“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder.” (Deuteronômio 6:4,5)
O Israel do passado, como povo de Deus, simboliza a Igreja de Cristo, e ele tinha de dar ouvidos somente ao Senhor. A mesma mensagem é válida para os cristãos de todos os tempos, os quais precisam ouvir – escutar atentamente – que o nosso Deus é o único Senhor. Isso significa que não podemos temer os problemas. Nem as doenças, mesmo as mais terríveis, podem fazer com que nos desesperemos, pois nada nem ninguém é senhor de nossa vida. Somente o nosso Deus tem a última palavra para nós.
Muitos teólogos, e outros tantos que se dizem conhecedores de assuntos espirituais, ensinam que amar o Senhor é ter carinho por Ele. Por causa disso, diversos religiosos comportam-se como penitentes arrependidos, mais parecendo almas penadas. Quando se referem ao Senhor, por exemplo, mudam a voz, demonstram uma humildade que não possuem e tentam mostrar – por meio de gestos e atitudes – que amam a Deus. No entanto, Jesus disse que amar o Todo-Poderoso não é isso, mas, sim, ter Seus mandamentos e guardá-los (João 14:21).
A orientação bíblica declara que precisamos ter os mandamentos e cumprir cada um deles com todo o nosso ser, afinal, um coração dividido não chega a lugar nenhum. Não podemos ter a menor desconfiança em nosso interior sobre o que o Senhor nos fala. Quando Ele diz o que temos de fazer, não devemos dividir Seu templo com nenhum espírito de dúvida.
A alma tem a ver com a mente, o intelecto. Muita gente, apesar de ter sido salva, deixa o inimigo usar a sua mente. Por sinal, em vários casos, os pensamentos de alguns filhos de Deus são vergonhosos – tanto que, se fosse mostrado o que muitos deles pensam quando, por exemplo, veem alguém que lhes é atraente, ou estão tratando de negócios, eles sairiam correndo, cheios de vergonha.
Ora, não é possível amar a Deus sem ser com toda a alma. Para tanto, a fim de vivermos no mundo material, o Senhor nos concedeu Sua força, sem a qual, ao primeiro sinal de ingratidão ou traição, nós nos afastaríamos de todos e jamais voltaríamos a confiar em alguém. Além disso, recebemos poder ao ouvirmos a Palavra de Deus. Então, com todas essas virtudes, temos de cumprir os mandamentos que recebemos do Pai. Portanto, meu irmão, não deixe nada roubá-las de você. Ao contrário, use-as para a glória divina.
O Altíssimo não divide Sua glória com outrem (Isaías 42:8). Se, ao determinar, você usar um pouco do que Ele lhe dá para deixar o medo ou outros sentimentos malignos se instalarem em seu coração, nada funcionará. Nenhum sentimento ruim deve ocupar seu coração – o lugar que Ele determinou para Seu templo. Seja destemido ao orar, confiante ao determinar e agradecido ao receber a bênção.
Pai muito obrigado por me ensinar a ser destemido, confiante e principalmente agradecido pela Sua obra em mim.
"Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura" (Hebreus 6:19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário