segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TEMPO PARA O SILÊNCIO

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: [...] tempo de calar e tempo de falar." (Eclesiastes 3:1,7)

Nem lembro mais em quantas vezes eu deveria ter ficado de boca fechada, mas acabei falando. Em muitas ocasiões eu já disse algo, para logo em seguida pensar: Mas por que é que eu fui falar isso? Porém, já era tarde.

Você já esteve numa situação onde queria dizer algo bonito e, ao invés disso, disse a coisa mais idiota do mundo?

Isso me lembra quando Pedro, juntamente com Tiago e João, testemunharam a transfiguração de Jesus. O rosto e as roupas de Jesus brilharam subitamente como o sol, e Moisés e Elias apareceram e falaram com Jesus. Como a conversa estava fluindo, Pedro deixou escapar: "Mestre, é bom estarmos aqui [...]" (Marcos 9:5). Marcos inclui este interessante comentário: "Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados" (v.6).

Mas Pedro ainda não havia terminado. Ele disse: "Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias" (v.5).

Eu me pergunto se Moisés não se virou para Jesus e perguntou: "Quem é esse cara?"

- "Oh, isso é Pedra. Esquece".

Como os pensamentos podem facilmente aparecer em nossas mentes e nos fazer falar sem pensar. Mas, como é bem melhor pensar por um instante e perguntar a si mesmo antes de falar: essa é a coisa certa a dizer? Será que isso é uma afirmação apropriada pra se fazer? Será que isso glorifica o Senhor?

Como diz o velho provérbio: "É melhor ficar calado e ser considerado um tolo do que abrir a boca e fazer com que todos tenham certeza disso".

Há um tempo para falar e há um tempo para calar.
"Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade." (Atos 1:7)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Provérbios 9:10) - Buscamos a sabedoria em muitos lugares, para lidarmos com as decisões importantes que se apresentam para nós. Mas não há nada como o temor do Senhor, para nos guiar nos caminhos que devemos andar. Quantas vezes tomamos uma decisão precipitada, mas o conhecimento do Santo nos leva à prudência. Quando apresentamos nossos planos diante do Senhor, Ele guia nosso Espírito e nos leva para a direção certa. Por isso, ouça a voz do seu coração, se estiver em paz, significa que podemos seguir adiante, mas se estiver inquieto é melhor ter prudência e agir com o temor no Senhor. – “Senhor, Pai querido e Todo-Poderoso Deus, a Sua sabedoria e o Seu conhecimento estão muito acima de qualquer entendimento que o homem possa alcançar. Ajuda-me a entender que os caminhos que parecem bons aos meus olhos, talvez não sejam os melhores caminhos, pois somente o temor do Senhor, me faz andar pelos caminhos certos. Por favor, perdoa minha arrogância de achar que eu sou capaz de guiar minha própria vida, entrego-me ao Senhor para que conduza os meus passos. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário