os dias, buscando mais e mais o Autor e Consumador da nossa vida... Cristo Jesus!

A fé envolve o conhecimento do Evangelho (RmM 10:14), o reconhecimento da verdade da sua mensagem, e a recepção pessoal do Salvador (Jo 1:12)      

Conservar a fé somente se concretiza quando a pomos em prática, naquilo que a Palavra de Deus nos ensina, exorta: “combati o bom combate”.
Não faltam “maus” combates a atrair os cristãos. Certos combates transformam igrejas em meras empresas. Alguns outros teimam em reduzir o testemunho cristão a instituições de assistência social. Guardar a fé é guardar o Cristo. Cristo vive e ele deve viver em nós para que nossa fé seja completa. Conservar a fé é ser fiel à Sua mensagem, é vivenciá-lo, é recebê-lo dentro de nossos corações todos os dias, é sermos encontramos dentro Dele quando Deus olha para seu Filho.

Ninguém “completa a carreira” se não obedecer o mapa da jornada. Cristo disse “Eu sou o caminho”. Andar por Ele é conservar a fé.
"Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos" (2 Coríntios 5:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário