sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

MEXERICOS E MEXERIQUEIROS

“As palavras do mexeriqueiro [caluniador] são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem”. (Provérbios 18:8)        

A fofoca é um mal tão antigo quanto a nossa civilização. Desde a antiguidade os homens sentem prazer em tratar da vida dos outros em suas conversas; veja que as revistas mais vendidas nas bancas são justamente aquelas que trazem notícias das celebridades. Por que isso acontece? Porque, como diz a própria Bíblia, os mexericos são deliciosos (Pv 18:7,8).

Sendo a comunhão da Igreja uma oportunidade de convívio, é natural, mas não deveria ser, que focos de fofoca surjam no meio dela. Devemos, contudo, zelar pelos valores cristãos para não perder tempo com esse tipo de comportamento, que desonra a Deus e semeia contendas entre os irmãos. O crente que fofoca será, querendo ou não, um instrumento do diabo para ferir o Corpo de Cristo. Por isso, precisamos disciplinar nosso falar, para que ele edifica e não destrua.     


Você já manuseou uma destas revistas de “fofocas”? Você já adquiriu ou é assinante de uma delas? Ok, essa decisão cabe estritamente a você, mas quanto tempo ou dinheiro você tem gasto com uma boa literatura evangélica? Quanto tempo você dispensa de seu dia a leitura da Palavra de Deus? Pense! Acha que tem algo errado aí? Deus com certeza também acha.         

No mundo secular tal atitude passa como algo corriqueiro, mas no mundo cristão isso é inaceitável, não deveria existir. Tem irmãos que adoram chegar bem mais cedo as reuniões para botar as ditas “fofocas” em dia. E após se encherem do Espírito e da Palavra de Deus conseguem ainda fazer “rodinhas” para não perder a oportunidade de comentar algo a respeito de alguém. Isso deve entristecer bastante Àquele que estava nas nossas reuniões para nos abençoar.           

Você meu irmão em Cristo, preste bastante atenção ao final de um culto e se você fosse do mundo e vizinho à Igreja, o que passaria na sua cabeça a respeito daquela aglomeração e burburinho? Que exemplo damos aos que nos cercam para que possamos cativá-los a entrar e celebrar a presença do Salvador em nossas reuniões? Temos muito que repensar nossas atitudes, todos os dias, inclusive no entrar e sair de nossas reuniões.

Deus disciplina o crente fofoqueiro por meio de lutas e tribulações. Se quiser viver em paz, não use seus lábios para o mal.
"Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem? (Salmo 56:11).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário