segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONFUSÃO NÃO É DE DEUS

“Ai dos filhos obstinados, declara o SENHOR, que executam planos que não são meus, fazem acordos sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado, que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito. Mas a proteção do faraó lhes trará vergonha, e a sombra do Egito lhes causará humilhação.” (Isaías 30:1-3)
Hoje sou um senhor experimentado, vivido, mas mesmo em minha adolescência, nunca fui um jovem rebelde. Hoje eu me impressiono com o espírito de confusão que tem assolado nossos jovens e adolescentes. Já trabalhei com crianças e adolescentes e tenho dois filhos nesta idade, assim, tenho material para analisar friamente. Mas não precisa muito, fique alguns minutos ao portão de uma escola e veja o comportamento dos jovens à saída da escola. É preocupante. Ao meditar no tema Deus me levou a esta referência bíblica na qual a advertência sobre a rebeldia menciona confusão (ou vergonha, embaraço).
Na observação prática, realmente, o que se pode ver é que jovens rebeldes são confusos, ou ainda, jovens em fase de rebeldia vivem uma fase confusa. Será que, com os adultos, é muito diferente? Ou será que a mera observação parcial do fato está me dando uma visão parcial? De fato não sei responder, mas a confusão está estabelecida. Temos de orar muito pelos nossos filhos… por todos os jovens.
A realidade é que na sombra do Egito (que representa o mundo) e no refúgio do faraó (que representa o diabo) não há nada de bom, ainda que, por vezes, pareça agradável, atrativo e até melhor do que a sombra do Reino e refúgio do Eterno. Mas é ilusão e morte certa, através do caminho da vergonha e da confusão. A única coisa que o mundo tem de melhor a oferecer que o Reino é uma aparência de alegria, que inclusive é falsa e passageira. É uma embalagem bonita, mas sem nada dentro.
Se você está na fase jovial de sua vida, digamos antes dos 40 anos, ou como eu já ultrapassou esta marca, ou talvez até esteja na “melhor idade” acima dos 60 anos – abra o olho com aquilo que parece bom. O Reino de Deus envolve sacrifício e dedicação, mas é eterno, gratificante e tem conteúdo, além de não ter confusão no cardápio. Abra o olho, querido, abra o olho.
Existe confusão? Creia-me, não é de Deus!
Pai, obrigado por me advertir sobre os enganos da sombra do Egito, pois não quero ser confundido. Ajuda-me a ter clareza e a não ser rebelde com a Tua Palavra. Sempre quando oro a Ti pedindo por mim, estou pedindo por todos também.
"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro" (Isaías 43:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário