“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;” (Lucas 6:27)
“A regra para todos nós é perfeitamente simples. Não perca tempo se preocupando se você ‘ama’ o seu vizinho; aja como se o amasse. Assim que passamos a agir desse modo, encontramos um dos grandes segredos. Ao se comportar como se amasse uma pessoa, em pouco tempo você passa a amá-la. Ao machucar uma pessoa de quem você não goste, você passará a antipatizá-la ainda mais. Ao fazer-lhe algum bem, você passará a antipatizá-la menos.” - C.S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples
Lembro-me que na adolescência aprendi um conceito simples ensinado nos Grupos de Jovens, amar pela fé. Foi nessa época que minhas grandes amizades foram enraizadas e fortalecidas, talvez por esse conceito cheio de verdade.
Contudo, não foi de imediato que o conceito passou a fazer parte de meu cotidiano, pelo contrário, eu por muito tempo andei confuso e não conseguia, sinceramente, amar como o Senhor nos ensina. Era difícil, e bem difícil eu oferecer ‘a outra face’.
E com isso, vivia atormentado e as coisas caminhavam para o conflito, a retaliação, a inimizade explícita entre outros sentimentos também não tão nobres.
Mas quando você anda ou pelo menos se esforçar em caminhar nos Caminhos que Jesus traça para você, só o convívio diário com o Senhor vai te transformando e o amar ao próximo passa a ser uma coisa quase que espontânea e natural.
Sabemos que amar é a vontade de Deus e, se não temos os sentimentos necessários para praticar o amor para alguém, então pedimos a Deus que nos dê seu amor e passamos a agir crendo que Deus respondeu a oração que é da Sua vontade.
Com certeza no início parecerá que os nossos sentimentos serão justamente contrários ao desejo de amar, mas se permanecermos firmes na confiança de que Deus respondeu a oração então experimentaremos a ação sobrenatural do Espírito Santo produzindo esse amor em nós.
Senhor, eu quero amar, e como esta é a Sua vontade, creio que respondeste ao meu pedido.
"O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei" (Romanos 13:10).
Nenhum comentário:
Postar um comentário