terça-feira, 31 de dezembro de 2013

É DA NOSSA NATUREZA

"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido." (Tiago 1:14)

Todos nós sabemos como é ser tentado. Mas de onde vem a tentação? Ela não vem de Deus. Tiago 1:13-14 diz: "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: 'Estou sendo tentado por Deus'. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido."

É como aquela fábula do escorpião que queria cruzar um lago. Escorpiões não sabem nadar, é claro. Então ele precisava de uma carona. Daí, ele falou para  a tartaruga: "Você poderia me dar uma ajudinha para cruzar esse pequeno lago?" A tartaruga respondeu: "Você tá brincando? Você vai me picar, e nós dois morreremos afogados".

Então o escorpião disse: "Minha cara tartaruga, por que eu iria te picar, se iria afundar junto com você?"

Por fim aceitou e enquanto ambos cruzavam o lago, o escorpião ergueu seu ferrão e deu uma picada terrível. À medida que eles afundavam, a tartaruga perguntou pro escorpião: "Não havia razão pra você me picar! Por que você fez isso?" Ele respondeu: "Não pude evitar, porque é da minha natureza."

É uma boa ilustração. Quando cedemos à tentação, não tem nada a ver com lógica. É simplesmente da nossa natureza. Gostamos de dizer que: "o diabo me fez fazer isso" ou que "as circunstâncias me forçaram a isso", ou ainda "não pude me controlar". Mas, na realidade, é apenas a nossa natureza.

Por isso, temos que lutar contra a tentação de nossos próprios desejos.
"Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; por estas cousas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]." (Colossenses 3:5-6)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Hebreus 5:7-9) - Vemos que Jesus clamou, chorou, orou e suplicou, era piedoso, e mesmo Deus ouvindo Seu Filho, não o livrou da cruz. Dá pra imaginar o sofrimento de Deus, sabendo que bastava uma palavra Sua para livrar Jesus da cruz, e por amor de mim, de você, e de toda humanidade, Jesus foi condenado sem pecado e morreu em nosso lugar para dar salvação eterna para todos aqueles que crêem e obedecem? – “Pai bondoso, não há palavras para expressar seu amor por nós, e o mínimo que posso fazer para agradecer ao Senhor, é ser obediente a Sua palavra. Perdoa meus pecados, perdoa toda idolatria, ajuda-me a colocá-Lo sempre em primeiro lugar na minha vida, retira de mim, toda avareza, todo engano, toda mentira. Quero ter uma vida em comunhão com o Senhor, para poder entrar no reino dos céus. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TEMPO PARA O SILÊNCIO

"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: [...] tempo de calar e tempo de falar." (Eclesiastes 3:1,7)

Nem lembro mais em quantas vezes eu deveria ter ficado de boca fechada, mas acabei falando. Em muitas ocasiões eu já disse algo, para logo em seguida pensar: Mas por que é que eu fui falar isso? Porém, já era tarde.

Você já esteve numa situação onde queria dizer algo bonito e, ao invés disso, disse a coisa mais idiota do mundo?

Isso me lembra quando Pedro, juntamente com Tiago e João, testemunharam a transfiguração de Jesus. O rosto e as roupas de Jesus brilharam subitamente como o sol, e Moisés e Elias apareceram e falaram com Jesus. Como a conversa estava fluindo, Pedro deixou escapar: "Mestre, é bom estarmos aqui [...]" (Marcos 9:5). Marcos inclui este interessante comentário: "Ele não sabia o que dizer, pois estavam apavorados" (v.6).

Mas Pedro ainda não havia terminado. Ele disse: "Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias" (v.5).

Eu me pergunto se Moisés não se virou para Jesus e perguntou: "Quem é esse cara?"

- "Oh, isso é Pedra. Esquece".

Como os pensamentos podem facilmente aparecer em nossas mentes e nos fazer falar sem pensar. Mas, como é bem melhor pensar por um instante e perguntar a si mesmo antes de falar: essa é a coisa certa a dizer? Será que isso é uma afirmação apropriada pra se fazer? Será que isso glorifica o Senhor?

Como diz o velho provérbio: "É melhor ficar calado e ser considerado um tolo do que abrir a boca e fazer com que todos tenham certeza disso".

Há um tempo para falar e há um tempo para calar.
"Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade." (Atos 1:7)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Provérbios 9:10) - Buscamos a sabedoria em muitos lugares, para lidarmos com as decisões importantes que se apresentam para nós. Mas não há nada como o temor do Senhor, para nos guiar nos caminhos que devemos andar. Quantas vezes tomamos uma decisão precipitada, mas o conhecimento do Santo nos leva à prudência. Quando apresentamos nossos planos diante do Senhor, Ele guia nosso Espírito e nos leva para a direção certa. Por isso, ouça a voz do seu coração, se estiver em paz, significa que podemos seguir adiante, mas se estiver inquieto é melhor ter prudência e agir com o temor no Senhor. – “Senhor, Pai querido e Todo-Poderoso Deus, a Sua sabedoria e o Seu conhecimento estão muito acima de qualquer entendimento que o homem possa alcançar. Ajuda-me a entender que os caminhos que parecem bons aos meus olhos, talvez não sejam os melhores caminhos, pois somente o temor do Senhor, me faz andar pelos caminhos certos. Por favor, perdoa minha arrogância de achar que eu sou capaz de guiar minha própria vida, entrego-me ao Senhor para que conduza os meus passos. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

domingo, 29 de dezembro de 2013

LIMPEZA

“Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculado o valor total, este chegou a cinqüenta mil dracmas.” (Atos 19:19)

Quando li este texto, Deus me levou a meditar em algo que me havia passado despercebido até agora. Esses homens queimaram livros que valiam muito dinheiro, pois entenderam que isso não podia mais fazer parte de suas vidas. Por que, sendo muito sincero, nós temos pena ou vacilamos para “queimar” alguns pensamentos que nada nos custam?

Se queremos aprender a orar de forma mais profunda e intensa diante de Deus, temos de dar o braço a torcer – somos muito apegados ao que cremos, ao que praticamos, ao que já deu certo para nós. Ficamos viciados em pensar que “em time que está ganhando não se mexe” e não paramos para pensar que os que perderam estão mexendo no time. Se temos práticas, conhecimentos, crenças, traumas, entendimentos, opiniões – não importa o que seja – que não deveríamos mais manter, temos de ter a coragem desses irmãos e meter fogo.

Queimar nos fala de purificação com fogo, ou seja, o que não é duradouro vira cinza. Se no meio destes “livros” restar algo de ouro ou qualquer outro metal precioso, não há o que temer. Mas o que é pura palha e papel vai sumir. Queimar nos fala de destruir de forma irreversível, pois vira cinza e fumaça. Queimar nos fala de abrir mão de forma definitiva. O versículo fala de práticas de ocultismo, mas eu sinceramente creio que isso se aplique a todo e qualquer “livro” que tenhamos em nossa mente.

Para que nossa mente não seja nosso maior inimigo quando queremos orar como convém, precisamos abrir mão do que cremos e pensamos, quando não for compatível com o que Deus nos ensina na Bíblia. Se o que temos é de Deus, vai permanecer, então oraremos cada vez mais e melhor, como convém.

Senhor me ajuda livrar minha mente de ensinos, pensamentos e desejos que tirem o foco de Ti e do Teu Reino. Quero aprender a orar mais e melhor.
"A sua pá ele a tem na mão, e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível." (Mateus 3:12)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Colossenses 3:23-24) - Sempre nossas ações devem honrar a Deus, por isso devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, dando bom testemunho e de maneira alguma deixar impressões negativas do nosso comportamento. Devemos cuidar para que a intenção do nosso coração seja agradar acima de tudo a Deus, pois se não for assim cometemos pecado. Há ainda o fato de que muitas vezes na intenção de agradar as pessoas, esperamos o reconhecimento e a recompensa e nos decepcionamos. Quando fazemos para o Senhor isso nunca acontece, porque Ele é fiel e justo para nos dar muito mais do que pensamos ou desejamos. - “Pai querido, me ajuda a sempre dar bom testemunho nas minhas ações para que as pessoas reconheçam em mim marcas do caráter de Cristo, que eu sempre possa estar disposto e com a mão estendida para cumprir o meu dever e ajudar quem precisa. Perdoa as vezes que minha intenção foi agradar as pessoas ao invés de agradar ao Senhor, e sem saber cometi idolatria colocando as pessoas acima do Senhor. Sei que posso fazer todas as coisas com excelência, pois o Senhor tudo vê, e no tempo certo vai trazer minha recompensa. Oro em nome de Cristo Jesus. Amém.”
 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

COMPLETAMENTE DIFERENTE

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17)

A conversão do oficial etíope em Atos 8 nos mostra o que acontece quando alguém se torna cristão. Uma mudança radical e imediata ocorreu na vida daquele homem. Ele foi transformado imediatamente de um ser vazio, infeliz e miserável num homem cheio de alegria.

Isso nos mostra a essência da vida cristã, servindo como um lembrete de que, quando alguém se torna cristão, não fica apenas um pouco melhor que antes. Sua vida não melhora apenas um pouco. O fato de tornar-se cristão muda uma pessoa completamente. Jesus descreveu isso como: “nascer de novo”. O apóstolo Paulo escreve: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!".

O que realmente ocorre quando uma verdadeira conversão acontece? De acordo com a Bíblia, há uma transformação das trevas para a luz, do poder do diabo para Deus.

Muitas pessoas (embora nem todas) têm uma experiência inicial com Deus de uma forma profunda. Outras não têm idéia de quão significativo é colocarmos a nossa confiança em Cristo. Quando eu pedi a Cristo para que entrasse em minha vida, não senti nenhuma emoção extraordinária, não ouvi trovões, os céus não se abriram para eu ver Deus e seus anjos, não fui arrebatado, nada neste sentido e, por causa disso, pensava que Deus havia me recusado. Só mais tarde é que eu fui perceber o real significado daquilo que tinha feito.   

Na verdade, isso nada tem a ver com as nossas emoções. As emoções não fazem parte do processo de conversão de uma pessoa. Ela se dá na área da razão pela decisão de mudança em nosso estilo de vida.
           
Se você realmente conheceu a Cristo, vai ser uma pessoa completamente diferente.

"[...] converte-me, e serei convertido, porque tu és o Senhor meu Deus." (Jeremias 31:18b)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 João 3:1) - Que privilégio é poder ser chamado de filho de Deus!!! Como é maravilhoso pensar que Deus nos coloca em igualdade a Cristo, que é o filho unigênito de Deus. Fomos chamados para ser um só corpo com Cristo Jesus, e no céu seremos todos uma única família, repletos do amor inexplicável de Deus. E além de tudo, somos herdeiros de todas as coisas que Deus criou. – “Pai querido obrigado pelo Seu amor revelado nesta palavra, que maravilhoso é poder ser chamado de Seu filho. Obrigado também porque foi o Senhor que me escolheu, e me convidou para fazer parte dessa grande família. Obrigado por ter enviado Jesus Cristo para me salvar e livrar-me de todo pecado, para que eu possa morar no céu. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

QUANDO DEUS SE LEVANTA

“Agora me levantarei, diz o SENHOR; levantar-me-ei a mim mesmo, agora serei exaltado.” (Isaías 33:10)

O erro dos filhos de Israel, bem como a falta de arrependimento do que acontece quando não se teme a Deus, fez com que o Senhor permitisse que o inimigo os oprimisse. É desse modo que surgem os problemas. As pessoas vão relaxando a ponto de não mais procurarem a Palavra de Deus. Quando muito, leem a Bíblia, mas não para aprender; oram, mas não com vontade de ser ouvidas. Muitas apenas balbuciam palavras para desencargo de consciência.
Os adversários do povo de Deus agiram com traição e, por isso, o Senhor disse que também seriam tratados perfidamente. O Altíssimo Se sente traído pelos Seus quando estes encontram tempo para assistir a filmes, passear, fazer coisas inúteis, mas não encontram tempo para buscar Sua face, abrir o coração e acertar-se com Ele. Ora, aqueles que não se acertam com o Senhor vivem fora da presença divina e, por isso, não podem ser atendidos.

A verdade é que o nosso Deus é amor (1 João 4:16) e, por isso, atende quando Seus filhos oram pedindo misericórdia e colocam a confiança nEle. Então, comece a fazer isso a partir de agora e, em pouco tempo, você verá que o Senhor lhe tem ajudado muito. Quanto mais você se colocar diante dEle, mais receberá de Suas mãos. O que impede o Pai celeste de operar em nós é a falta de consagração a Ele.
Não dá para entender como existem pessoas que se esquecem do Seu Criador. Por que alguém deixaria de viver na Palavra, se fora dela há somente operação diabólica? Quando agimos de acordo com o que o Senhor nos mostra, estamos em um caminho criado apenas para nós, onde o inimigo não tem a menor condição de entrar. Dentro do plano divino, chegamos a pensar e agir como o próprio Deus faria se estivesse trilhando aquele caminho.

No momento em que o povo de Deus decide clamar, o Altíssimo faz existir estabilidade, abundância de salvação, sabedoria e ciência, e o temor do Senhor se torna o tesouro do povo escolhido. São dias maravilhosos em que a pessoa e o seu Criador estão em comunhão, amizade e amor. Com isso, os temores se afastam, a confiança em Deus fica forte, as orações se tornam prazerosas e, ao mesmo tempo, respondidas. Não há nada melhor do que andar com o Pai.
O Senhor promete Se levantar. Contudo, não é o homem que dirá palavras que O colocarão de pé e O ajudarão, pois isso nenhum homem jamais terá condições de fazer. Deus avisa que Ele mesmo Se erguerá. Como isso se dará não sabemos, mas, quando ocorrer, nós o sentiremos e, então, chegará o momento de o Senhor ser exaltado – o que, em outras palavras, significa que a obra será feita de tal modo que receberemos a vitória completa.
 "Levanta-te para socorrer-nos, e resgata-nos por amor da tua benignidade." (Salmos 44:26)
  
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 51:6) - O Senhor deseja que a verdade esteja no nosso íntimo!!! Em outras palavras, isso significa que é necessário parar de mentir para nós mesmos. Tem pessoas que enganam a si mesmas, e estão vivendo uma vida de mentiras. Quando Deus falar ao seu coração, seja uma pessoa honesta, e confesse aquilo que está lhe incomodando. A sabedoria de Deus tomará conta da sua alma, e todo tipo de perturbação, dúvida, medo, e ansiedade deixará de existir à medida que a sua intimidade com o Pai aumenta. Prepare o terreno do seu coração com sinceridade e honestidade diante de Deus, e permita que a semente da verdade seja plantada em você, e a própria palavra do Senhor vai encher sua vida de fé, amor e esperança. – “Senhor Deus, ocupa meu coração com a Sua verdade, mostra-me aquilo que eu preciso lhe confessar, não permita que eu tenha nada em oculto no meu interior. Quero ter um coração tratado, para ser uma testemunha fiel do amor do Senhor, e anunciar as maravilhas que Cristo fez por mim, para aquelas pessoas que ainda não alcançaram a salvação. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

 

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

NATAL SEM PANETONE

"Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento." (Lucas 1:14)

Com certeza você deve estar pensando que vou falar do ‘escândalo do mensalão’ do DEM ou de algum problema da vida política! Mas, pode ficar tranquilo que a encrenca é outra! Portanto, leia tudo para entender.

A indústria de ‘artigos de Natal’ como frutas secas, frutas típicas, chesters, perus, enfeites luminosos, coca-cola, e não nos esqueçamos do famoso Panetone, está satisfeita com as perspectivas deste ano, pois espera faturar 15% mais que no mesmo período do ano passado.

Só para especular, você já viu quanto custa um panetone de marca? Ou frutas secas? Ou as carnes de aves como peru, frango ou chester? Poucas pessoas podem comprar e, por não terem um destes na mesa, ficam achando o Natal ‘sem graça’.

Quando lembramos o nascimento de Jesus Cristo vemos que não houve pompa, mesas fartas, música, mas uma grande festa que os anjos celebraram! Apesar dos três reis que ali chegaram e ofereceram preciosidades como ouro, incenso e mirra, ninguém mais fez qualquer oferta para Ele.

Meu questionamento é o seguinte: Nós, filhos de Deus, não estaríamos entrando nessa onda de consumo de ‘artigos de Natal’ sem nos preocuparmos com o Cristo? Nossas festas não estão muito mais voltadas para a comunhão familiar e com amigos do que celebração do nascimento do Salvador? Estaríamos nós lembrando de que, além da troca de presentes é preciso presentear o Cristo com a nossa adoração?

O Natal tem que ter renovação de vida, alegria no Espírito Santo, adoração em Espírito e em verdade, comunhão e paz com todos os homens! É o tempo de fazer diferença para os que estão vivendo na ‘sombra da morte’, os que estão marginalizados, os que passarão a noite se embriagando para ter alguma ‘alegria’, os encarcerados, os hospitalizados, os pobres, os sem-família, etc. Precisamos celebrar este evento sem ludibriar a nossa consciência autopiedosa, sem amenizar as consequências do dia seguinte. Temos de tomar a decisão de abrirmos o coração a Deus e deixar que Ele ‘faça a festa em nós’, enquanto aguardamos o grande banquete celestial na eternidade!

FELIZ NATAL A TODOS!
"Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado." (Atos 2:25)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Efésios 2:5) - Eis o grande mistério!!! Eis a grande obra de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador!!! A salvação que Ele nos trouxe, o direito à vida eterna, vida plena e abundante, vida para quem estava morto, e agora pode ter a alegria de ter uma nova vida juntamente com Cristo. Muitas vezes esquecemos de que fomos salvos, de que a graça de Deus nos alcançou, e tudo isso porque Deus nos amou primeiro, amor incondicional, mesmo que não sejamos merecedores, mesmo assim, nosso Pai nos amou. Por isso vamos nos alegrar, vamos colocar nossos olhos para o alto, vamos deixar um pouco de lado a dureza da vida, e vamos olhar para as coisas que nos aguardam na vida eterna. - "Pai querido, obrigado pela salvação, porque eu entendo, que se não fosse através de Jesus, eu jamais teria acesso a vida eterna. Obrigado pelo seu amor, derramado sobre minha vida. Ajuda-me a entender e a lembrar a cada momento, que o dom da salvação, este que o Senhor já nos deu, é maior do que qualquer outra necessidade, e maior que qualquer outro dom. Perdoa, pelas vezes que eu tenho murmurado, quando eu olhei somente para as coisas deste mundo, e esqueci de contemplar o Seu Reino, no qual eu vou morar por toda a eternidade. Eu oro em nome de Jesus. Amém".

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O MAIOR PRESENTE DE TODOS

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Você já calculou o quanto gasta em presentes no Natal? Certamente a maioria de nós tem esta conta na cabeça e ela não é pequena.         

A verdadeira mensagem do Natal não são os presentes que damos uns aos outros. Pelo contrário, é um lembrete do presente que Deus deu a cada um de nós. É o único presente que realmente é dado de forma continuada. Por isso, quero destacar quatro coisas sobre ele.          

- Ele é surpreendente. Quando o Natal se aproxima, muitas vezes você tenta descobrir se as pessoas compraram aquele presente que você realmente queria. Talvez você já saiba o que elas adquiriram, pois não esconderam muito bem. Mas quando chega o dia de abrir o presente, você tem que fingir que está surpreso. No entanto, o tempo todo, você já sabia o que era. O Presente de Deus para nós, no entanto, foi uma completa surpresa. Não era esperado e, examinando com mais cuidado, percebe-se como é grande esse presente.    

- O presente de Deus veio até nós no mais simples dos pacotes. O que você pensaria se visse um presente em sua árvore de Natal o qual foi embrulhado em jornal e amarrado com corda? Você provavelmente diria que não é um presente. Mas pense no presente de Deus para nós. Jesus não nasceu num palácio de ouro. Ele nasceu numa estrebaria. Ele estava vestido com trapos e foi colocado numa manjedoura (cocho). No entanto, essas coisas não diminuíram a importância da história do nascimento de Jesus. Acima de tudo, ela nos ajuda a perceber o grande sacrifício que Deus fez por nós. O presente de Deus para a humanidade, o dom supremo da vida eterna através de Seu Filho, Jesus Cristo, veio no mais simples e humilde dos pacotes. Sobre a aparência de Jesus, a Bíblia nos diz: "[...] não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse" (Isaías 53:2).

- Não merecemos este presente. No Natal damos presentes para as pessoas que gostamos, para os que foram gentis conosco no ano que passou, ou para aqueles de quem já havíamos recebido algum presente. Não damos presentes para aquela pessoa que nos caluniou ou para o vizinho irritado que nunca tem uma palavra gentil a dizer. No entanto, Deus nos deu o Seu presente quando éramos Seus inimigos. Ele não nos deu esse presente porque merecíamos. Na verdade, foi exatamente o oposto. A Bíblia nos diz: "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Romanos 5:8).   

- O presente nos diz algo sobre o doador. Quando você quer dar um presente a alguém, você começa a pensar sobre isso antecipadamente. Você tenta encontrar aquilo que a pessoa precisa ou quer. Quando Deus decidiu nos dar o dom da vida eterna, isso não foi algo aleatório, um plano que começava ali. Muito antes havia uma cidade chamada Belém, um jardim chamado Éden e um planeta chamado Terra. A decisão foi tomada na eternidade. Deus iria enviar o Seu Filho, nascido de uma mulher, para resgatar os que estavam debaixo da lei. A Bíblia diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8). Que ninguém se engane sobre isso: esse presente que Deus nos deu foi a coisa mais sacrifical que Ele poderia ter oferecido.   

Assim, o Natal não trata dos presentes que você tem sob a sua árvore agora. Todas essas coisas um dia desaparecerão. Tudo o que vai ficar depois dessa vida é a alma humana, que viverá para sempre. Podemos cuidar bem do que temos aqui, mas isso tudo vai passar.

A vida é o que acontece após a morte. A vida é conhecer ao Deus que te fez e que te deu o maior presente que você poderia um dia receber.
"Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos." (João 15:13)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Lamentações 3:22-23) - Não importa o que você fez no passado, ou no dia de hoje, Deus te ama mesmo assim!!! Só Ele conhece teu coração e sabe o que você guarda ai dentro no teu íntimo. Jesus morreu no teu lugar, para perdoar o teu pecado e Ele te convida para deixar tua culpa de lado, entregue teu sentimento aos pés da cruz e receba do amor do Pai. Deus é fiel e nos dá oportunidade para recomeçar, pois a cada manhã tudo se renova. – “Amado Pai, obrigado pelo Seu amor, que é incondicional. Não importa o que fazemos ou deixamos de fazer, o Senhor sempre vai nos amar. Não importa quem somos ou quem deixamos de ser, o Senhor nos ama mesmo assim. O Senhor nos amou primeiro, enviou a Jesus, seu único filho, para dar a própria vida, como prova do Seu amor por todos nós. Afasta de mim todo sentimento de culpa, vergonha e derrota, afasta toda imagem negativa que eu tenho de mim mesmo. Não há outro acima de ti, tu és a razão do meu viver. Te amo Jesus. Amém.”

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A FONTE DA FELICIDADE

"Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Salmos 16:11)

Alguém já disse que a melhor cura para o hedonismo (busca de prazer e felicidade) é a tentativa de praticá-lo.
Se você correr atrás do prazer, acabará por chegar à mesma conclusão do Rei Salomão: -"Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descobrir as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil. Concluí que o rir é loucura e a alegria de nada vale" (Eclesiastes 2:1-2).

A Bíblia nos diz que, se o nosso maior desejo for o de agradar a nós mesmos, isso tornar-se-á a fonte de todos os nossos problemas: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam [...]" (Tiago 4:1-2).
Tudo se resume a isto: Se você viver para si mesmo e para a sua felicidade e prazer, acabará como uma pessoa miserável. É irônico observar que as pessoas que vivem para a felicidade nunca a encontram, enquanto que as pessoas que vivem para Deus é que acabam encontrando a felicidade como um subproduto. As pessoas que perseguem o prazer nunca o experimentam. Elas podem encontrar pequenos pedaços aqui e ali, mas nada duradouro. No entanto, as pessoas que vivem para Deus, experimentam um prazer constante.

O prazer não é em si uma coisa ruim (ainda que alguns cristãos pensem que sim). Penso que a vida cristã é a vida mais agradável que existe. Por quê? Porque a Bíblia, falando sobre Deus, nos ensina: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita". A verdadeira felicidade vem de Deus.
"Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal." (Provérbios 28:14)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 66:2) - A gloriosa Palavra de Deus, não deixa nenhuma dúvida. Deus estima o humilde. A sua graça é derramada no coração daquele que não se julga auto-suficiente, mais que coloca toda sua confiança no Deus Todo-Poderoso. O humilde sabe que depende inteiramente de Deus. Quando reconhecemos a nossa miserável condição de pecador, arrependendo-nos dos nossos pecados, e deixando de lado os prazeres pecaminosos deste mundo, passamos a ser estimados por Deus. - “Pai querido, peço perdão pela minha soberba, minha arrogância diante do Senhor, minha dificuldade de admitir que eu dependo inteiramente da Sua misericórdia. Quero consertar meus caminhos, quero seguir o exemplo de Jesus, testemunhar a fé através da minha humildade, ser um exemplo do Seu amor, e levar a paz e a unidade para o meu próximo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

BENDIZER

“Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” (Tiago 3:10)

Ainda que este texto esteja no contexto de um ensino sobre o uso da língua, gostaria de atentar ao aspecto de bendizer, de abençoar, de falar bem – mas em oração. Não vamos tirar do contexto, vamos apenas analisar do ponto de vista de que ao orar também falamos. Parece-me que, na maioria das vezes, oramos em voz audível, mas mesmo quando pensamos, fazendo uma oração silenciosa, sem som, usamos palavras. São palavras da mesma forma, e a boca derrama aquilo de que o coração está cheio.

Devemos desenvolver uma atitude de oração na qual gastamos tempo bendizendo, abençoando. Eu tenho praticado isso pessoalmente e tenho experimentado um tempo muito agradável com Deus. Podemos bendizer pessoas – pais, amigos, pastores, colegas, discípulos, vizinhos… Podemos bendizer a igreja. Podemos bendizer as pessoas investidas de autoridade. Podemos bendizer o emprego que temos, ou qualquer outra fonte de renda que Deus nos tenha concedido.

Mas de tudo e de todos que merecem ser alvo de nossas palavras, eu creio realmente que devemos nos dedicar intensamente a bendizer a Deus, falar bem de Seu Santo Nome, de Sua Majestade, Sua Santidade, Sua Bondade, enfim, aquilo que Ele é. Bendizer é falar bem, e no caso de Deus não é difícil encontrar atributos inspiradores para bendizer.

Se isso fosse algo fácil e natural, todos fariam, mas infelizmente está fora do foco das orações que tenho visto e ouvido. Ouvimos muita oração pedindo, pedindo e pedindo mais. Tenho total convicção de que se pedirmos menos e bendizermos mais, acabaremos recebendo mais. Crescer em oração diante de Deus implica em pedir menos e menos, adorando e bendizendo mais e mais.

É um desafio bem interessante, principalmente se começarmos bem agora, neste momento.
 
Senhor, eu reconheço Tua Santidade, Teu Amor por mim e Tua Perfeição. Entendo e reconheço que só Tu és Deus e não há outro. Bendigo Teu Nome em toda Terra.
"[...] abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis." (Romanos 12:14)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tiago 1:19) - Falar é muito simples e fácil, difícil mesmo é exercer a especial arte de ouvir. Muitos falam, e até demais!!! Não esperam que alguém termine de falar e respondem antes mesmo de ouvir a última frase. A ansiedade de muitos em falar demais e fora de hora, revela uma provável inquietude no íntimo, na alma. Portanto falar não é o problema; o que falar, como e quando é a grande questão. – “Pai querido, faço minhas as palavras do rei Davi "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios" para eu não pecar contra ti. Perdoa pelas vezes que eu deveria ter ficado em silêncio e acabei falando demais. Perdoa também pelas vezes que eu deixei de ouvir aquelas pessoas que precisavam apenas de alguém para escutá-las. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ÁGUA QUENTE PARA O CHÁ

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações.” (Tiago 1:2)

Alguma vez na vida você já esteve no fundo do poço? As coisas estavam indo razoavelmente bem, os pássaros cantavam e o sol raiava. Então, sem aviso, nuvens de tempestade começaram a aparecer e a calamidade lhe atingiu. Uma tragédia se abateu e, de repente, você estava se sentindo no fundo do poço. O que isso tudo significa?

Ou, de repente, você se encontrou num daqueles momentos em que andava com Deus, tentava fazer tudo certo para edificar sua fé cristã, quando, de uma hora pra outra, se viu atingido por uma tentação intensa? Muitas vezes isso até acontece no pior momento do mundo, como por exemplo, enquanto você orava ou estava na igreja. Então você se pergunta: porque é que isso está acontecendo comigo?

Qual é o propósito das provações e tentações na vida do cristão? Há algo que possamos fazer para afastá-las para longe de um modo rápido?

Sem dúvida alguma, nenhum de nós gosta de provações. Nenhum de nós gosta de ser tentado, mas existem algumas lições valiosas a serem aprendidas nestes momentos em que Deus permite tentações em nossas vidas. Na verdade, a Bíblia nos diz: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma" (Tiago 1:2-4). 

Você nunca ouviu alguém dizer: "os cristãos são muito parecidos com saquinhos de chá. Você não sabe o que são até colocá-los em água quente". Às vezes pensamos que estamos indo muito bem espiritualmente, quando, de repente, Deus nos coloca em um pouco de água quente. Sim, Ele nos permite passar por provações e tentações em nossas vidas; mas, apenas para que esses tempos difíceis nos ajudem a fortalecer-nos espiritualmente.
"Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo." (1 Pedro 1:6-7)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Ezequiel 14:3a) - Idolatria não é apenas o culto e adoração as imagens pagãs, qualquer coisa que colocamos acima ou no lugar de Deus, torna-se um ídolo. Muitas vezes pecamos por colocar confiança demais na segurança de um emprego, por gastar horas com alguma coisa que nos tira o tempo que poderíamos ter com Deus, por apego a coisas materiais, por ter mais amor por alguém ou a uma determinada coisa, ou a nós mesmos, mais do que o amor que deveríamos ter por Deus. – “Pai querido, perdoa pelas vezes que coloquei qualquer coisa no Seu lugar ou até mesmo acima do Senhor. Quero amar ao Senhor com todo o meu coração, toda a minha alma, com toda minha força, e com todo meu entendimento. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

domingo, 15 de dezembro de 2013

A COBIÇA DOS OLHOS

"Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo." (1 João 2:16)
 
Por que ficamos tentados em nossa mente? Porque a nossa mente é o comando central. É lá que raciocinamos e onde reside o nosso intelecto. É na mente que contemplamos, sonhamos, fantasiamos. A Bíblia nos diz: "Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas" (2 Coríntios 10:3-4).
 
Assim Eva foi tentada, através da cobiça dos olhos: “Eva, dê só uma olhada nisso. Você já viu alguma fruta como esta?” Satanás atacou a mente de Eva. A cobiça dos olhos é uma tentação mental, tentação que vem através do domínio da mente. Como o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Corinto: "O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo" (2 Coríntios 11:3). 
 
Podemos cometer pecados horríveis em nossas mentes. Podemos viajar ao passado através de nossas memórias. Podemos viajar para o futuro através da nossa imaginação. Muitas vezes, o diabo vai nos levar a pensar: ‘Você não precisa fazer isso. Apenas pense nisso. Isso é tudo. Não precisa ir mais longe que isso. Você pode lidar com isso’. 
 
Mas depois de um tempo, só pensar já não basta. Depois de um tempo, fantasiar já não é suficiente. Queremos passar para o próximo estágio. Daí, começamos a flertar, a tocar, a saborear. Começamos a brincar com o pecado. E o que logo percebemos é que estamos presos a ele.
"Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (1 Tiago 1:14-15)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tiago 1:2-3) - O ensino deste versículo é tremendo, porque entendemos o significado das nossas provações. Provação é diferente de tentação. A provação é aquela situação onde nossa fé é provada, geralmente a provação acontece na forma de adversidades que se levantam contra nós, e a tentação é aquela situação em que somos seduzidos, e induzidos ao pecado. A tentação não leva a nada, mas a provação quando vencida, essa sim, ela produz a perseverança, promove o nosso crescimento humano e espiritual e nos aproxima mais de Deus. Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado. Então se você estiver passando, mesmo que seja por uma prova de fogo, louve ao Senhor, espere mais um pouco, mantenha-se firme e logo Deus trará o livramento para a tua vida. – “Pai querido, dá-me olhos espirituais para eu poder olhar além das circunstâncias, ensina-me a olhar com bons olhos as provações que eu tenho enfrentado, sei que elas irão promover o meu crescimento e me aproximarão do Senhor. Perdoa se eu tenho murmurado, e ajuda-me a louvar o Senhor, mesmo em meio às batalhas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sábado, 14 de dezembro de 2013

PRONTOS PARA OUVIR, TARDIOS PARA FALAR

"Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se." (Provérbios 25:28)

Numa época em que as informações se propagam de forma instantânea, recebemos as notícias tão rapidamente que não precisamos mais esperar até o telejornal da noite para saber das novidades. Não precisamos mais aguardar para comprar o jornal no dia seguinte. Podemos acessar notícias em tempo real na Internet.

Acho que isso está tornando mais difícil desacelerarmos e ouvir, especialmente a Deus. Muitos de nós somos como Marta no Evangelho de Lucas, vivendo de maneira afobada ao redor das suas próprias coisas do dia a dia, ao invés de calmamente sentar com Deus e ouvi-Lo, como Maria fez.

Mas Tiago 1:19 nos diz: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: 'Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se'". Deveríamos colocar esse versículo em algum lugar onde pudéssemos vê-lo todos os dias. Como nossas vidas seriam diferentes se seguíssemos o que diz o versículo, não é mesmo?

Tiago nos diz que devemos ser rápidos e prontos para ouvir, mas também devemos demorar para falar. Quantas vezes você já deixou escapar palavras de sua boca, que somente serviram para arrependimento depois? Jesus disse: "Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido e por suas palavras será condenado" (Mateus 12:36-37).

Deveríamos ser tardios para nos irritar. Como é fácil explodir de raiva, não? (especialmente quando estamos dirigindo). Mas Provérbios 29:11 diz: "O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se."

Como nossas vidas e nosso testemunho seriam melhores se fossemos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-nos!
"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeçar no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo." (Tiago 3:2)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia João 3:16) - Você sabia que a Bíblia não diz apenas, "Deus te ama". Não se confunda. As Escrituras nos dizem muitas vezes que Deus nos ama. Porém, não perca uma verdade importante aqui. Cada vez que as Escrituras dizem que Deus nos ama, também demonstra aquele amor. O amor de Deus é mais do que emoção e intenção. O amor de Deus é demonstrado. Deus nos amou tanto que ele não disse apenas, "Eu te amo". Deus mostrou seu amor por enviar e sacrificar seu Filho para nos dar Seu amor incomparável! Não precisamos nunca duvidar que Deus diz o que quer dizer. Ele cumpre Suas promessas com ações. – “Amoroso e Todo Poderoso Deus, obrigado por me amar. Obrigado por dizê-lo e mostrá-lo. Saiba, querido Pai, que eu também te amo! Aceite minhas palavras e ações hoje como testemunho do meu amor. Através de Jesus eu oro. Amém.”
 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

VOCÊ QUER MUDAR DE VIDA?

“Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’” (João 5:6)

Você alguma vez já desejou mudar de vida?
Talvez você tenha feito escolhas no passado, das quais se arrependa hoje. É possível também que esteja sofrendo neste exato momento, as conseqüências dessas decisões anteriores.
Há algum jeito de buscar ajuda?
Na Bíblia, lemos a história de um homem que acreditava que se um anjo agitasse a água de um tanque e ele pudesse ser o primeiro a entrar na água, ele ficaria curado. Esse homem já estava esperando há 38 anos; e, nada. Ele era incapaz de se mexer. Talvez tenha ficado paralítico num acidente, não se sabe. Mas algo tinha acontecido em sua vida e causado este problema.
 
Às vezes, ficamos doentes simplesmente por vivermos num mundo pecaminoso. Doença e morte jamais fizeram parte do plano de Deus. Se Adão e Eva não tivessem pecado, não haveria doença e nem haveria velhice. Porém, noutras vezes, ficamos doentes por causa de nossos próprios erros.
 
Imagine a pessoa que se encheu de álcool a vida inteira. Um dia, o fígado para. Será que houve ligação entre o modo de vida que escolheu e o que lhe aconteceu fisicamente? Certamente. Ou então a pessoa que se embebeda, pega o carro e se machuca num acidente? Não houve relação de "causa X efeito" entre o modo como vivia e o que lhe aconteceu? Claro que sim.
 
Imagine ainda alguém promíscuo sexualmente. Alguém que faz sexo fora do casamento freqüentemente. De repente, descobre que contraiu HIV. Não há ligação direta entre o seu modo de vida e este terrível vírus que contraiu? É claro que sim.
Há sim, ligação entre o que fazemos e o que nos acontece. Isso não quer dizer que todo mundo com cirrose, que sofreu um acidente ou que contraiu o HIV chegou a isso por haver pecado. Na verdade, às vezes são vítimas do pecado alheio, como a pessoa que é atingida pelo motorista embriagado, ou a parceira fiel que contrai AIDS do marido infiel. Porém, temos que aceitar o fato de que para cada escolha que fazemos, há conseqüências.
 
A Bíblia nos diz que há ocasiões em que Deus permite a doença - física e espiritual - para nos ensinar algo. Por exemplo: quando o apóstolo Paulo passou pela experiência do "espinho na carne", não foi por algum pecado em especial, pelo que se sabe. Mesmo assim, Deus permitiu esse sofrimento. Paulo pediu três vezes que Deus o removesse; mas a resposta de Deus foi: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). Isso sugere que Deus permite a doença para que ele possa nos mostrar algo que talvez de outro modo não enxerguemos. Às vezes, somos tão teimosos e orgulhosos que achamos que não precisamos de Deus. Então o Senhor nos chama a atenção; e, de repente, percebemos que precisamos dEle.
Da multidão de doentes e pessoas sofrendo, aguardando que o anjo agitasse a água do tanque, Jesus escolheu um homem. Ele não pregou a todos. Ele não curou a todos. Ele foi até um indivíduo e lhe fez uma pergunta pungente e, de certo modo, inesperada: "Você quer ser curado?"
 
Ora, como se pode perguntar tal coisa para alguém nessa situação? Dificilmente ele iria responder: "Não, eu gosto de ficar assim. É uma delícia. Fique assim você também."
Mas, o motivo pelo qual Jesus fez essa pergunta é porque nem todo mundo quer de fato melhorar. Nem todo mundo quer mudar de vida.
Jesus pergunta ao homem: "Você quer ser curado?" Em outras palavras: "Você quer mudar de vida, não só física, mas também espiritualmente? Você está disposto a colocar-se, do jeito que você é em minhas mãos? Está pronto para que eu faça por você o que você não consegue fazer por si mesmo?"
 
Enquanto acharmos que podemos dar um jeito nas coisas por conta própria, ou que vamos nos virar na vida por conta própria, não vamos chegar a lugar algum. Precisamos clamar a Deus e dizer: "Senhor, não consigo fazer isso sozinho, por isso estou te pedindo que me ajudes. Estou pedindo que me perdoes".
Se você chamar por Jesus Cristo, ele o perdoará. Se estiver disposto a afastar-se do seu pecado, romper inteiramente com o passado e começar a segui-lo, então verá acontecerem em sua vida, coisas que jamais imaginou.
 "Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes." (Gálatas 3:26-27)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (leia 1 João 4:18) - Existem vários tipos de medo. Alguns são legítimos. Outros são imaginários. Ainda outros são irracionais. Felizmente, como cristãos, não precisamos ter medo do evento crucial nas nossas vidas - julgamento. O amor de Deus nos salva, nos dá poder, nos abençoa, opera em nós, e toca outros através de nós. Acima de tudo, tendo experimentado este amor, nós podemos lançar fora o medo dos nossos corações porque nós sabemos onde estamos em relação a Deus. Ele é nosso Pai amoroso, que anseia nos levar para casa. - “Santo, majestoso, e tremendo Deus, o Senhor é poderoso! A sua santidade é incomparável. Seus atos para conosco são justos e corretos. Acima de tudo, querido Pai, eu lhe agradeço porque o Senhor não me trata segundo os meus pecados merecem. Ó Senhor, o Senhor me trata com graça, abençoando-me com redenção e transformação. Seu amor me dá confiança para viver para o Senhor e para aguardar o dia em que estarei diante do Senhor. Até aquele dia, eu lhe ofereço minha gratidão e louvor. No santo nome de Jesus eu oro. Amém.”