“Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.” (Juízes 6:12)
Um aspecto interessante do diálogo do Anjo do Senhor com Gideão é a maneira como o Anjo trata do sentimento de negativismo e inferioridade de Gideão (Juízes 6:11-23).
Já ouvi muitas pessoas, pregadores e ouvintes, criticarem Gideão chamando-o de covarde, medroso, tímido e outras coisas mais. Mas se você olhar o seu contexto entenderá a sua situação. O povo de Israel estava longe de Deus e estava sofrendo ataques dos inimigos e privações há sete anos. Qualquer um que tenha de enfrentar um problema por tanto tempo sem a mensagem da esperança de que o Senhor está com ele, certamente cairá na armadilha da negatividade.
Como o Anjo tratou isso nele? Afirmações. Note que todo o tempo o Anjo foi positivo ao falar com Gideão. Até mesmo quando ele pediu prova, a prova foi dada. Nenhuma crítica ao seu negativismo, mas o Anjo não falou com ele no mesmo tom, foi sempre positivo e desafiador.
Quantas vezes ao nos relacionarmos com as pessoas ao nosso redor caímos na armadilha de enveredar pelos seus comentários negativos acerca de si mesmos e sobre a situação. Ou, quando não queremos chegar a esse ponto, acabamos desistindo de estar com essas pessoas.
Da próxima vez, usemos o método do anjo com Gideão, insistamos em permanecer positivos mesmo depois de sermos questionados com negativismo.
Senhor, pela Tua força posso ser positivo apesar das circunstâncias, ajuda-me a aplicar essa fé em palavras transformadoras.
"Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá" (Salmo 91:7 NVI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário