quarta-feira, 13 de março de 2013

OCULTAR

“Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.” (1 Timóteo 5:25)

Importante termos sempre em mente que no Reino de Deus as coisas não se ocultam. Nas empresas, na família, na vizinhança é até possível acobertar atos positivos ou negativos, é possível esconder o autor de algumas coisas. Mas no Reino de Deus não é assim, pois Deus é interessado na clareza e visibilidade das coisas. Não apenas neste versículo, temos outros que dão base.

Dizer que as boas obras são manifestas não significa dizer, como pensam alguns, que haverá louros e coroações pelas boas atitudes. Igualmente não significa necessariamente que Deus o recompensará de imediato, como se tivesse Ele alguma obrigação neste sentido. Mas significa sim que para Deus nada disso passa despercebido. Lembremos de Jesus de Nazaré prometendo que ao darmos um copo d’água a um sedento, ou um pão a um faminto, ou visitando um enfermo ou encarcerado, faríamos para Ele.

“As que são de outra maneira” refere-se ao que não se pode enquadrar como boas obras, portanto aquilo do qual não dá para se orgulhar. Isso também será percebido por Deus e eventualmente pode ser trazido à tona. Eu pessoalmente não creio em trazer a tona no sentido de humilhar o infrator, mas para edificação e para preservar o corpo de Cristo. O que tenho visto de gente sendo desmascarados, alguns em situações muito graves, me leva a crer que Deus faz isso para manter o equilíbrio. Hoje ouvimos muito aquela máxima que diz: “Parece que o crime compensa”. Pois é, não compensa não e Deus intervém no momento certo. O principio é simples: não apronte pensando que vai passar batido, Deus percebe e nada pode ser oculto para sempre.

Se conseguirmos manter nossa linha clara, no sentido de fazer todas as coisas como se fossem publicadas no jornal do dia seguinte, talvez nossos atos mudem. Se este for nosso caso, devemos mudar. Se nada do que fazemos dá mal testemunho ou envergonha, então podemos continuar sossegados.

Pai quero poder deixar às claras tudo que faço para que nada envergonhe Teu nome. Ajuda-me a fazer somente aquilo que Te agrada.

"Porque não há nada oculto, senão para ser revelado, e nada escondido, senão para ser trazido à luz" (Marcos 4:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário