domingo, 25 de novembro de 2012

O PREÇO DO ADULTÉRIO ESPIRITUAL

“O meu Deus os rejeitará, porque não o ouvem; e andaram errantes entre as nações”. (Oseias 9:17)

Durante 60 anos, Oseias profetizou contra o reino do Norte, que era composto por 10 das 12 tribos e chamado pelo nome de Israel, ou Samaria, sua capital, ou ainda Efraim, a tribo principal. A nação estava no ápice da prosperidade, a qual foi alcançada nos dias de Jeroboão II; porém, recebeu uma dura profecia proferida pelo profeta conforme o Senhor lhe ordenara. Por não ouvir a voz de Deus, aquele povo amargaria um destino infeliz. Então, nos dias do rei Oseias, xará do profeta, as dez tribos foram levadas para o cativeiro na Assíria.
O recado desse homem de Deus é uma mensagem para todo aquele que, por causa de algum sucesso, tem-se apartado do Senhor, desrespeitando Sua Palavra. A prosperidade, o êxito em qualquer área, sem o respeito ao Altíssimo, é um laço. Sem a graça divina, o coração do homem não suporta a tentação. Só mesmo os que servem a Deus verdadeiramente têm condições de se esquivar do pecado e não cair em transgressão. Para isso, Jesus nos ensinou a sempre nos firmar no que está escrito.

Oseias dizia a Israel que não se exultasse na sua prosperidade, pois esse não era sinal de que o povo estava bem espiritualmente. Que isso fique como lição para todos os que conseguem realizar-se na vida! Na verdade, o que mostra que estamos bem diante de Deus é o nosso temor à Sua Palavra. Quando deixamos de ler a Bíblia, de pautar a vida pelo que diz o Senhor, caminhamos para o adultério espiritual e o consequente cativeiro.
Ainda que suas riquezas aumentem, não ponha nelas o seu coração. Se você tem obtido sucesso, busque mais o Senhor, pois, após uma vitória, pode vir uma derrota. Não saia dos limites da Palavra. Fuja da cobiça, respeite todos os mandamentos, seja firme no que o Senhor fala nas Escrituras. Aceitar a glória do homem, agir pelo que diz o coração ou considerar-se melhor do que outrem é prostituir-se. Quem amar a praga da prostituição sairá da graça divina.

Devido ao seu erro, o povo não mais serviria ao Todo-Poderoso. O louvor que seria dedicado a Deus não seria aceito, a inspiração que o povo tivesse seria dele e para ele; além disso, não entraria na Casa do Senhor, e quem comesse do seu pão seria imundo (Os 9:4). Mesmo tendo insistido por décadas para que Efraim voltasse para seu Deus, Oseias não obteve sucesso. Então, como profetizou, os dias de castigo haviam chegado – dias da retribuição da sua loucura (Os 9:7). Por que eles não acordaram?
Não há como entender o porquê de muita gente estar se afastando de Deus. Por que as pessoas se deixam influenciar pela tentação, embora saibam que a Palavra adverte que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23)? Se você tem sido influenciado por alguma tentação, livre-se dela agora, entrando na presença de Deus e confessando seus pecados. É melhor perder tudo do que a sua salvação. Corra, fuja, antes que os “assírios” o levem para o cativeiro.

"O SENHOR resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam, nenhum será condenado" (Salmo 34:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário