quarta-feira, 5 de março de 2014

ADULTÉRIO


"Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza." (1 Timóteo 5:1,2)

Entra ano e sai ano, mas tudo se repete. Todos os dias ficamos sabendo de mais um caso de um homem que se deixou levar pelos encantos de uma moça mais jovem e caiu em adultério. Família arrasada, casamento arruinado, a moça mal-falada, enfim, desgraça.

Sejamos o que for no nosso meio, é necessário que se tenha um pouco mais do que carisma, boa presença, educação. É preciso ética exemplar, bom senso em doses de elefante, paciência de Jó e um caminhão enorme de sabedoria. Este texto nos ajuda um pouco.

Os homens idosos devem ser tratados com o respeito que se trataria o próprio pai. Eu vejo tanto velhinho ser maltratado, assim como vejo tanto pai ser desrespeitado. É triste, mas é verdade. Um dos valores foi corrompido (o dos pais) e por tabela todos os mais velhos acabam sendo penalizados por esta falha contumaz de caráter.

Os moços devem ser tratados como irmãos. Não brigando por causa da bagunça das meias, mas com amor. As mulheres idosas como a melhor mãe do mundo, que mesmo cheia de defeitos é amada e amorosa.

O problema geralmente é com as moças. Aquele pedacinho que fala de pureza me parece que está com letras muito pequenas em algumas Bíblias, infelizmente. É bem verdade que só se consegue um adultério a dois, do contrário seria estupro. Mas meus queridos homens, meus irmãos em Cristo Jesus, aqui vai uma palavra: um olho no peixe e outro no gato. Não custa ser prudente, redobrar os cuidados. Não recomendo a frieza nem a distância, mas recomendo reiteradamente o cuidado.

Às moças dou uma palavra de homem já calejado pela vida: não provoque, não se exponha, não facilite - resista. Carne e osso é dureza. Deus sempre recompensa a persistência, a pureza e a integridade. É questão de santidade e deve ser tratado com muita seriedade.

Pai, em nome de Jesus que meu proceder seja de total pureza para que eu não Te envergonhe.
"Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração já adulterou com ela." (Mateus 5:28)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Mateus 9:11-13) - Nestas palavras de Jesus está a chave para entender o Evangelho: Quero Misericórdia, e não sacrifício. O que Jesus mostra para nós é que Deus é misericordioso com as pessoas. Ninguém escapa ao amor do Pai: o pobre, o rico, o branco, o negro, o divorciado, o casado, o evangélico, o católico. O que importa, é que todos nós somos chamados ao conhecimento de Deus. Mateus entendeu o chamado e mudou de vida. A presença de Jesus em sua vida o resgatou do poder do pecado, deu-lhe a possibilidade de uma vida nova e ele não deixou passar a oportunidade, seguiu Jesus para o resto de sua vida. – “Senhor Deus, ensina-me que a Sua misericórdia e a Sua graça são suficientes em minha vida. Pois eu creio que o sangue de Jesus derramado na cruz me purifica de todo pecado, eu entendo que Ele levou sobre si nossas dores e nossas enfermidades, e trouxe vida e paz ao meu coração. Agradeço-lhe, pois os meus pecados já estão perdoados, e não é por sacrifícios que eu tenho que alcançar a salvação, mas é pela Sua misericórdia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário