sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AFINAL, ALGUÉM JÁ VIU DEUS?

“Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.” (Gênesis 32:30)

Essa é uma questão que confunde muitas pessoas. É preciso um exame cuidadoso de alguns textos bíblicos para chegarmos a uma conclusão correta. A primeira coisa que salta aos olhos é uma aparente contradição em alguns textos bíblicos. Observe, por exemplo, o que Jacó declara sobre seu encontro com Deus, no versículo em estudo: “Vi a Deus face a face”.  Já em outro texto vemos Deus dizendo a Moisés, quando este queria ver a Sua face: “E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33:20). Como vimos nos textos acima, aparentemente temos uma contradição, já que Jacó diz que viu a Deus e Deus diz a Moisés que ninguém pode vê-Lo e viver. Como explicar isso?

Bom, em primeiro lugar a Bíblia deixa claro que Deus não pode ser visto. Não sabemos exatamente todas as respostas e os porquês disso, mas Ele não pode ser visto. Em Êxodo 33:20 Deus diz que homem nenhum verá a sua face e viverá. Já o apóstolo João declara que “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1:18). Essa é uma realidade no Antigo Testamento e repetida no Novo Testamento.

Mas sabendo disso fica a pergunta: O que alguns personagens da Bíblia viram se Deus não pode ser visto? Por que eles declararam que viram a Deus? Eles teriam se enganado?

A teologia explica essas questões através da palavra “teofania”. A teofania é uma manifestação visível de Deus. Era quando Deus se manifestava através de algo a alguém. Quando alguém via uma teofania normalmente via algo grandioso, fora dos padrões normais. Porém, essa manifestação não era a própria face (“imagem”) de Deus como se Ele estivesse sendo visto face a face. Observe algumas teofanias (manifestações visíveis de Deus) presentes na Bíblia:

Deus manifestando-se através de uma nuvem, relâmpagos e trovões, barulho de trombeta, trazendo uma mensagem direta ao povo (Êxodo 19:9-25);

Deus manifestando-se em sonhos (Gênesis 28:12-17);

Deus manifestando-se em uma visão (Isaías 6:1-13);

Deus manifestando-se por um anjo (Êxodo 3:2 - 4:17).
 
Os textos acima deixam claro que os personagens bíblicos viram manifestações visíveis e muito fortes de Deus e não a própria face dEle. Era muito comum eles acharem que tinham visto Deus devido a grandeza das manifestações. Observe o que Moisés e o povo disseram quando viram as manifestações nos relâmpagos e trovões, quando Deus lhes falou os dez mandamentos: “Face a face falou o SENHOR conosco, no monte, do meio do fogo…” (Deuteronômio 5:4). Observe que eles viram uma manifestação de Deus no meio do fogo, mas disseram que Deus lhes falou face a face. Não se trata de um engano ou de um erro. O próprio Deus realmente estava ali naquelas manifestações, porém, não a sua “imagem”, que, segundo os textos bíblicos, não pode ser vista.
"Para onde me ausentarei do teu Espírito? para onde fugirei da tua face?" (Salmos 139:7)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Provérbios 15:13,15) - Já ouviu alguém dizer que tem a sensação que existe um vazio dentro de si mesmo? Pois é, esse vazio existe e é exatamente do tamanho do amor de Jesus. Quando convidamos Jesus para fazer parte de nossa vida não há mais vazio dentro de nós e passamos a ser cheios da alegria que só quem conhece a Jesus sabe explicar. O corpo reage e o semblante se torna alegre. – “Senhor Deus, se há em mim algum motivo de tristeza, mostra a origem e traz revelação para que eu possa corrigir, confessar e resgatar a alegria. Que aja em mim um semblante alegre para que eu possa ser testemunha do Seu amor, para que eu possa levar a Sua luz onde ainda há trevas. Para mim Sua graça me basta, a alegria da salvação é suficiente, largo tudo para lhe seguir. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O REDENTOR FAZ TUDO

“Assim diz o SENHOR, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço todas as coisas, que estendo os céus e espraio a terra por mim mesmo.” (Isaías 44:24)

Quando o Senhor fala, todos devem fechar a boca e abrir os ouvidos. Ele sabe de tudo, e, por isso, não podemos desperdiçar nenhuma de Suas orientações. Não há nada que não tenha tido origem em Deus. Um dia, porém, Ele dará fim a tudo o que existe neste planeta. No entanto, os seres humanos não deixarão de existir. Os salvos irão para o Lar de Jesus; já os perdidos serão lançados no lago que arderá para sempre (Apocalipse 21:8).
O Senhor Se declara o nosso Redentor. Ele tem direito a esse título, pois redime o homem da queda. Aqueles que Lhe derem atenção serão redimidos da escravidão maligna; já os que desprezarem o divino convite serão lançados na fornalha ardente. O triste é que, de lá, eles nunca sairão. A decisão que alguém toma o acompanhará para sempre, quer no Céu, quer no Inferno.

Não dá para entender como uma pessoa, sabendo o que a espera caso não se converta – a perdição eterna –, deixa-se levar pelas mentiras do inimigo e não aceita a oferta gratuita do Senhor para ser salva. Ao morrer, quem não tiver aceitado Jesus como o seu Salvador não terá a segunda chance. Os salvos não devem brincar com o pecado, pois a oferta do erro é uma tentativa do maligno de roubar a sua felicidade eterna.
Deus sabe tudo a seu respeito; mesmo assim, Ele o amou e estendeu a você a Sua graça. Ele o conheceu quando você ainda estava no ventre materno, e, por isso, você deve ser grato por ter sido chamado, mesmo sabendo que é fraco. O Altíssimo o escolheu para fazer brilhar em você a Sua luz e, desse modo, trazê-lo para a Verdade. Se Ele o amou como você é, também lhe dará o que for necessário para você ser uma bênção.
 
O Todo-Poderoso faz todas as coisas. Quem consegue tirar água da Rocha não conseguirá mudá-lo para você ser o que Ele tem dito a seu respeito? Se o inimigo o tem levado a fazer a vontade dele, fale sobre isso com o Senhor. O que Ele disser a seu respeito será como um decreto que nunca poderá ser revogado. Com a declaração divina sobre a sua vida, nenhuma força conseguirá impedi-lo de ser o que Deus lhe tem dito.
 
O Pai, por Si mesmo, quer cumprir tudo o que já tem falado sobre você. Portanto, procure fazer o que Ele lhe diz; assim, em pouco tempo, você se surpreenderá com o que Ele fará em seu favor e por seu intermédio. Quem crer no Senhor verá a glória dEle fazendo o que prometeu.
"[...] mas o seu Redentor é forte, o SENHOR dos Exércitos é o seu nome." (Jeremias 50:34a)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Provérbios 11:17) - Como é possível alguém fazer mal a si mesmo??? Acredito que seja pela ignorância e pela falta de discernimento. Por exemplo, um viciado que busca prazer no seu vício, mas prejudica seu próprio organismo. Há também aqueles que não sabem controlar sua língua, e causam danos a si mesmos, através de palavras mal ditas. Portanto tenhamos a bondade dentro de nós, que vem através de Cristo Jesus, e façamos bem aos outros e a nós mesmos. – “Pai querido, ajuda-me a ser bom, seguidor do exemplo de Cristo, este corpo que o Senhor me deu, que eu seja zeloso para com ele. E a minha história, minha vida, que está sendo escrita por mim, que haja testemunho cristão, exemplos de bondade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PALAVRAS QUE AGRIDEM

“As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?” (Malaquias 3:13)

As Escrituras nos ensinam muito a respeito da sensibilidade do nosso Deus; uma delas é que Ele é sentimental. Jesus afirmou que quem O visse também estaria vendo Deus (João 12:45). Cristo chorou, teve fome, sede e Se emocionou com o que Lhe disseram ou fizeram. Verifique o tipo de palavra que você tem pronunciado ao Senhor e, ao sentir que ela tem sido agressiva, peça-Lhe perdão. Ele Se sente agredido quando você fala diferente do que Ele lhe diz.
Ao aprendermos pelas Escrituras algo a respeito de Deus, devemos logo colocar em nosso coração que Ele deseja que sejamos de determinada maneira. Não há nada que Ele tenha ou seja que não possamos ter ou ser. Com o pecado cometido por Adão, perdemos muito, mas, com a obra de Jesus em nosso lugar, podemos assumir o que originalmente éramos: criados à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26). Não há nada que nos separe do amor de Deus.

A Palavra nos mostra que o nosso Pai tem sentimentos. Ele disse, por intermédio de Malaquias, que o povo de Israel havia falado palavras duras para Ele, as quais O agrediram. Ele Se entristeceu com aquelas pessoas que não souberam dizer coisas lindas a Seu respeito, as quais fariam delas vencedoras sobre o mal. Se o fizessem, Ele ficaria alegre com aqueles descendentes de Abraão. Como têm sido as suas orações?
Jesus nos mostrou como o Pai era ao chorar diante da realidade da morte de Lázaro (João 11:35). Porém, Ele não ficou parado lamentando, mas fez o que era devido. Ele espera o mesmo de nós. Por isso, se você O tem magoado com suas reclamações, se tem falado palavras que ferem o coração dEle, está na hora de mudar o modo de agir. O Altíssimo espera que aprendamos com Davi e tantos outros que Ele usou para compor lindos Salmos.
 
Ao descobrir que você não tem agradado ao Senhor nas suas declarações, mude imediatamente. A verdade é que, sem a luz da Verdade – a revelação do que está escrito –, a pessoa não consegue falar de modo correto. É pelo Verbo vivo que aprendemos a falar de modo certo. Nunca pare de aprender como fazer a sua confissão; assim, ao se transformar pela renovação do seu entendimento (Romanos 12:2), fará com que sempre haja festa nos Céus.
Não agrida mais o Senhor por falar diferente do que Ele ensina. Ele não é um ser igual a nós, mas o Todo-Poderoso Deus, o qual deseja que Seus filhos aprendam o caminho da vitória; desse modo, Ele levará cada um a ter prazer sobre prazer.
"Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios o devoram." (Eclesiastes 10:12)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia João 6:68) - Pedro sabia que Jesus era o único caminho e que Ele tinha o poder e a capacidade para salvar as nossas vidas e por isso ele escolheu ficar com Jesus e ser submisso a Ele. É preciso que, tenhamos essa mesma consciência de que não existe em nenhum lugar do mundo outro nome no qual possamos ser salvos, senão no nome e poder de Jesus. Sua palavra tem autoridade, é verdadeira e nos conduz a vida eterna. - “Senhor Deus, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, Sua palavra é fiel e verdadeira, e nos leva a vida eterna!!! Não permita que eu venha me desviar, nem me perder, pois não há para onde ir, os outros caminhos levam a perdição, mas o caminho do Senhor nos leva a vitória. Obrigado Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SER HUMILDE É O SEGREDO

“Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’.” (Tiago 4:6 - NVI)

A marca que identifica um coração humilde é que ele se submete ao Senhor. O cristão presunçoso acredita que há coisas que podem ser resolvidas sem a ajuda divina. Nesse caso, ele se iguala aos perdidos, os quais não aprenderam a buscar no Criador a força e a direção para solucionar seus problemas. Quem, de fato, é humilde dá ao Senhor a primazia sobre a sua vida e, em todas as situações, busca dos Céus o sinal verde para avançar e agir.
Os humildes são conhecidos por dar a Deus a glória que Lhe é devida. Eles não se deixam levar pelo sentimento de que há momentos em que não precisam da ajuda celestial, pois sabem que, com a assistência divina, podem vencer suas batalhas. Já os presunçosos nem acordam para o número de vezes que são derrotados por coisas simples. Para eles, o tropeço é algo normal; porém, a Palavra de Deus diz que quem confia em Deus não tropeça (Salmos 119:165).

Outra característica do humilde é estar sempre no lugar que lhe foi determinado. Ele não murmura, não resmunga, não se ressente do mal e está sempre otimista com o que o Senhor lhe mostra. Quando o inimigo tenta mostrar-lhe algo, ele não dá a menor atenção, pois o que lhe interessa é cumprir o plano divino. A este o Senhor dá mais graça, mais cura, mais do Seu Espírito. Por isso, seja sempre servo, pois esse é um dos grandes destaques dos humildes.
Não há nada melhor para o servo humilde do que ser o que o Senhor lhe determinou. Ele não procura a própria glória, pois sabe que o autor da sua vitória é o Todo-Poderoso. Com isso, ele não cai nos laços do maligno, que, insistentemente, procura tirá-lo da sua posição em Cristo. Para quem serve a Deus tudo sempre está bom, pois ainda que lhe façam alguma maldade, ele vê nisso uma oportunidade de melhorar.

Quem honra o Senhor recebe mais dEle (Provérbios 3:9,10). Portanto, procure sempre obedecer ao que lhe foi dado e, com isso, você não será desamparado nem se entristecerá, julgando que ninguém vê o que você faz. Ainda que todos desconheçam as coisas que você faz para o Altíssimo, Ele as anota e, no grande Dia, irá recompensá-lo. A verdade é que nada somos, e, sem a boa mão de Deus operando em nosso favor, nada faremos (João 15:5).
Você não precisa perguntar ao Pai como Ele quer que você seja, pois Ele já disse isso no Livro Santo. Por isso, o que Deus lhe revelar em Sua Palavra, faça-o. Assim, estará dando a Ele a alegria de vê-lo como servo humilde e obediente. Ele prometeu conceder honra a esse tipo de filho que coloca a vontade divina em primeiro lugar. O Senhor tem mais graça para dar a quem cumpre os mandamentos dados por Ele.
"O SENHOR é excelso, contudo atenta para os humildes; os soberbos ele os conhece de longe." (Salmos 138:6)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tiago 4:14-15) - Muita gente carrega uma enorme carga de ansiedade com relação ao dia de amanhã. Vivem seus dias preocupados com as coisas que ainda estão por acontecer e acabam sofrendo antecipadamente sem necessidade. Quando entendemos que o amanhã pertence a Deus, e nossas vidas estão em Suas mãos, podemos descansar e esperar que Ele cuidará para que todas as coisas cooperem para o nosso bem. – “Pai querido, obrigado por guardar a minha vida, e renovar suas misericórdias a cada manhã. Ajuda-me a não andar ansioso com o dia de amanhã, ensina-me a entender que desde que minha vida está entregue em Suas mãos, o Senhor é quem me dirige os passos. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ESCLEROCARDIA

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.” (Ezequiel 36:26)

Doenças são motivos de sofrimento da humanidade e algumas se destacam pela sua abrangência. Algumas atacam populações inteiras, outras são mais localizadas. Uma doença que tem sido bastante divulgada nos países desenvolvidos, até mesmo por causa dos hábitos alimentares e estilo de vida sedentário da sociedade moderna é a arteriosclerose.

Para compreendermos o que é a arteriosclerose, podemos começar pelo significado das palavras que formam o nome da doença. Ela tem origem em duas palavras gregas: arteros, que significa artérias ou veias e scleros, que significa endurecido, enrijecido. Assim, arteriosclerose é a doença que se manifesta pelo endurecimento dos vasos sanguíneos devido ao acúmulo em suas paredes de uma substância chamada colesterol. Este acúmulo pode causar o entupimento do vaso, impedindo o sangue de fluir e diminuindo ou obstruindo a chegada de alimento e oxigênio em certas partes do organismo. Outro sintoma é o enrijecimento das paredes do vaso sanguíneo fazendo com que ele fique menos flexível, e torne-se quebradiço. Se acontecer um aumento de pressão isso pode fazer com que as paredes do vaso se rompam provocando hemorragia. Se isso acontecer no coração você tem um infarto, se for no cérebro será um derrame ou AVC. Ambas as doenças podem levar à morte, à invalidez ou deixar seqüelas irreversíveis na pessoa afetada.

No entanto, a arteriosclerose é uma doença silenciosa. Muitos que sofrem dela só vêm a saber muito tarde, apenas quando seus sintomas se manifestam. Então pode não haver solução. Por isso, a sociedade moderna nutre uma paranóia com relação a hábitos alimentares, exames e check-ups periódicos a fim de detectar a doença o mais rápido possível e evitar as suas conseqüências.

A Bíblia fala de outra doença muito parecida com a arteriosclerose. Ela não é mencionada pela medicina, mas é mais grave e tem causado a morte de mais pessoas que a própria arteriosclerose, já que as conseqüências dela vão além da própria pessoa afetada, trazendo conseqüências inclusive sociais. Da mesma maneira que arteriosclerose é uma doença silenciosa, as pessoas que a têm não se apercebem da sua existência, e quanto mais grave for o caso, menos a pessoa afetada será capaz de reconhecê-la.

Se formos dar um nome grego a essa doença seria: ESCLEROCARDIA, de scleros, endurecimento, e cardia, coração. É o endurecimento do coração. A doença do coração endurecido.

As pessoas com esta doença apresentam sintomas que são facilmente reconhecíveis por outros e em outros, mas ela própria é incapaz de reconhecer os sintomas em si mesma. Vejamos alguns sintomas desta doença:

A pessoa com esclerocardia perde a sensibilidade pelo direito e sofrimento alheio. Uma vez contaminada passa a achar que o mundo gira ao redor dela, que ninguém sofre tanto quanto ela e que ninguém é capaz de entender completamente o sofrimento pela qual esteja passando. Qualquer pessoa que chegue lhe falando de problemas ela tem a atitude de achar que “isto não é problema de verdade, imagine se ela passasse o que eu passo”.

Outro sintoma de uma pessoa com esclerocardia é que ela passa a fazer tudo pensando no seu proveito próprio. Todas as coisas são vistas pelo prisma de como ela irá levar vantagem, como aproveitar a situação para se promover. Ainda que as outras pessoas saiam machucadas, ela entende que ninguém sofrerá tanto como ela se não atingir seu objetivo.

A pessoa com esclerocardia torna-se cada vez mais egoísta, vendo o mundo girando ao seu redor para satisfazer-lhe as necessidades e os desejos e retaliando aqueles que não agem em seu benefício.

A pessoa com esclerocardia perde o interesse pelo que é eterno e põe seus olhos no imediato: lucro imediato, prazer imediato. Sucumbe à filosofia do mundo que diz que o importante é ser feliz agora e aproveitar a vida hoje.

A pessoa com esclerocardia perde a noção de fidelidade. Pois egoísta como é, se uma relação não está lhe rendendo o que é do seu interesse ele procurará outra que o faça. Com isso, casamentos são abalados ou mesmo desfeitos, empresas promissoras são fechadas por desentendimentos entre os sócios, projetos abandonados pelos envolvidos. A pessoa acometida de esclerocardia perde a noção de perseverança e de auto-sacrifício no presente para colher no futuro um resultado mais permanente e abundante.

Esta doença é tão velha que o profeta Isaías já denunciava que a sua nação estava sofrendo uma epidemia de esclerocardia. Ele, inclusive, demonstra que aqueles que sofriam desta doença não se reconheciam doentes (Isaías 58).

O profeta é usado por Deus para denunciar que mesmo aqueles que se diziam segui-lo não compreendiam, na verdade, o que estavam fazendo.

Vejam nesta passagem os sintomas de esclerocardia: não reconhecimento dos pecados, abandono da preocupação com os outros, culto vazio de entendimento. Até as atividades espirituais eram realizadas visando o interesse próprio. Mesmo aquilo que era feito para Deus estava contaminado pelo egoísmo.

O que causa a arteriosclerose? Qual o agente da doença e causador do entupimento e endurecimento das veias?

O colesterol.

Em Isaías 59:1-2 Deus nos mostra o causador da Esclerocardia: o pecado.

O pecado acumulado no coração provoca o seu endurecimento e a sua insensibilidade, impedindo-nos de compreender a vontade de Deus e experimentar o melhor que Ele tem para nós.

E sabe qual é a pior conseqüência desta doença? O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos romanos dizendo: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

Ora, se o pecado endurece o coração, ele perde a flexibilidade e deixa de funcionar, de bombear o sangue, de levar vida ao corpo: logo, a conseqüência disso é a morte. Todos aqueles que sofrem de alguma doença do coração sabem que têm a morte a espreitar-lhes permanentemente.

E para piorar a situação ele escreveu em Romanos 3:23, “TODOS pecaram e destituídos estão da presença de Deus”. Todos nós estamos contaminados com o agente da esclerocardia, ele não deixou ninguém de fora. Todos estamos condenados a morrer.

Ninguém quer morrer certo? Eu não quero, você não quer, ninguém quer. Mas para evitar a morte por esclerocardia – morrer com o coração endurecido pelo pecado e ser condenado à eternidade separado de Deus – é preciso acontecer uma TRANSFORMAÇÃO: o nosso coração precisa deixar de ser duro e voltar a viver.

Um outro profeta, Ezequiel, falou a respeito deste mesmo assunto. Ezequiel viveu em um período em que a nação estava recebendo o castigo pela sua dureza de coração: o país fora invadido por estrangeiros e o povo havia sido levado cativo para outro país. Mas Deus dá a Ezequiel uma promessa: Ele trocaria o coração de pedra, o coração endurecido, doente de esclerocardia, por um coração de carne, vivo, sensível, palpitante, que bombearia o sangue levando vida ao corpo (Ezequiel 36:26).

O que Deus está prometendo a Ezequiel é que Ele faria um transplante. Retiraria o nosso coração doente, e colocaria outro saudável. Com um coração novo nós não precisaríamos ter medo de morrer de esclerocardia.

Mas isso nos leva a pensar em outro ponto: para ter um coração saudável disponível para transplante é necessário que alguém morra. Se nós não queremos morrer de esclerocardia, alguém tem que morrer em nosso lugar para que recebamos um novo coração e sejamos transformados.

Mas como Paulo diz que a humanidade toda está contaminada pelo pecado, não há um só homem na face da terra que possa servir. Se fizéssemos isso, estaríamos trocando o nosso coração de pedra pelo coração de pedra de outro. A nossa situação permaneceria a mesma. Na própria humanidade não há solução para este problema.

No entanto a Bíblia afirma, em João 3:16: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não morra mas tenha a vida eterna”. Deus, na sua sabedoria, providenciou a saída.

Nós merecemos o castigo pelos nossos pecados. Devemos morrer como castigo por eles. Mas Deus se tornou homem, assumiu a nossa natureza mortal, a nossa fraqueza física, a nossa vulnerabilidade emocional, e como diz Hebreus 4:15 foi tentado em todas as coisas da mesma maneira que nós. Mas com uma diferença: não pecou.

Por ele não ter pecado, ele não estava contaminado pelo agente da esclerocardia, por isso, não precisava morrer. A morte, a separação eterna de Deus, é a recompensa do pecado; se Ele não pecou então não merecia morrer. Mas Ele ofereceu-se como sacrifício; morreu a morte que era nossa, minha, sua, a fim de que o nosso coração de pedra fosse retirado e recebêssemos o seu coração de carne.

Ezequiel disse que o coração que receberíamos teria as Suas leis escritas nele. Com o coração velho não tínhamos vontade de obedecer a Deus. Com o pecado agindo e endurecendo o nosso coração não tínhamos poder para fazer a vontade de Deus. Mas com este novo coração recebemos as leis de Deus interiormente.

Ezequiel também afirmou que com este coração receberíamos também um novo espírito: o Espírito Santo que nos dá o poder de obedecer e viver a vida que Deus deseja de nós.

Um coração novo, com um espírito novo, uma nova vida. É desta maneira que Deus nos transforma de pecadores inveterados, desobedientes obstinados, com corações endurecidos e sem vida, em seus filhos amados, com um novo coração que tem prazer em dedicar suas vidas a servir aquele que tanto nos amou, que se ofereceu para morrer em nosso lugar!

Essa é mais uma das maravilhas do mundo espiritual: Deus tem o poder de nos dar um novo coração e nos transformar, de fazer de nós novas criaturas.

Ele nos ama; nos ama tanto que se encarnou em Seu filho Jesus e morreu por nós a morte que era nossa.

Ele nos perdoa; perdoa os nossos pecados, a nossa desobediência, o sangue do Seu filho Jesus derramado na cruz foi o sacrifício final.
 
Ele nos transforma; por essa morte nós agora podemos receber o seu coração transplantado em nós e o seu espírito nos dando nova vida e nos fazendo novas criaturas.
"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5:17)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Hebreus 11:1) -  A fé é algo real e palpável, mas, ao mesmo tempo, invisível. Assim é a fé: ela mostra uma realidade de algo inexistente, ou seja, dá realidade às coisas invisíveis, considerando-as como se fossem objetos da visão física. Portanto, aí está o grande poder da fé: trazer à existência as coisas que não existem. – “Pai Querido, ensina-me a viver em fé, com uma absoluta certeza que o melhor pra minha vida já está preparado pelo Senhor, e que as adversidades do meu dia-a-dia não podem me separar do Seu infinito amor. Eu rejeito toda angústia, toda ansiedade, e peço perdão ao Senhor, pois tais coisas mostram a minha falta de fé. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

domingo, 26 de janeiro de 2014

FRUTIFICANDO

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” (João 15:16)

Interessante que algumas expressões são incorporadas ao nosso vocabulário sem que a gente perceba ou questione. Jesus escolheu seus primeiros discípulos, não foi escolhido por eles. Às vezes fica parecendo que cremos no contrário.

Como fomos por Ele escolhidos, temos de assumir um papel assim compatível e igualmente assumir o objetivo para isso ter sido feito, como este versículo apresenta. Quando somos escolhidos por Ele somos chamados para dar frutos, muitos frutos, mas principalmente frutos que permaneçam.

É verdade que podemos dar diversos tipos de frutos, com bastante respaldo bíblico – arrependimento (Mateus 3:8), frutos do Reino (Mateus 21:43), justiça (Filipenses 1:11), frutos do evangelho (Colossenses 1:6)… Mas qual é o fruto que permanece? E que permanecendo glorifica ao Pai? E frutos que demonstrem a qualidade da árvore que nos tornamos, que demonstram e evidenciam nosso chamado.

Em minha opinião nenhum fruto supera as almas ganhas para o Reino, cujos joelhos se dobram diante da cruz. Isso por uma série de motivos: Jesus fez muito disso (devemos dar o mesmo fruto que Ele); almas eternamente com Deus (mais duradouro impossível); a Bíblia mostra isso (Colossenses 1:6) e assim por diante.

Não creio que todos nós tenhamos chamado ou vocação para sermos evangelistas altamente produtivos do ponto de vista numérico, mas creio sim que todos nós somos chamados para frutificar. Se não nos dispusermos a dar alguns frutos, jamais cumpriremos aquilo que nos fez ser chamados. Fomos escolhidos para isso, não acredito que sejamos totalmente incapazes. Seja uma pessoa por ano, todos podemos dar fruto. Almas permanecerão, os prédios ruirão, as línguas cessarão, a sabedoria desaparecerá.

Discípulo faz o que o mestre faz e o que o mestre manda. Se Jesus frutificou e disse que fomos escolhidos para isso, a mim basta. Andemos, meu irmão, andemos e frutifiquemos.

Senhor, eu quero aprender a frutificar para Ti como foi propósito desde que fui escolhido. Ajuda-me a saber como fazer isso e a ter a coragem necessária para realizar.
"A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança." (Lucas 8:15)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Coríntios 9:15) - Paulo foi cuidadoso de não aceitar ajuda dos coríntios mesmo que tivesse direito como ministro do Evangelho. Ao invés disso, ele sabia dos problemas deles com a generosidade e lhes mostrou um grande exemplo, vivendo por Jesus sem recompensa óbvia e instantânea. Muitas vezes nós precisamos mostrar os nossos valores antes que os outros compartilham o que têm. Paulo era mestre em ler as necessidades das pessoas ao seu redor e viver como exemplo para todos. Que nós façamos um compromisso para fazer o mesmo! – “Deus Pai e Todo Poderoso Senhor, por favor, me dá a coragem e a integridade para viver meus princípios de forma que sejam uma bênção e exemplo aos outros. Abençoe-me, querido Pai, com uma vida que marca a vida dos outros para Sua glória. No nome de Jesus eu oro. Amém.”

sábado, 25 de janeiro de 2014

O MINISTÉRIO DA PAZ DE DEUS

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7)

Antes de mais nada, vamos entender o que é a paz que o Senhor tem em Seu coração. Sem dúvida, ela é algo maravilhosíssimo! Como Deus é perfeito, tudo o que Ele faz, possui, planeja ou executa é da melhor qualidade. Ao nos dar a Sua paz, Ele nos está concedendo o que há de melhor em todos os sentidos. O Altíssimo não nos está concedendo algo que fez para nós, o que já seria bom, mas o que Ele fez para Si mesmo.

Essa paz excede todo entendimento, e não há como alguém conseguir esquadrinhar ou entender o potencial e a essência da paz do Senhor. Ela tem como missão guardar o nosso coração; sem ela, ficamos descobertos para as investidas do inimigo. Mas, guardados por ela, podemos descansar e jamais teremos parte alguma do nosso ser invadida pelas ações do príncipe das trevas.

Uma das estratégias do inimigo é fazer com que estejamos sob pressão. Ele sabe que não temos estrutura suficiente para resistir por muito tempo às pressões da vida. Por isso, ele fará tudo o que pode para nos tirar da nossa posição em Cristo. Contudo, se estivermos revestidos com a paz do Senhor, não haverá a menor chance de o inimigo conseguir penetrar em nossa vida e levar-nos ao pecado ou ao sofrimento. É importante ter a paz do nosso Pai.

É no coração do homem que as decisões são tomadas. O Senhor disse que a boca fala do que está cheio o coração, e é por isso que a maioria dos cristãos fala o que não presta e confessa o fracasso, dando ao inimigo o senhorio da vida deles (Mateus 12:34). No entanto, se o coração deles estiver fortificado com o Verbo divino, não se expressará com coisas negativas ou imundas. Por isso, é imprescindível enchê-lo do que é bom.

Ora, sabendo que a boca fala do que está cheio o coração, se, nele, houver a mesma paz que existe no do Senhor, falaremos positivamente, de acordo com a vontade divina. Portanto, já que o Espírito Santo mandou Paulo escrever que podemos ter a paz divina, cabe a nós fazermos disso um motivo de oração. Dessa forma, nós nos cercaremos de bens. Para tanto, basta observarmos como temos vivido, pois isso demonstra o que tem saído da nossa boca.

Com a paz do Altíssimo inundando a sua vida, o seu coração fornecerá material para a sua boca falar o que agrada ao Pai e, assim, você não dará à luz más palavras. Na verdade, só deveríamos produzir coisas boas; com a paz do Onipotente em nós, até os nossos sentimentos serão puros e nos ajudarão no caminho para a vitória. Não desperdice essa oferta sem igual, feita pelo nosso Pai, visando ao nosso bem.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 2 Timóteo 3:16-17) - A palavra de Deus é o alicerce da vida cristã, devemos estudar a Palavra de Deus para adquirir sabedoria e conhecimento para estarmos preparados para toda boa obra. Às vezes Deus nos chama para algo que não sabemos fazer, mas não há porque se preocupar, à medida que nos preparamos, Deus revela o que Ele tem guardado para nós, e conforme nos preparamos, Deus vai nos capacitando, pois Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. – “Pai querido, quero estar pronto para toda boa obra. Ajuda-me no estudo da Tua palavra. Que o Senhor possa me acrescentar conhecimento e sabedoria, para que eu esteja preparado e capacitado para fazer tudo àquilo que for da Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

TEMPO

“Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.” (Lucas 2:36,37)
 
Meu querido, minha querida: onde foram parar os servos de Deus como esta mulher? Onde estão os que preferem estar no templo dia e noite há décadas (literalmente)? Onde foram parar os que, ao enviuvarem, optam pelo Senhor e não por outro relacionamento? Por que nos nossos dias todos andam tão ocupados que não tem tempo nem para orar, quanto mais para gastar sua vida em adoração?

Eu me nego a crer que este exemplo esteja extinto, por mais que eu não conheça ninguém assim. Me nego a crer que esta mulher agia assim por que era profetisa – talvez o contrário seja mais verdadeiro, Deus a usava por ela agir assim.

Note que a sua tribo é mencionada, portanto fica claro que ela não era de família tradicional da cidade, provavelmente não era nem rica nem famosa. Essa mulher passou dos 80 anos e jejuava e orava regularmente para expressar sua forma de adorar a Deus. Sinceramente, não sei se me sinto motivado ou envergonhado.

Convém aprendermos a orar MELHOR, sem sombra de dúvida. Mas é imperativo que encontremos uma forma de orarmos MAIS. A desculpa de que a qualidade supera a quantidade é inaplicável e é pretexto – no caso da oração a qualidade vai produzir quantidade. Sei disso por experiência própria, ainda que por falta de postura de minha parte eu não tenha conseguido sustentar a situação de forma tão duradoura como deveria.

O que nos cabe aprender com essa irmã é claro e direto como o Reino de Deus deve ser. Os que fazem história não são necessariamente os mais fortes ou qualificados, mas os persistentes e bem focados. O tempo todo no templo. O tempo todo fazendo a coisa certa. Que exemplo, meu querido, que exemplo!
 
Senhor me sinto constrangido a fazer mais do que tenho feito. Se essa Ana conseguia eu também consigo, mas preciso de ajuda para sair do enrosco que eu mesmo criei.
"Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus." (Lucas 6:12)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Eclesiastes 11:5) - Não sei. Não sei! Esta é uma das frases mais difíceis para nós usarmos. Mas, ao pensar sobre Deus e Seus caminhos, é a única coisa que podemos dizer. O que sabemos sobre Deus é apenas o que Ele, na sua graça, escolheu revelar para nós. Ele é o Mistério dos mistérios. Ele é o supremo conhecível Desconhecido. Mas, o que sabemos dEle, o que Ele revelou para nós através de Jesus, é que ele é amoroso e misericordioso. – “Ao Senhor, só posso oferecer meu louvor. Quando considero a vastidão do universo do qual o nosso pequeno planeta azul gira, fico admirado com a Sua maravilhosa complexidade e soberania. Ao mesmo tempo, Aba Pai, agradeço a sua aproximação a nós. O Senhor é melhor do que qualquer coisa que conheço, o Deus que transcende espaço e tempo, e também Deus meu Pai que está sempre próximo. Obrigado por ser acessível porém não penetrável, disponível porém não controlável. Agradeço-te e dou-te louvores no nome de Jesus. Amém.”
 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS

"'Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha  vontade, mas a tua.' Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia." (Lucas 22:42-43)

Fico grato quando Deus não atende as minhas orações. Já orei fervorosamente por muitas coisas que achava serem da vontade de Deus, mas que na verdade, não eram. Fico feliz por Deus ter dito não àquelas orações.

Já ouvi pessoas dizerem para não se orar: "Não a minha vontade, mas a Tua", dizendo que isso seria falta de fé. Alguns chegam ao absurdo de dizer: "Não seja feita a Tua vontade, mas a minha". Tais pessoas estão com conceitos completamente invertidos.

Nunca tenha medo de orar: "Senhor: seja feita a Tua vontade e não a minha." Ao dizer isso, você está afirmando em outras palavras: "Deus, eu não conheço todos os fatos, eu não conheço todas as coisas, o meu conhecimento e a minha experiência são limitados. Então, se o que estou Lhe pedindo não estiver por alguma razão em conformidade com a Tua vontade, por favor, desconsidere."      

Nem sempre você saberá como orar. O que importa é dizer a Deus que você quer mais a vontade dEle para a sua vida do que a sua própria. 

Eu sei que às vezes  isso é difícil. Muitas vezes não conseguimos entender porque Deus não atendeu aquilo que pedimos. Às vezes, enquanto somos jovens e solteiros, vemos aquele belo par e achamos que seria a pessoa certa para nós. Mas, dá para ter certeza disso?

À medida que o tempo passa e verificamos de quantos problemas Deus nos livrou ao não atender aos nossos pedidos, mais podemos dizer: "Obrigado Deus por não ter atendido às minhas orações". E, se nos mantivermos em sintonia com Ele, também poderemos afirmar: "Sou grato a Deus por ter atendido as minhas orações".
"[...] toda oração, e súplica, que qualquer homem, ou todo o teu povo Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração, e estendendo as mãos para o rumo desta casa. ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age, e dá a cada um, segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens." (1 Reis 8:38-39)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 2 Reis 6:16) - Esse versículo foi a resposta que Eliseu deu ao seu servo quando ele ao se levantar avista sua cidade rodeada pelo exército do inimigo, e assustado pergunta a Eliseu o que fazer!!! Acredito que esta também é a resposta que Deus quer nos dar quando estamos numa situação em que estamos cercados por problemas. Assim como Eliseu orou ao Senhor e pediu para que abrisse os olhos do moço e fizesse com que ele visse o exército do Senhor que estava ao seu lado, devemos orar e pedir para que o Senhor nos faça ver que Ele é forte, poderoso e esta acima de qualquer inimigo. – “Pai querido, em meio aos problemas que se levantarem contra mim, peço que o Senhor abra a minha visão espiritual, e com os meus olhos da fé eu possa ver que não estou sozinho, pois o exército do Senhor está comigo. Eu rejeito todo medo, toda ansiedade e toda angústia. E declaro descanso no Senhor, pois tenho certeza que a vitória está garantida. Em o nome do Senhor Jesus. Amém.”