quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

QUAL O REAL PROPÓSITO?

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.” (Atos 4:31)

Este é um daqueles versículos que a gente ouve pregação a vida inteira e sempre com a mesma ênfase: se orarmos a casa vai tremer, etc. Estudando o assunto dos dons do Espírito Santo esse texto me trouxe um lindo entendimento. Tudo que Deus nos dá tem um propósito claro. Se olharmos Mateus 28:18ss, Atos 1:8, entre outros, veremos que o Espírito Santo torna os crentes poderosos, intrépidos e cheios de dons. Sejam quais forem os dons, ou como se manifestem, o propósito é anunciar a Palavra de Deus.
Neste texto de Atos 4 é exatamente a mesma situação: por algum motivo o povo de Deus se reuniu para orar e Deus capacitou-os para anunciar o evangelho aos perdidos. O fato da casa tremer, na minha opinião, é colateral e menos relevante – me perdoem os empolgados com isso. O fato é que sempre somos capacitados ou equipados com um propósito.

Mas espere um pouco: então por que fazem tanta coisa na igreja local para os já convertidos? Será que não estamos focando demais em pregar para quem já sabe? Será que não deveríamos anunciar mais a salvação pelo evangelho e ensinar a Bíblia de outra forma que não o púlpito…? Nada disso está errado em si, mas penso na ênfase. São questionamentos a serem feitos nesses dias de tantos holofotes sobre os grandes pregadores. Basta anunciar um nome de um pastor famoso que enche de crentes, mesmo que o título seja “Culto Evangelístico” ou qualquer outro termo que se empregue.
Meu irmão, nós temos parte nisso. Temos de ir aos nossos líderes com submissão e amor, mas com firmeza, clamando por espaço para os perdidos. Creio, aos meus humildes olhos, que as igrejas deveriam estar cheias de "não crentes" para ouvirem a verdade da salvação e o lugar de nós crentes deveria ser do lado de fora em busca de outros tantos não convertidos.

Termino contando algo que me contaram: um pastor, desses muito famosos, estava pregando e vieram muitas crianças de uma favela perto da igreja. Uma irmã bem intencionada falou a ele e disse “perdoe pastor, um diácono vai tirá-los dali”. Ele teria respondido “ao contrário, tire todos os demais. Eu vim por causa deles”.
Pai, tem misericórdia de mim que tantas vezes uso mal o que o Senhor me dá. Preciso entender que o Senhor veio para os perdidos e eles são a razão de eu continuar nesse mundo. Ajuda-me a encontrá-los e me capacita a falar-lhes de seu amor e da salvação em Jesus Cristo.
 
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas..." (Atos 1:8a).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário