segunda-feira, 31 de março de 2014

MURMURAÇÃO

“[...] dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo os igualaste a nós que suportamos a fadiga e o calor do dia.” (Mateus 20:12)

Notável a capacidade do ser humano de ser negativo e reagir negativamente. A murmuração é o oposto da gratidão e, portanto, quando se refere a Deus, é o oposto do louvor. Perceba que os trabalhadores neste texto não procuraram aquele patrão para perguntar por que ele agira daquela forma, mas para reclamar.

Assim temos agido muitas vezes e nos obrigamos, assim como estes trabalhadores, a ouvir uma resposta desagradável, que pode ser lida nos versos seguintes. Triste, mas verdadeiro. Ao Senhor cabe recompensar cada um como julgar justo, pois sua justiça excede nossa compreensão.

O que mais me chama a atenção é que o problema sempre está conosco. Nós suportamos o calor do dia todo, disseram eles. O problema é comigo, em outras palavras. Eu mereço mais, em outras palavras. Se pensarmos na nossa sociedade atual, a desigualdade de rendimentos entre duas pessoas que trabalham a mesma quantidade de horas por dia é muito maior que essa. Convivemos com isso neste capitalismo maluco sem perceber. Mas quando nosso orgulho é tocado à história muda. Queremos reconhecimento por tudo que fizemos, ainda que nem sempre reconheçamos os esforços de outros que nos rodeiam. Falamos mais do que ouvimos, respondemos mais do que perguntamos. Nos dispomos muito menos a buscar o patrão para conversar do que para sugerir ou ajudar. Continuamos com a mesma atitude, séculos mais tarde.

É claro que nem todos se enquadram e há aqueles que têm sim boa atitude, mas o alerta vale para todos nós, pois em algum momento agimos assim, isso não é bom. Estes trabalhadores reclamões provavelmente nunca mais serão contratados por este patrão.

Nosso desafio é acreditar convictamente que o fato de não entendermos alguma coisa não faz com que ela esteja necessariamente errada.

Senhor ajuda-me a viver uma vida de posicionamentos claros, sem murmuração. Faz de mim alguém que contribui e não critica.
“Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Dize-lhes: Por minha vida, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.” (Números 14:27,28)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Efésios 1:4) - Amados, o Senhor Deus nos colocou neste mundo, não foi por acaso. Ele tem um plano para cada um de nós. Sua vontade é que todos o conheçam e alcancem a Salvação. E uma vez salvos, que sejamos membros do corpo de Cristo, cada um desempenhando seu papel de acordo com os talentos que o Senhor deu a cada um de nós. Para que assim se cumpra a missão da igreja, que é adorar e servir ao Senhor, levando a Sua palavra para aqueles que ainda não o conhecem. – “Pai querido, usa-me conforme tua vontade, me ajuda a desempenhar meu papel dentro do corpo de Cristo. Perdoa por muitas vezes ser negligente, deixando de praticar a obra do Senhor. Ensina-me a ser santo, separado para o Senhor, vivendo o amor do Senhor para que eu seja irrepreensível diante do Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 27 de março de 2014

CONTE SUAS BÊNÇÃOS

“Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.” (Salmos 13:6)

Há muitos anos atrás, uma senhora idosa deu, a uma jovem noiva, a seguinte receita para lavar roupas:

1) Construa no fundo do quintal, um local onde possa colocar lenha que será queimada para aquecer a chaleira com água de chuva. 2) Coloque alguns tubos para desviar a fumaça dos olhos quando estiver ventando. 3) Corte toda uma barra de sabão em fatias e coloque-as em água fervente para derreter. 4) Separe toda a roupa. Faça uma pilha de roupas brancas, uma de roupas coloridas e uma de trapos para o trabalho. 5) Para fazer goma, mexa farinha em água fria para desfazer as bolotas e depois dilua em água fervente. 6) Esfregue bem as roupas brancas. Depois lave as coloridas. Engome as que julgar necessário. 7) Tire a roupa da tina com o cabo da vassoura. 8) Pendure os trapos na cerca. 9) Estenda as toalhas de chá sobre a grama. 10) Jogue a água fria no quintal. 11) Use a água de sabão quente para lavar a varanda. 12) Coloque as tinas de cabeça para baixo. 13) Vá trocar de roupa. Coloque um vestido limpo e penteie bem os cabelos. Prepare uma xícara de chá, sente-se e conte suas bênçãos.

Pendure essa receita bem acima de sua máquina de lavar roupas automática. E quando estiver se sentindo aflita e angustiada pelas situações difíceis, leia-a novamente.

Será que a situação difícil de que tanto reclamamos não é infinitamente melhor do que outras que já experimentamos? Não estaríamos nos queixando de um fato que para muitos, que têm menor sorte, seria uma bênção e não um motivo de reclamações? Paremos um pouco e reflitamos se, na verdade, deveríamos estar louvando e não murmurando!

Jogue fora seu mau-humor, sorria e glorifique a Deus pelas bênçãos incontáveis que tem recebido!
“Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para comigo.” (Salmos 116:7)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 João 4:3) - O discernimento é fundamental na vida cristã, este texto nos ensina a identificar qual o tipo de espírito que pode estar influenciando uma pessoa. Na maioria das situações em que devemos tomar decisões, precisamos do discernimento de Deus. Para isso basta pedir Sabedoria a Deus e até mesmo revelação e certamente o Senhor não nos deixará confusos. – “Pai querido perdoa pelas muitas vezes que não tive discernimento, e tomei decisões erradas por não ter consultado ao Senhor. Ajuda-me a discernir e fazer as escolhas certas para que cada dia eu esteja mais no centro da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quarta-feira, 26 de março de 2014

BÊNÇÃO

"O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz." (Números 6:24-26)


Abençoar é um hábito que deveríamos desenvolver com mais intensidade no nosso meio. Muitas vezes falamos um "Deus te abençoe" tão friozinho, indiferente e às vezes até como quem diz que não pode fazer mais nada. Mas todos nós podemos fazer um pouco mais quando se trata de abençoar, ainda que com palavras.

Abençoar tem um sentido mais amplo, mas o ato de proferir palavras que tragam benefício é algo que precisa ser mais praticado. Quando terminamos nossas reuniões coletivas, chamadas de culto pela maioria (outros usam outros nomes), podemos e devemos investir um pouco do nosso tempo abençoando as pessoas que estão ao nosso redor. Lembro-me de certo dia quando depois de pregar na igreja, o pastor proibiu que qualquer um que fosse membro daquela igreja fosse para casa antes de abraçar mais 3 pessoas que não tivesse abraçado e orasse com pelo menos uma delas. Foi interessante o olhar de espanto e o movimento.

Mas o fato é que o Senhor Deus está disposto a agir no meio do seu povo e se de fato desejarmos isso não é de admirar que algo aconteça. Note que quem de fato tem poder para fazer acontecer é o Pai, por isso a bênção aponta para Ele:

. Ele te abençoe, Ele fale bem de ti.
. Ele te guarde, Ele te proteja.
. Ele faça Seu rosto resplandecer, olhe para ti.
. Ele tenha misericórdia, Ele te ajude nas necessidades.
. Ele te dê a paz.

Vamos desenvolver mais este hábito. Vamos embora com menos pressa quando encontrarmos pessoas que compartilham da nossa fé, dispondo-nos a dizer palavras que expressem nosso desejo de que Deus faça algo de bom por elas.

Eu me nego a acreditar que nada vá acontecer. Tenho visto acontecer, tenho sido abençoado.

Pai, quero bendizer meus irmãos para  que o Senhor aja na vida deles, não porque o Senhor precise disso, mas porque posso participar do mover do Senhor.
"Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo a tua bênção." (Salmos 3:8)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Jeremias 6:16) - A tentação é uma escolha entre o velho caminho (a vontade de Deus para nós) e um novo caminho fornecido por Satanás. Tantas vezes o caminho de Satanás é apresentado para nós como um atalho à felicidade, prosperidade e realizações. No entanto, este caminho nos leva para longe de Deus e as bênçãos que ele anseia nos dar. Não sejamos como o povo de Deus nos dias de Jeremias, que recusou o caminho de Deus e disse: “Não vamos andar nesse caminho”. O resultado da escolha deles foi a sua própria destruição. – “Ó querido Pai, Todo Poderoso Deus, perdoe-me por desviar do seu caminho e buscar um caminho que parece ser mais fácil e que vai me levar à felicidade mais rapidamente. Através do seu Espírito Santo, ajude-me a ver além das fachadas das tentações de Satanás, para enxergar seus resultados amargos. Sei que o Seu caminho é o caminho de alegria, paz e descanso. Por favor, dê-me a coragem de andar nele confiantemente. No nome de Jesus eu oro. Amém.”


terça-feira, 18 de março de 2014

INGRATIDÃO

"[...] tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram." (Romanos 1:21)

Um homem que estava consertando uma telha solta no telhado perdeu o apoio dos pés e começou a escorregar. Estando a uma altura de três andares, apavorou-se com a idéia de morrer na queda. Começou a gritar: "Deus, me ajude! Estou caindo! Deus faça alguma coisa!"

Quando ele estava chegando à beira do telhado, um dos passadores do cinto enroscou-se num prego e deteve o escorregão, a tempo o bastante de o homem recuperar o apoio. Então ele gritou: "Deus, já está tudo bem! Um prego me segurou!"

Às vezes somos assim. Clamamos por Deus, Ele atende as nossas orações e então dizemos: "Tá tudo bem, Deus... já deu tudo certo". Mas já paramos para pensar que Deus pode ter agido por meio de certas circunstâncias para vir em nosso socorro?

A questão é: precisamos zelar tanto pelo agradecimento a Deus por aquilo que Ele fez, quanto pelos pedidos que Lhe fazemos quando estamos em necessidade.

Ouvi falar de um pastor que tinha por ministério visitas a pacientes em hospitais e que mantinha uma lista de cerca de 2000 pacientes que havia visitado e que pareciam estar morrendo, mas que mostravam sinais de arrependimento. Dentre aqueles que recuperaram a saúde, ele encontrou somente dois que apresentaram uma mudança perceptível em suas vidas espirituais depois da recuperação. Noutras palavras: enquanto pensavam que iam morrer, aquelas pessoas se arrependeram; mas, depois que se recuperaram, esqueceram de Deus.

O que você acha de uma pessoa que vivesse lhe pedindo coisas ou favores, mas que jamais lhe fizesse qualquer tipo de agradecimento? Às vezes somos assim com Deus, não é mesmo? Vamos, pois, lembrar mais de agradecer-Lhe.
"Entrai por suas portas com ações de graça, e nos seus átrios com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." (Salmos 100:4)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tiago 4:7) - Devemos nos sujeitar a Deus e andar em conformidade com a Sua palavra, vivendo o evangelho com obediência, santidade e novidade de vida. Através da oração e jejum, alimento sólido e fruto do Espírito, poderemos resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, e enfrentar os dardos inflamados do diabo. Quando nos sujeitamos a Deus somos revestidos de poder, unção e autoridade, e então resistimos ao diabo, ladrão, pai da mentira, acusador e príncipe das trevas, e ele sem ter como nos vencer é obrigado a fugir. Aleluia. – “Deus eu resisto a toda obra do diabo, em nome de Jesus, declaro que minha vida é santa, separada, e entregue ao Senhor. Meu desejo é que se cumpra Sua vontade e Seu propósito em minha vida. Cancelo toda armadilha do inimigo, em nome de Jesus, declaro visão espiritual aberta para que eu seja vigilante e não me deixe levar pelas artimanhas do diabo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

segunda-feira, 17 de março de 2014

A LIÇÃO DE MARIA

"No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria." (Lucas 1:26-27)

Para nós é muito difícil entender 2000 anos depois, a importância da aparição do anjo Gabriel à Maria em Nazaré. Afinal, ele poderia ter encontrado a futura mãe do Messias em Roma, a capital da maior potência do mundo na época. Ele poderia tê-la encontrado em Atenas, o centro cultural do mundo, ou em Jerusalém, o centro espiritual do mundo. Mas Deus escolheu Nazaré, uma cidade obscura, extremamente perversa e famosa por seus pecados. Ao ouvir que Jesus era de lá, Natanael disse: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?" (João 1:46).

O que é surpreendente sobre Maria é que ela viveu uma vida de acordo com a vontade de Deus num lugar sem Deus. E fez isso sendo uma adolescente muito jovem. Estudiosos acreditam que ela tinha entre 12 e 14 anos quando recebeu a notícia do anjo Gabriel.

Ali estava ela, uma ninguém, vivendo em uma cidade pequena no meio do nada, justamente o tipo de pessoa que Deus chama à Sua maneira. Ele escolheu uma garota desconhecida em uma cidade relativamente desconhecida para trazer o evento mais conhecido da história da humanidade, um evento tão significativo que dividiu a história da humanidade em antes e depois dele.

Talvez você esteja tentando viver a sua fé hoje num lugar sem Deus, no trabalho, na escola ou entre familiares descrentes. E você se pergunta se isto é possível. Sim, é.

Maria permanece como um exemplo para nós, provando que é possível viver uma vida com Deus num mundo cheio de pecado.
"Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz." (Salmos 36:9)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 2 Coríntios 9:6-8) - O conceito bíblico de plantio e colheita se refere ao princípio da multiplicação sobrenatural e divina do Reino de Deus. Quanto mais semearmos, mais vamos colher e se for bom o que semearmos colheremos coisas boas. Interessante desta passagem que Deus "pode" fazer abundar toda graça. Ele pode, mas não significa que é obrigado. Por isso devemos plantar nossas sementes na esperança da colheita, mas não devemos tornar isso a principal motivação do nosso coração e esperar que Deus obrigatoriamente nos envie a colheita, além do que vale mais nosso galardão no céu do que a colheita aqui na terra. – “Senhor Pai misericordioso, reconheço Sua grandiosidade e soberania e Sua capacidade de fazer abundar toda graça. Também reconheço Sua generosidade e vontade de satisfazer nossos desejos. Então quando eu plantar minhas sementes, sejam elas de amor, esperança, consolo, fé e piedade, ou sejam elas financeiras e materiais, que eu faça com alegria e não motivado somente pela colheita. Se eu ainda não pratico na minha vida o "semear" do Reino de Deus, me capacita para que eu experimente a graça maravilhosa da multiplicação. Amém.”

sábado, 15 de março de 2014

VOCÊ JÁ RECLAMOU HOJE?

“Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.” (João 6:43)

A nossa natureza humana nos ensina a reclamar de tudo. Já nascemos chorando, não é verdade? A nossa sociedade também tem a sua contribuição nisso tudo, afinal, olhe ao seu redor, veja se tem alguém reclamando. Provavelmente vai achar muitos. Agora veja se tem alguém agradecendo. Provavelmente vai achar poucos.

E você, já reclamou de alguma coisa hoje? Parece que a reclamação nos dá uma satisfação interior, um escape para aquilo que estamos sentindo. Se não reclamarmos de alguma coisa ou de alguém, parece que vamos explodir.

Reclamar, em tese, não é pecado. Inclusive, muitas coisas só funcionam nesse nosso mundo quando reclamamos. E nós também muitas vezes só nos movimentamos ouvindo as reclamações de outros contra nós. Se o bebê não chorasse de fome, muitos pais não iriam lembrar que têm de dar de comer a ele. Esse é o nosso mundo.


O problema é quando a reclamação venda nossos olhos para as bênçãos que Deus opera em nós e por nós diariamente. Viramos mal agradecidos que reclamam de tudo e por isso viramos também injustos. Tornamo-nos murmuradores e ingratos.  Ai sim estamos pecando.
"Pois tenho ouvido a murmuração de muitos [...]" (Salmos 31:13)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Apocalipse 5:9) - Para nós que somos discípulos de Jesus, sabemos que somente Ele é verdadeiramente digno. Digno de todo louvor e adoração. Por quê? Porque mesmo sendo Deus, perfeito e sem pecado, destitui-se da sua glória e santidade, e se tornou humano como um de nós para morrer na cruz em nosso lugar, para trazer o perdão e a salvação para as pessoas de todas as raças, línguas e culturas. Jesus é o Senhor e só Ele é digno! – “Pai, o Senhor enviou Jesus como prova do Seu amor por nós, e Ele foi levado para a cruz, torturado e sacrificado, para me livrar da morte e do pecado, e para trazer a salvação e a vida eterna. A Jesus seja mesmo toda honra e toda adoração, pois Ele, somente Ele é Digno. O Cordeiro de Deus, O Filho de Deus, nosso Rei, nosso Senhor e Salvador. Te amo Jesus, e não sei como expressar minha gratidão pelo que fizeste por mim, o mínimo que eu posso fazer é entregar minha vida a Ti, para andar nos Seus caminhos, para seguir Seus passos, andar conforme a Sua vontade. Obrigado Jesus. Amém.”

terça-feira, 11 de março de 2014

CARREGANDO A CRUZ

"Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me'." (Marcos 8:34)
 
Às vezes, dizemos: "Todos temos uma cruz para carregar. Minha cruz é o meu supervisor no trabalho", ou "Minha cruz é este problema de saúde", ou "Minha cruz é esse parente." Mas, talvez tenhamos perdido o real significado da cruz. Se você tivesse vivido no primeiro século em Jerusalém e visse alguém cercado por guardas romanos e carregando uma cruz na rua, não teria dúvida alguma sobre para onde essa pessoa estaria indo. Você saberia que ela estava prestes a ser levada para fora da cidade, colocada na cruz e crucificada.

Alguém carregando uma cruz era alguém que estava prestes a morrer. Assim, quando Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me", Seus discípulos entenderam o que Ele quis dizer. Tomar a cruz fala de morrer para nós mesmos e querer a vontade de Deus mais do que a nossa própria vontade. Isso não significa que sua vida estará arruinada quando você decidir andar com Deus.

Isso significa que agora você vai ter vida e vida em abundância como Jesus prometeu, porque você quer a vontade de Deus mais do que a sua própria vontade. Jesus disse: "Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará" (Marcos 8:35).


Você está tomando a cruz e seguindo Jesus? Levar a cruz vai afetar e influenciar todos os aspectos da sua vida. O resultado será a vida como ela foi feita para ser vivida: na perfeita vontade de Deus.
"[...] e quem não toma a sua cruz, e vem após mim não é digno de mim." (Mateus 10:38)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Lucas 6:38) - Deus estabeleceu o princípio de plantio e colheita em todos os sentidos da vida, na natureza é muito evidente, podemos ver o plantio de uma semente e o modo como ela nasce e se multiplica dando seu fruto. O mesmo princípio vale para os recursos que o Senhor nos deu para administrar e também para compartilhar. A generosidade é um dom de Deus, quando abençoamos alguém estamos praticando o amor, Deus se alegra disso e derrama sobre nós uma boa medida, sacudida, recalcada e transbordante!!! – “Pai querido, ensina-me a abençoar a vida das pessoas ao meu redor, mostra-me como devo abençoar estas pessoas, derrama sobre mim o Espírito Santo para que eu tenha o dom para compartilhar e o dom para amar. Perdoa-me pelo apego que muitas vezes eu tenho tido pelas coisas materiais, que pertencem a este mundo, e não tem significado eterno e verdadeiro. Quero a partir de hoje ser um abençoador do Senhor, um instrumento em Suas mãos, quero ser usado por Ti, para alcançar outras vidas através do Seu amor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 6 de março de 2014

ANDANDO NA LUZ DO SENHOR

“Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do SENHOR.” (Isaías 2:5)

Deus ordenou que Sua Palavra fosse registrada para que tivéssemos uma direção em todos os assuntos. Como Pai, Ele não quer que nenhum dos Seus filhos erre o caminho e, assim, sofra nas mãos dos atormentadores. Quem atende ao que lhe é mostrado na Palavra de Deus jamais tropeça. Assumir a revelação do Verbo divino nos impedirá de fazer aquilo que o inimigo nos propõe.

Uma coisa é garantida: ao povo de Deus jamais faltará a luz. Ao dar ouvidos ao que é pregado ou ao que está escrito nas Sagradas Escrituras, o crente recebe a direção certa, pois o que a Bíblia mostra é a verdade. Com ela, jamais serviremos ao maligno. O nosso Deus Se agrada quando cumprimos o que Ele nos ordena. A Escritura contém o necessário para andarmos seguros em todas as áreas da vida.

A razão por que devemos andar na luz é para não tropeçarmos. O Senhor Jesus afirmou que quem anda de dia não tropeça, pois vê a luz da vida (João 11:9); porém, os que não dão atenção ao que Deus mostra, sem dúvida, estão sempre dando tropeções em sua caminhada. Aqueles que cumprem o que lhes é mostrado pelo Verbo divino jamais se desviam do Caminho abençoado, o qual foi traçado pelo Pai.

Quem tropeça não terá desculpas no grande Dia, pois Deus é fiel em dar a iluminação que Seu povo precisa para não sair do Caminho. Sempre que der atenção ao que o Senhor lhe mostrar, você será guiado pela mão poderosa dEle. Com isso, você estará realizando o que Deus ordena. Deixar de cumprir os propósitos divinos é dar ao diabo a chance de tirar você da vereda verdadeira.

As pessoas devem vigiar para que Satanás não coloque no coração delas algo de errado, pois é dentro do coração que surgem as decisões. Vigiar a fim de não abrir a porta para o inimigo é um dever que pesa sobre todos. Quem tomar essas precauções não irritará o Senhor com atitudes condenadas por Ele. Além disso, não será considerado rebelde e ímpio, mas fiel e justo.

O Pai nos dá a luz para que O glorifiquemos com boas ações. Quem recusa a oferta divina e, por maldade, age segundo seus desejos, não terá desculpas para se livrar da condenação a ser recebida no Dia do juízo, pois este será sem misericórdia. Lá, a pessoa chegará para receber sua sentença. Veja o que você tem feito e, se descobrir que não tem andado corretamente, peça perdão e mude seu procedimento.

O demônio jamais desistirá de tentar você. Tudo o que ele deseja é oprimi-lo para que, com isso, sua vida se torne um grande erro. Assumindo o que lhe pertence em Cristo, você se tornará a pessoa que agrada ao coração do Altíssimo. Deus tem muito a dar a quem Lhe for agradável. Agradamos ao Senhor quando cumprimos Seus mandamentos.
"Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos." (Salmos 43:3)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Romanos 10:4) - Cristo é o cumprimento da Lei e também o fim da Lei. Não seremos mais julgados baseados na Lei. Cristo foi a oferta expiatória, e nos justificou de todo pecado!!! Aleluia. A graça de Deus nos alcançou, e sem merecimento nenhum hoje podemos ser chamados filhos de Deus, por isso todo aquele que crê terá vida eterna com Deus. – “Querido Jesus, não há como agradecer o que fizeste por mim lá na cruz, era eu que devia estar lá, mas o Senhor morreu no meu lugar. Confesso e reconheço o Senhor como meu Salvador, e confio minha salvação a Ti, obrigado pela sua graça, e por amor tão grande. Amém.”

quarta-feira, 5 de março de 2014

ADULTÉRIO


"Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza." (1 Timóteo 5:1,2)

Entra ano e sai ano, mas tudo se repete. Todos os dias ficamos sabendo de mais um caso de um homem que se deixou levar pelos encantos de uma moça mais jovem e caiu em adultério. Família arrasada, casamento arruinado, a moça mal-falada, enfim, desgraça.

Sejamos o que for no nosso meio, é necessário que se tenha um pouco mais do que carisma, boa presença, educação. É preciso ética exemplar, bom senso em doses de elefante, paciência de Jó e um caminhão enorme de sabedoria. Este texto nos ajuda um pouco.

Os homens idosos devem ser tratados com o respeito que se trataria o próprio pai. Eu vejo tanto velhinho ser maltratado, assim como vejo tanto pai ser desrespeitado. É triste, mas é verdade. Um dos valores foi corrompido (o dos pais) e por tabela todos os mais velhos acabam sendo penalizados por esta falha contumaz de caráter.

Os moços devem ser tratados como irmãos. Não brigando por causa da bagunça das meias, mas com amor. As mulheres idosas como a melhor mãe do mundo, que mesmo cheia de defeitos é amada e amorosa.

O problema geralmente é com as moças. Aquele pedacinho que fala de pureza me parece que está com letras muito pequenas em algumas Bíblias, infelizmente. É bem verdade que só se consegue um adultério a dois, do contrário seria estupro. Mas meus queridos homens, meus irmãos em Cristo Jesus, aqui vai uma palavra: um olho no peixe e outro no gato. Não custa ser prudente, redobrar os cuidados. Não recomendo a frieza nem a distância, mas recomendo reiteradamente o cuidado.

Às moças dou uma palavra de homem já calejado pela vida: não provoque, não se exponha, não facilite - resista. Carne e osso é dureza. Deus sempre recompensa a persistência, a pureza e a integridade. É questão de santidade e deve ser tratado com muita seriedade.

Pai, em nome de Jesus que meu proceder seja de total pureza para que eu não Te envergonhe.
"Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração já adulterou com ela." (Mateus 5:28)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Mateus 9:11-13) - Nestas palavras de Jesus está a chave para entender o Evangelho: Quero Misericórdia, e não sacrifício. O que Jesus mostra para nós é que Deus é misericordioso com as pessoas. Ninguém escapa ao amor do Pai: o pobre, o rico, o branco, o negro, o divorciado, o casado, o evangélico, o católico. O que importa, é que todos nós somos chamados ao conhecimento de Deus. Mateus entendeu o chamado e mudou de vida. A presença de Jesus em sua vida o resgatou do poder do pecado, deu-lhe a possibilidade de uma vida nova e ele não deixou passar a oportunidade, seguiu Jesus para o resto de sua vida. – “Senhor Deus, ensina-me que a Sua misericórdia e a Sua graça são suficientes em minha vida. Pois eu creio que o sangue de Jesus derramado na cruz me purifica de todo pecado, eu entendo que Ele levou sobre si nossas dores e nossas enfermidades, e trouxe vida e paz ao meu coração. Agradeço-lhe, pois os meus pecados já estão perdoados, e não é por sacrifícios que eu tenho que alcançar a salvação, mas é pela Sua misericórdia. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

segunda-feira, 3 de março de 2014

COLECIONANDO ÍDOLOS

“Quando clamares, a tua coleção de ídolos que te livre! Mas o vento a todos levará, e a vaidade os arrebatará; mas o que confia em mim possuirá a terra e herdará o meu santo monte.” (Isaías 57:13)

Os que adoram os ídolos e pedem a eles seus favores haverão de se decepcionar quando precisarem de algo. Segundo Isaías, existirá um dia em que procurarão a ajuda do Alto, e o Senhor lhes ordenará que busquem a coleção dos falsos deuses que criaram. Para Deus, é altamente repugnante o culto que alguém presta a qualquer ídolo.
           
Os ídolos nem sempre são imagens feitas de madeira, gesso ou de outro material, mas podem ser, até mesmo, pessoas usadas pelo Senhor. O perigo está em fazer de alguns pregadores o dono das respostas que precisam. Na verdade, eles são meros instrumentos do Altíssimo. Jamais dê a líderes que você respeita o louvor de alguma obra que ele tenha realizado. Adore ou agradeça somente ao Senhor.
           
As pessoas que criam seus ídolos e servem a eles serão levadas pelo vento, que sopra em qualquer lugar e vai para lugares incertos. Assim acontece com todos os que se afastam de Deus. Fique atento, pois há um exército de demônios os quais são especialistas em levar as pessoas a esse tipo de culto. Isso não é uma coisa simples, inocente e bem-intencionada, mas, sim, a capacidade do inimigo de enganar.
           
Não se deixe levar pela vaidade. Dar a alguém a glória da ajuda que recebeu é tudo o que Satanás deseja que você faça. Não é pequeno o número de pessoas que se deixa conduzir por esse engano. Às vezes, o pregador chega ao limite, pedindo uma oferta para a obra de Deus, mas pouco consegue. No entanto, se ele contar que está passando por alguma necessidade, haverá aqueles que lhe darão mais do que ofertaram ao Senhor.
           
Os idólatras, os que trocam o Altíssimo por um artifício qualquer ou por um pregador, provam que não servem a Deus. Agora, os que confiam somente no Senhor são bem-sucedidos. Estes possuirão a terra das promessas do Senhor. Veja, se você tem feito de alguém o seu ídolo, peça perdão a Deus e se livre da culpa, a qual é uma vitória do inferno em sua vida.
           
Os que chegaram a conhecer o Evangelho e aceitaram Jesus como Salvador tornaram-se bem-aventurados, pois passaram da morte para a vida (João 15:24), nasceram de novo e se fizeram cidadãos do Reino dos Céus. Eles herdarão o santo monte das profecias e as declarações que Deus fez em toda a Bíblia. Para eles, a benevolência divina estará sempre estendida.
             
Não caia no erro de trocar o Senhor da Palavra por aquele que Ele usou para entregá-la. Deixe os porta-vozes do Altíssimo serem somente Seus instrumentos.
"[...] sabemos que o ídolo de si mesmo nada é no mundo, e que não há senão um só Deus." (1 Coríntios 8:4)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 37:21) -  O ímpio contrai dividas motivado principalmente pelo orgulho e pela cobiça, e vive a amargura e vergonha das suas atitudes. Mas o justo, aquele que é servo de Deus, tem liberdade financeira, pois vive em dependência ao Senhor, sem cobiça e contente dentro da Sua vontade. Devemos cultivar uma atmosfera de gratidão e contentamento com aquilo que o Senhor tem nos dado. – “Pai querido, eterno Deus de amor, obrigado pela sua fidelidade e pelo seu sustento. Obrigado porque posso confiar todas minhas necessidades a ti, pois sei que o Senhor suprirá todas elas. Perdoa pelas vezes que faltou fé e duvidando, ou então pelo orgulho ou cobiça, acabei dando um passo precipitado e contrai algum tipo de dívida. Ajuda-me a estar com as contas em dia, para que eu possa dar um bom testemunho de servo de Deus. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

domingo, 2 de março de 2014

AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO

 

"Eu amo o Senhor, força minha." (Salmos 18:1)

O que deve caracterizar o adorador não é a sua maneira de cantar e louvar, mas, sim, o profundo amor para com Deus. O que mais me chama a atenção nas vidas de homens como Abraão, Davi, os profetas e os discípulos de Jesus, é o profundo amor que deles fluía para com Deus. No Salmos 18:1 Davi expressa: “Eu te amo, ó Senhor”. Jesus externou o seu incondicional amor ao Pai, através de um viver inteiramente voltado à obediência. O amor ao Pai enriqueceu sua vida de devoção, adoração, submissão e, principalmente, na obediência e sacrifício - “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34). Quando falo sobre o amor, falo do amor “de Deus derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado” (Romanos 5:5), amor que nos leva a uma comunhão que nada deste mundo pode quebrar.     

Paulo, em Romanos 8:35, faz uma pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou a perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”, e conclui nos versículos 38 e 39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as cousas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem as alturas, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Se esse amor está em nós, nosso coração transbordará em louvores. Entendo que esse amor do qual Paulo fala é um amor sobrenatural, que é a expressão da presença do Pai que vive em nós. É esse amor que nos compele a amá-lo acima de todas as coisas. A prescrição de Moisés ao povo sob sua liderança foi: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus” (Deuteronômio 11:1).

É pela graça que, agora, nós podemos amar a Deus através do Espírito Santo. A minha constante pergunta é: O que é amar a Deus e, quanto eu o amo? O nosso amor é provado quando passarmos por provações. Por exemplo: Quando não estamos bem financeiramente, isto interfere no nosso amor? Interferindo, então, precisamos rever os fundamentos nos quais edificamos o amor que dedicamos a nosso Pai Celestial.

Adoração é uma resposta dada ao constante amor de Deus por nós. Esse amor deve ser incondicional, tal como foi o amor de Abraão para com Deus, dispondo-se entregar, em um sacrifício, o seu próprio filho. Foi, assim, da mesma forma e com a mesma intensidade de amor para conosco, que Deus deu ao seu próprio Filho para nos substituir no holocausto da cruz.
“A ti, Força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.” (Salmos 59:17)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Mateus 7:7-8) - No sermão do monte Jesus pregava para a multidão, e neste momento da mensagem, Suas palavras são de esperança, demonstrando como Ele é fiel para àqueles que o seguem!!! Repare neste versículo, para todas as nossas atitudes, Jesus afirma que há uma resposta positiva nos aguardando!!! Então se eu tenho fé, uma vida de intimidade com Deus, uma vida de renúncia e fidelidade ao Senhor, Ele irá me honrar!!! Através da oração pedimos e com fé recebemos!!! A resposta vem de Deus!!! Se estiver difícil, clame, chore, derrame-se no altar do Senhor, insista, persista, pois todo aquele que pede, recebe!!! Deus cumpre Suas promessas, os que buscam, encontram!!! Deus tem prazer em nos abençoar. – “Pai de amor, e bondoso Deus, só mesmo Jesus para trazer à nos palavras como estas, que nos renovam a esperança, que nos faz perseverar, seguir adiante, levantar nossa cabeça, e fixar os olhos na vitória, na resposta que vem do Senhor. Às vezes buscamos em muitos lugares, usamos nossas forças para fazer as coisas do nosso jeito, e não encontramos nada. Mas obrigado porque todas as vezes que buscamos em Ti, e entregamos tudo ao Senhor, podemos descansar e esperar até que a porta seja aberta. E a porta que o Senhor abre ninguém pode fechar. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sábado, 1 de março de 2014

TOME A DECISÃO SÁBIA!

“Une-te, pois, a Deus, e tem paz, e, assim, te sobrevirá o bem.” (Jó 22:21)

Não existe neutralidade no mundo espiritual. Os que pensam estar sozinhos, na verdade, estão debaixo da autoridade do inimigo. A rebeldia ao governo de Deus é uma das piores atitudes que podemos ter diante dEle. Somos criaturas do Senhor, o qual nos dotou de inteligência e outras virtudes; mas, com a queda de Adão, o homem perdeu tudo isso. Se estivermos distantes do Criador, o maligno transtornará a nossa vida em todos os sentidos.
           
A única coisa que falta para o ser humano ser feliz e realizado é unir-se ao Senhor. Isso se dá pela fé que chega ao coração do homem pela Palavra de Deus. Qualquer pessoa que entra em contato com o Evangelho – seja pela leitura bíblica, pregação da Palavra, seja pelo testemunho de alguém – sabe que a mensagem é divina, e é disso que precisa para se realizar na vida.
           
Os que recebem Jesus como Senhor e Salvador passam da morte para a vida, e, desse modo, o inferno perde o poder de oprimi-los. Ao nascerem de novo, as coisas velhas passam e tudo se faz novo para eles (2 Coríntios 5:17). Então, entram no mundo espiritual, onde até os seus desejos são supridos. As religiões têm feito um mal muito grande para muitas pessoas, pois as levam ao engano com rituais e muitas crendices.
           
O que mais impressiona a pessoa que se uniu a Deus é o sentimento de que ela, agora, é nova criatura. Aquela consciência que a acusava, o vazio que existia em seu coração, o qual não era suprido por nada, nem mesmo pela riqueza e pela fama, tudo isso desaparece. O nascido de novo ganha um ânimo que jamais possuiu, passa a ver as coisas com outros olhos e, em pouco tempo, tem a prova de que, para ele, tudo se fez novo.
           
A paz é um dom concedido pelo Senhor a todo aquele que Ele recebe por filho. Com ela, a pessoa já não anda desesperada à procura de riqueza e felicidade. Tudo chega às suas mãos, desde que ela dê à Palavra de Deus o senhorio em suas decisões. Sem dúvida, a melhor coisa deste mundo é estar em paz com os Céus.
           
Tendo paz com Deus, o mal para de acontecer em sua vida, e você passa a prosperar, ser bem-sucedido e guardado pelo poder divino. Sem estar unido ao Senhor, tudo fica difícil e pesado. Até mesmo a alegria, que deveria ser algo natural, na maioria dos casos, é forçada. A vida de quem se encontra separado do Pai é uma sucessão de sofrimentos. Não dá para entender como muitos se recusam a ser filhos de Deus.
           
Aqueles que nascem na família celestial recebem a natureza divina, são cheios do Espírito Santo, e, se agirem em Nome de Jesus, o mesmo poder que atuava em Cristo agirá em seu favor. Essas pessoas são sempre positivas, alegres. O melhor de tudo é que elas sabem que, quando os seus dias terminarem na Terra, entrarão pelos portões da Glória, de onde nunca mais sairão.

           
E você, já se uniu ao Senhor? Não espere muito para fazer isso. Lembre-se de que, amanhã, poderá ser tarde demais. Volte para Jesus hoje, pois este é o dia aceitável (2 Coríntios 6:2)! Tome a decisão sábia!
"Quando estiveres em angústia, e todas estas cousas te sobrevierem nos últimos dias, e te voltares para o SENHOR teu Deus, e lhe atenderes a voz, então o SENHOR teu Deus não te desamparará, porquanto é Deus misericordioso, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais." (Deuteronômio 4:30-31)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 João 2:15-16) - Por causa da sua oposição, o mundo se entrega àquilo que é contrário à vontade de Deus; ganância, ambição, egoísmo, sensualidade, engano, mentiras e maldade. Este é um mundo que está corrupto e poluído. Ouvimos muito hoje sobre poluição do ar, da água, mas ninguém parece se preocupar com a poluição das mentes e com o espírito do homem que está obscurecido por todas essas coisas. – “Pai querido, perdoa as vezes que coloquei amor nas coisas deste mundo. Ensina-me a dar prioridade para as obras do Seu Reino. Ensina-me a andar exatamente segundo a Sua vontade, exatamente no caminho que o Senhor planejou para mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”