quarta-feira, 31 de julho de 2013

RIR OU SORRIR

“Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.” (Salmo 2:4)         

Os salmos possuem uma característica peculiar, de mostrar as reações e sentimentos dos homens que serviram a Deus no passado. E, nas poesias, eles se arriscam a tentar expressar os sentimentos de Deus, muitas vezes usando imagens humanas para descrevê-lo. Neste salmo, por exemplo, o salmista afirma que o Senhor ri daqueles que tentam se levantar contra seus propósitos soberanos.       

Há muitos hoje que podem se encaixar na mensagem deste salmo. Sem dúvida, há séria oposição contra a verdade de Deus e contra a esperança do evangelho. E não tenho dúvida de que, perante o Senhor, a oposição não é nada, porque o Soberano reina e nada impedirá seus planos. Mas não podemos nos esquecer de que quem hoje se opõe poderá amanhã abraçar. Lembra-se de Saulo? Começou como opositor e terminou como proclamador. A graça muda as pessoas e muda a reação de Deus. Se Deus ri daqueles que zombam, por certo deve sorrir para aqueles que se arrependem.

Com respeito a minha e a sua vida, estará o Senhor rindo ou sorrindo?
"Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12).

terça-feira, 30 de julho de 2013

ALEGRIA

“Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.” (Salmo 4:7)     

Existem pessoas que acreditam que o cristão não pode ser uma pessoa alegre. Para os tais, o crente em Cristo é aquela pessoa séria, carrancuda, que vê o pecado em tudo. Não é este tipo de cristianismo que era praticado pela Igreja primitiva. A alegria é um assunto espiritual sério, sendo mencionada na Bíblia diversas vezes. O cristão que vive verdadeiramente ao lado de Deus experimenta alegria contínua, mesmo nas tribulações.

O apóstolo Paulo, por exemplo, afirma que a alegria faz parte do fruto do Espírito. Em contato com o Consolador, o crente está unido ao Criador, perdoado dos seus pecados, amado por Deus, aceito por Ele, seguro de Sua salvação e com a doce expectativa do breve retorno de Jesus Cristo. Essa viva esperança é tão forte e real que impulsiona o cristão a se erguer em qualquer circunstância, mantendo em seu interior uma atitude alegre e confiante. Isto é prometido na Bíblia e está disponível para você!        

Nossa alegria não vem do ouro e da prata, vem do Deus que nos ama e nos chamou para vivermos uma vida abundante em Sua presença!
"Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente" (Salmo 16:11).

segunda-feira, 29 de julho de 2013

É SÓ CRER

“Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei as trancas de ferro.” (Isaías 45:2)
Não tente enfrentar o inimigo com as suas forças, pois o Senhor fará isso por você com todo o poder que possui. Se houver caminhos tortuosos em sua vida, e, provavelmente, há muitos, Ele disse que os endireitará. Deixe que Deus cumpra o que prometeu e, desse modo, ainda que demore algum tempo e seja preciso retirar pedras que bloqueiam você, Ele quebrará qualquer porta de bronze e despedaçará os ferrolhos de ferro.
Quando o Altíssimo tiver terminado a primeira obra, Ele nos dará os tesouros escondidos. A verdade é que há muito mais no Evangelho do que imaginamos – coisas que os servos do passado desejaram conhecer, mas não lhes foi permitido. A vida com Jesus é muito mais que interessante; é a mais pura realidade espiritual. O Senhor nos tem feito conhecer o Pai e, com isso, concedido a nós os tesouros que nos realizam por completo.
Além desses tesouros, existem também as riquezas encobertas. Quando a graça divina o alcançou, o Senhor o fez participar delas, com as quais você pode endireitar o seu caminho e levantar a cabeça para olhar o que Ele colocou adiante de você. Sem tirar os olhos do Filho de Deus, terá acesso às riquezas da graça divina. Com a presença do Altíssimo em sua vida, será levantado para assumir tudo o que lhe pertence em Cristo.
Tudo isso lhe é dado com um propósito: saber que Ele é o Senhor, o Deus de Israel. No dia em que você tiver esse entendimento, sua vida se transformará por completo. Deus não o chama pelo apelido que o diabo lhe dá, o de derrotado, mas, sim, pelo seu verdadeiro nome, vencedor. Portanto, não se deixe abater pelos problemas do dia a dia, mas viva a Palavra que o Altíssimo lhe envia de modo intenso e abundante.
O Senhor faz tudo isso por amor a Jesus, que amou você a ponto de morrer para comprá-lo para Seu Pai. Ele lhe deu o nome de vencedor e sobrenome de vitorioso. Você O conhecerá na proporção que passar a confiar integralmente em Sua Palavra. Quanto mais se aproximar da Sua presença, mais se tornará envolvido por ela; com isso, estará armado para fazer a diferença que deve haver entre você e o ímpio.
O eterno Deus quer que você O conheça como o Senhor. Nem de longe aceite o pensamento de que Ele não lhe pode dar o que prometeu. O Altíssimo disse que fará mais do que isso, pois até os desejos do seu coração Ele suprirá (Salmo 37:4). Não há quem possa impedi-Lo de agir em seu favor. O Senhor promete vesti-lo da autoridade necessária. Tudo isso para que você possa conhecê-Lo como o Deus que o ama e deseja ser o Seu companheiro em tudo.
"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá" (Salmo 1:6).

domingo, 28 de julho de 2013

O MUNDO CONTRA DEUS

“Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:” (Salmo 2:2)

Vivemos em um mundo marcado pelo pecado e pela oposição a Deus. Fico impressionado com o constante empenho da mídia de retratar os cristãos como um povo mau, retrógrado e ignorante. Os homossexuais, por exemplo, podem nos expor ao ridículo e constrangimento em qualquer lugar e ambiente que a coisa hoje é normal, as pessoas até aplaudem, se divertem com o “circo”, mas, aí de qualquer um de nós que ousar tentar falar a um desses nossos irmãos perdidos e fora da graça divina de que eles estão rumando para uma eternidade de puro sofrimento e dor. Logo somos taxados de homofóbicos e daí a uma agressão o caminho é curtíssimo. É comum ser matéria de capa dos principais sites os escândalos que envolvem os cristãos, mas nunca veremos qualquer notícia que mencione as diversas coisas positivas que Deus está fazendo no mundo através da Igreja.           

Você já viu em algum portal de notícias que uma família se converteu e foi restaurada? Não! Já assistiu o jornal de televisão contando a história do traficante que se converteu e passou a desenvolver trabalhos sociais? Também não! Já viu na capa do jornal que após uma igreja ser instalada em uma comunidade carente o índice de violência diminuiu? Óbvio que não. Mas Deus tem feito tudo isso e continuará fazendo. As portas do inferno não prevalecerão contra nós! O mundo pode se calar sobre as obras de Deus, mas nós as notificaremos!      

Não se una com aqueles que têm tentado silenciar os cristãos, mas esteja unido com a Igreja de Cristo, partilhando ao mundo as obras maravilhosas do Salvador! Deus te abençoe!
"Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1).

sábado, 27 de julho de 2013

PARCEIROS DO SENHOR

“O SENHOR o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.” (Salmo 41:2)

Essa promessa foi feita a quem acolhe o necessitado. Mas, antes que se torne uma epidemia e todos os cristãos comecem a abrigar necessitados, deixe-me dizer que tem de haver uma parceria com o Senhor para que essa promessa diga respeito a todos nós. Quem não tem a sabedoria divina joga pérolas aos porcos (Mateus 7:6), como disse Jesus, pois gasta muito tempo querendo converter quem não foi chamado pelo Altíssimo.

O Mestre afirmou que ninguém poderia ir a Ele se o Pai, que O havia enviado, não o trouxesse (João 6:44). Conosco se dá a mesma coisa. Devemos gastar tempo em oração, separando-nos daquilo que não presta e dando ouvidos ao que o Senhor ensina. É claro que temos de transmitir a todos o recado divino, pois é preciso lançar a semente pela manhã e, à tarde, não recolher a mão (Eclesiastes 11:6). No entanto, o acolhimento deve ser feito quando o entendimento da pessoa é aberto.

Como parceiros de Deus, saberemos o tempo e o modo de fazermos Sua obra. Ao sentir que alguém precisa da mensagem, da sua oração e da sua ajuda para encontrar a Verdade, você deve “gastar” o tempo necessário para ajudá-lo. No entanto, não fique orando por alguém por qualquer razão que não seja a obediência ao toque divino, porque isso não o levará a cumprir o que está registrado no primeiro versículo desse Salmo.

O Senhor é quem lhe “trará” a pessoa que deve ser ajudada por você, seja ela rica ou pobre, agradável ou desagradável. Então, feito isso, dê a ela as instruções que você tem aprendido nas Escrituras, e ela será alimentada pelo Altíssimo, o qual lhe deu o ministério de acolhimento. Quando o dia mau visitá-lo, você será livre, pois Deus será seu Companheiro e Amigo a partir do momento em que passar a obedecer-Lhe.

A obra divina é feita com a direção do Pai celeste. É o Espírito Santo quem nos dirige em toda a verdade e convence do pecado e do juízo (João 16:8); sem Ele, não há obra de Deus. Quem se deixa dirigir pelo Espírito do Senhor poderá ser usado da mesma forma que Filipe o foi, ao ser levado para falar com o eunuco da rainha de Candace (Atos 8:26-39). Por mais que o homem queira “melhorar” o que o Altíssimo faz, não conseguirá, pois Ele faz sempre o melhor.

Siga as instruções dos Céus. Então, você será protegido, sua vida, preservada, e Deus o fará feliz em tudo. Ele jamais entregará os que Lhe são caros ao desejo de seus inimigos. Mesmo que o servo fiel fique doente, poderá contar com a assistência divina nos períodos de fraqueza, pois o Todo-Poderoso cuida até da cama em que seu filho estiver deitado (Salmo 41:3). É bom ser sempre parceiro do Senhor na grande obra que Ele realiza em nossos dias.
"Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira" (Salmo 40:4).

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PARA QUEM QUER SER FELIZ

“Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar”.  (Salmo 37:27)

Apesar de o pecado de Adão ter contaminado a humanidade, os que aceitam Jesus como Salvador são tirados do reino das trevas e transportados para o Reino do Filho de Deus, onde o mal não pode entrar (1 Pedro 2:9). No entanto, como o diabo ainda não foi tirado de circulação, continua em sua nefasta missão de tentar as pessoas e levá-las à queda. Quem, porém, seguir as orientações da Palavra terá morada no coração de Deus para sempre (Salmo 37:27).

O segredo é duplo. Primeiro, é necessário apartar-se do mal, o qual, na Bíblia, é a personificação da própria natureza de Satanás. Os que não se apartam do mal são conhecidos pelo modo como vivem, pois estão sempre com maus pensamentos, dominados pelo negativismo e com práticas que não agradam ao Senhor. É preciso tomar a decisão de não deixar o maligno invadir o seu território para colocar em você os intentos dele.

Essa é uma decisão que cada um tem de tomar por si mesmo. Quem se deixar ser usado pelo inimigo verá que o diabo trouxe não só o que lhe agradava, mas também os sofrimentos pelos quais não esperava passar. Não adianta argumentar que outros também pensam em coisas pecaminosas ou as praticam; se você não se apartar do mal, o adversário terá entrada franqueada em sua vida. Lembre-se de que esta lei espiritual sempre se cumpre: um abismo chama outro abismo (Salmo 42:7).

O segundo segredo é fazer o bem. Veja o que a Escritura lhe diz e empenhe-se para fazê-lo. Com isso, você não somente se encherá de coisas boas, como também verá a mão divina operando em seu viver poderosamente. Quem faz o bem é chamado de amigo de Deus, assim como Abraão foi considerado (Tiago 2:21-23). Fazer o bem é dar a todos, direta ou indiretamente, o recado divino e usar a autoridade que lhe foi dada em favor dos sofredores.

Os que fazem o bem agradam ao Senhor, como Jesus Lhe agradou. O Mestre sempre tinha uma palavra abençoada para dar às pessoas e usava o poder divino para curar os doentes, libertar os oprimidos e suprir as necessidades do próximo. Ao agirmos dentro das Escrituras, ainda que com isso tenhamos negado algo a alguém, teremos dado o melhor para ele, pois, se foi a Palavra que nos fez negar aquilo, sem dúvida, não seria boa coisa para tal indivíduo.

Nosso alvo deve ser agradar a Deus. Se assim o fizermos, teremos nEle a nossa morada. Se você habitar no esconderijo do Altíssimo, verá que nenhum mal conseguirá atingi-lo nem praga alguma chegará à sua tenda. Ainda que mil caiam ao seu lado e dez mil à sua direita, você não será atingido (Salmo 91:1-10). Os que vivem no Pai celestial não têm falta de nada. Diante dessa revelação, não é bom apartar-se do mal e fazer o bem?
"Vêde quão grande caridade nos tem concedido o Pai; que fossemos chamados filhos de Deus" (1 João 3:1a).
 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

ORAÇÃO

“Dá ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação.” (Salmo 5:1)  

Hoje, a sociedade chama de “cristão” qualquer pessoa que pertença a alguma religião que afirme seguir os ensinamentos de Jesus. Eu, contudo, chamo de cristãs aquelas pessoas que se arrependeram dos seus pecados e se converteram a Deus, crendo na morte de Jesus Cristo e em sua ressurreição e praticando os ensinamentos contidos nos evangelhos e na doutrina dos apóstolos. Para mim, ser cristão não é religião apenas, é relacionamento com Deus.  

E a oração é a expressão mais bela desse novo relacionamento com o Criador. Podemos aderir intelectualmente a um conjunto de regras e doutrinas, mas para falar com alguém precisamos crer que este alguém existe. Quando um cristão se lança nesta amizade com Deus, suas orações são um poderoso testemunho de que esta pessoa crê que Deus existe e que recompensa todos que o buscam. O salmista reconhecia que Deus ouvia as suas palavras e escutava os seus gemidos. E eu afirmo que o Criador conhece cada uma de suas lágrimas e o seu choro. Suas orações não foram esquecidas pelo Senhor! Não é hora de desistir!         

Saber que Deus nos ouve significa que não estamos sozinhos! E, com a companhia dEle, podemos enfrentar qualquer situação! Deus te abençoe!
"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gálatas 5:22).

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DEUS NÃO TOLERA O MAL

“Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.” (Salmo 5:4)         

Eu freqüentava o Grupo de Jovens da Igreja Católica quando fui chamado pelo Senhor para seguir a Jesus, era muito jovem ainda, tinha 16 anos. Consigo me lembrar com muita clareza daqueles dias, de todas as experiências que vivi como alguém novo na fé, mas haviam muitos conflitos dentro em mim. Quando fui estudar fora de minha cidade na Universidade, continuei freqüentando, agora, a Renovação Carismática da Igreja Católica, mas os conflitos continuavam, eu tinha muitas perguntas sem respostas, mas nem por isso eu esqueci do chamado de Jesus. Posteriormente comecei a namorar uma jovem evangélica e nossos encontros de domingo eram marcados na porta de sua igreja. De tanto ficar à porta ouvindo a pregação da Palavra, meu coração foi tocado quando estudaram o Sermão da Montanha. Em contato com os ensinamentos de Jesus expostos nos capítulos 5 a 7 de Mateus, eu me vi totalmente desnudado diante do Senhor.
Comecei a participar dos cultos e me converti definitivamente a Cristo naquela Igreja Evangélica.   

Jovem, universitário, vivendo sozinho, naquela época eu me preocupava com o exterior, Deus via primeiro meu interior. Eu me ocupava de mostrar minha dedicação a Deus, e ali vi Jesus nos exortando a nos guardarmos de mostrar nossas obras aos homens. Eu queria aplausos, e o que Deus queria me dar era uma cruz. O discípulo jamais se vangloria por fazer algo para o seu Senhor, mas se alegra com humildade pelo benefício da salvação e por estar sendo instrumento dEle para proclamação do Reino.   

Já se passaram vários anos desde que a minha ficha caiu após esse encontro transformador com a Palavra de Deus. Mas ainda persigo os ideais expostos no Sermão da Montanha. O Senhor não tem prazer na injustiça, e não tolera o mal, por menor que Ele seja. Que o Espírito Santo nos capacite a sermos justos, bondosos e atentos as oportunidades que temos de servir ao Pai Celestial e ao nosso próximo. Não podemos cair no engano de ter uma fé exteriorizada apenas; devemos cultivar o homem interior para que toda nossa vida seja para glória de Deus.
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Salmo 51:17).

terça-feira, 23 de julho de 2013

PEÇA AO SENHOR QUE FALE

“Ó Deus do meu louvor, não te cales!” (Salmo 109:1)

O diabo está sempre dizendo coisas más a nosso respeito, lançando suas ameaças para que acreditemos nele e, assim, possa nos atingir. Com o Senhor, é diferente; então, se crermos nEle, teremos o que Ele afirma ser nosso. Não é bom esquecer que tudo o que o diabo diz é mentira (João 8:44), atitude de desocupado; porém, o que o nosso Deus fala pode mudar qualquer situação. Então, peça que o Senhor lhe fale sobre o que tem preparado para você.
Davi chama o Senhor de Deus do seu louvor, porque tinha experiências com o Altíssimo que o faziam louvá-Lo. Agora, se você não tem experimentado a bondade de Deus, como pode dizer que Ele é bom? É como se falasse de mim aos seus amigos, dizendo: “O Carlos é o mais caridoso da praça, pois sustenta um orfanato com mil crianças; é o melhor em tal esporte etc.”. Eu não gostaria de ouvir tais mentiras, tampouco o Senhor.

Como você pode louvar o Altíssimo – enaltecer Suas qualidades –, se não as conhece e nunca as provou? Comece a tomar posse do que Ele lhe diz; assim, poderá elogiá-Lo por coisas que lhe tem feito. Com o tempo, sua fé crescerá tanto, que você agirá como Davi em todas as batalhas das quais participou. O salmista sabia que não deveria ter medo, ainda que um exército o cercasse; por isso, pediu que Deus não Se calasse.
Os lábios mentirosos se desatam a falar de todos, e o que há neles é fraude. A língua mentirosa sempre se referirá a você como alguém que não tem nada de bom, que é desajeitado e não pode ser vencedor por este ou aquele motivo. Mas isso é “conversa fiada”, algo que o inimigo articula para impedir você de ser o sonho do Senhor. Acorde, pois o diabo é mentiroso e bravateiro ao mesmo tempo.

Você precisa pedir ao Senhor que fale a seu respeito e o ajude a ouvir Sua voz, porque o que o maligno diz sempre é mentira. Satanás tem-lhe cercado com palavras odiosas, as quais lhe farão um mal muito grande se você der ouvido a elas. Mesmo sem causa, ele sempre quer feri-lo. Todos os filhos de Deus devem atentar para isso, pois, muitos deles têm-se deixado levar pelas mentiras de Satanás. Não creia em nada que o diabo fala.
Peça ao Senhor que profetize a seu respeito e lhe dê palavras que o levantarão e o levarão a assumir seu lugar em Cristo. O que o Altíssimo disse sobre você é o que Ele quer que você seja. Portanto, prepare-se para mudar a sua vida por completo. Com a Palavra que lhe for enviada, você nunca mais será a mesma pessoa. As profecias que Deus disser a seu respeito inutilizarão as maldições que o Inferno lhe tem enviado.

Não espere mais, peça ao Senhor que fale contigo.
"Eis que ensinaste a muitos, e esforçaste as mãos fracas" (Jó 4:3).

segunda-feira, 22 de julho de 2013

AMIGO DE DEUS

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmo 1:1)     

Como é maravilhoso estar pertinho de nosso Pai Celestial. Os salmos são poemas, orações e cânticos de gente que viveu a fé de perto. A leitura destas palavras nos mostra de que forma os antigos se dirigiam a Deus em louvor, gratidão e súplicas. Mais do que isso, percebemos nos salmos que o relacionamento com o Eterno não ficava no campo da teoria, mas era uma experiência real, palpável e relevante.         

Foi diante de um novo tempo que se abriu perante mim que o Senhor me trouxe de volta a este livro. E os salmos se iniciam com um convite aos seus leitores: “Você quer experimentar a verdadeira felicidade? Troque os maus relacionamentos por uma vida pautada pela Palavra de Deus” (Salmo 1:1,2). Ser amigo do mundo pode proporcionar algum tipo de alegria e prazeres passageiros. Ser amigo de Deus nos garante a vida eterna por Cristo Jesus, Nosso Senhor.
Quantos de nós sem nos apercebemos, ou até mesmo tendo noção de tudo que está acontecendo, não nos afastamos de certos conselhos que estão tão distantes das verdades divinas que conhecemos? Quantos de nós ainda paramos e somos atenciosos e complacentes com pecadores? É certo que Jesus nos disse para amarmos a todos sem qualquer distinção, mas Deus também nos ordenou que vivêssemos longe dos caminhos dos pecadores. Amá-los não significa que devamos concordar e andar nos seus mesmos caminhos.
Quantos de nós ainda nos assentamos em rodinhas onde cada língua desfere setas de calúnia, de menosprezo, de mentiras, de assédios, de torpeza para todos os lados?
Bem-aventurado é o homem que se afasta de tudo isso. Antes perdermos uma pseudo-amizade humana do que perder a amizade, o amor e a salvação de Deus. Pensemos bem nisso, é nossa eternidade que esta em jogo.
"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas" (Salmo 34:19).

sábado, 20 de julho de 2013

DEUS É FIEL

“Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no SENHOR.” (Salmo 4:5)  

Certa ocasião ouvi uma excelente pregação, onde o pregador explanava a vida de fé de Abraão tendo como base o texto de Hebreus 11. Destacando a história daquele homem, ele frisou com entusiasmo a confiança de Abraão em Deus, que decidiu seguir o Senhor mesmo sem saber o destino daquela jornada iniciada em Gênesis 12 e que o caracterizou como “o pai da fé”.  

Não confia em Deus o homem que ora pedindo algo e depois passa o dia angustiado com o resultado daquela petição. Deus é fiel conosco no sim e no não. Confiar em Deus não significa que as coisas acontecerão como eu quero, mas que Ele fará o que quer e que isso contribuirá para meu amadurecimento espiritual (Romanos 8:28). Creio que esta é uma das coisas mais extraordinárias da jornada cristã: não importa o caminho que Deus usará para nos conduzir por Seus caminhos; importa o fato que Ele prometeu estar ao nosso lado, e isso é para nós a certeza de que chegaremos a um lugar seguro, na terra que Ele nos prometeu!

Coloque sua confiança no Senhor e tenha dias de refrigério! Deus te abençoe!
"Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34).

sexta-feira, 19 de julho de 2013

VITÓRIA

“A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)” (Salmo 3:8) 

A palavra “vitória” entrou com tudo no linguajar evangélico nesta última década. Propagada principalmente por pregadores avivalistas e por cantores, esse termo tornou-se uma espécie de mantra gospel, repetido exaustivamente no cotidiano de muitas comunidades. Sou cristão de tradição pentecostal, creio na vida abundante prometida por Cristo e creio na Igreja triunfante, mas temo que muitos cristãos estejam enganados com o que realmente significa ter “vitória em Cristo”.      

A vitória que a cruz de Cristo nos proporcionou está relacionada com a nova vida que temos em Jesus. Ele morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. Por causa daquilo que o Salvador fez, fomos salvos da condenação e podemos novamente desfrutar das bênçãos de um relacionamento com o Nosso Criador. Quem está em Cristo foi justificado, regenerado, adotado na família divina, libertado do poder das trevas, santificado, e recebeu promessas infalíveis de vida eterna com Ele. Libertos do sistema que rege o mundo podemos amar, servir, ser generosos e compassivos. Esta é a nossa vitória. Foi por causa dessas verdades que Paulo disse: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por Cristo Jesus, Nosso Senhor”.   

Cuidado com o materialismo que invadiu a Igreja. Cuidado com os valores capitalistas que tem achado abrigo em muitos púlpitos. Voltemos a Palavra de Deus e aos ensinamentos de Jesus. A igreja do primeiro século, que impactou o mundo, era composta de gente simples, pobre materialmente, mas rica na fé e no amor. É esse cristianismo que precisamos redescobrir.
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:37). 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PARA A GLÓRIA DE DEUS

“Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento, e ao trabalho das minhas mãos, e te repreendeu ontem à noite.” (Gênesis 31:42)

Jacó ficou irado com a atitude de seu sogro e o fez ver Quem não permitira que ele o oprimisse. A fé em Deus é a maior ajuda que alguém pode ter em sua vida, pois o Senhor defende os que nEle creem, ajudando-os em seus momentos de necessidade e fazendo-os prosperar. Por isso, aquele que fizer do Todo-Poderoso a sua fortaleza passará a ser vitorioso em tudo, mas os que não confiarem plenamente nEle verão que não foi boa a atitude que tomaram.

Jacó conhecia o Senhor como o Deus de Abraão, seu avô. Isso porque a fé que o patriarca dos hebreus tinha no Criador o ajudara inúmeras vezes. Ela fez, por exemplo, com que Faraó fosse repreendido pelo Altíssimo por ter tomado Sara para ser sua mulher. De modo igual operou quando Abimeleque, rei de Gerar, tomou Sara com o mesmo propósito. Este foi severamente ameaçado para que a devolvesse intacta; caso contrário, seria um homem morto.

Isaque foi proibido de descer ao Egito e, por causa da sua obediência, foi abençoado. É importante que nossos filhos – naturais ou espirituais – também aprendam a respeitar as ordens divinas. Jacó mencionou o temor de Isaque, mostrando que o respeito que seu pai tinha por Deus o levara a confiar completamente nEle. Por causa dessa atitude, o Onipotente admoestou Labão na noite anterior.

Jacó afirmou que o Todo-Poderoso havia atendido à sua aflição. Ora, por 20 anos ele servira ao sogro – 14 pelas duas filhas e 6 pelo rebanho. No entanto, sofreu calado, porque sabia que aquilo vinha do Altíssimo e fazia parte do seu treinamento para se apresentar diante de Deus como servo aprovado. Até que chegou o dia em que o Senhor lhe disse que seu tempo de sofrer havia acabado e ele deveria voltar aos seus familiares.

Ao descrever suas condições de trabalho durante as duas décadas de serviço a Labão, Jacó falou que, de dia, andava consumido pelo calor e, de noite, pela geada. O sono fugia dele, pois sua dedicação era contínua. Isso mostra que, muitas vezes, somos levados ao sofrimento extremo, sendo salgados com fogo; afinal, se não fosse assim, ficaríamos perdidos com as coisas desta vida e, portanto, seríamos imprestáveis para o Senhor.
 
Os que são usados por Deus tem atrás de si uma história de dificuldade. Porém, nada fica oculto aos olhos do Pai, nem mesmo a mudança do nosso salário, como ocorreu dez vezes com Jacó. Ainda que o homem pense que nos usa como escravo, é o Altíssimo que nos coloca em determinadas situações como parte do treinamento. Isso para que, um dia, possamos ser usados em algo maior, para a glória de Deus.
 
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31).

quarta-feira, 17 de julho de 2013

OS FILHOS DOS PODEROSOS

“Dai ao SENHOR, ó filhos dos poderosos, dai ao SENHOR glória e força.” (Salmo 29:1)

É inegável que muitos se tenham tornado poderosos. Alguns nas finanças, outros nos esportes, na política, dentre outras áreas. Os filhos dessas pessoas podem orgulhar-se delas, porém, não devem dar-lhes o louvor pelo que conquistaram, mas, sim, ao Senhor. Só Deus é digno de receber a glória por qualquer realização. A Ele deve também ser dada a força.

Em todo o mundo, vemos aqueles que se sobressaem em diferentes âmbitos da vida e adquirem poder, o que é bastante salutar. Afinal, o que seria da humanidade se não existisse gente com espírito empresarial como vemos hoje? Quem daria emprego a tantos que precisam sobreviver? Quem produziria produtos a preços módicos? Quanto custaria um carro, se fosse feito por apenas uma pessoa ou em uma oficina familiar?

Sem dúvida, esses poderosos fazem um grande bem para a humanidade e se encontram em todos os segmentos da sociedade. Alguns se destacam na área econômica e conseguem formar bancos que financiam diferentes atividades. Outros, nos esportes, fazem toda a nação vibrar com a capacidade deles. Existem também aqueles que se destacam nas artes, na política e na fé. Nessa, então, podemos louvar o Senhor por todos aqueles que nos fazem ficar boquiabertos com o poder de suas mensagens e a realização de sua fé.

Eu me considero filho de muitos pregadores: daquele que me levou a Cristo; de outros que foram usados e ainda o são por Deus para me edificar no Caminho.

Posso dizer que tenho orgulho por eles terem passado pela minha vida. Quem eu seria sem as orações, lágrimas, mensagens e o modo de viver desses santos homens de Deus (e de algumas mulheres também), os quais foram instrumentos do Pai para me fazer ser o que sou? Contudo, não devo dar a essas pessoas o louvor, mas, sim, ao Senhor, que as usou para me ajudar a chegar aonde cheguei.

Não há quem possa receber o louvor pelo que foi orientado a fazer. Toda a glória deve ser dada a quem realmente merece – o Senhor.
Também a Ele devo a capacidade de externar estes ensinamentos. Vieram dEle e só Ele pode receber a glória. Utilizar o que Ele deu para promoção própria, aplausos pessoais e demais vantagens é errar completamente.
"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7).


terça-feira, 16 de julho de 2013

NÃO SEJA UM MAU SEMEADOR

“O que semear a perversidade segará males; e a vara da sua indignação falhará.” (Provérbios 22:8)

Todas as pessoas podem ser semeadoras da justiça divina ou da perversidade. Os comentários que fazemos a respeito de qualquer assunto pesam muito na maneira como viveremos. Quem se omite em dizer a verdade abre mão da grande chance de entesourar bênçãos para o futuro. Quando o cristão fecha a sua boca e não fala da solução, perde a capacidade de operar o poder divino. Sempre fale do que Deus pode e quer fazer.

Em todos os momentos, estamos semeando alguma semente e, se não plantamos a boa Semente – a Palavra do Senhor –, nós nos tornamos semeadores do joio, de ventos que trarão tempestades e todo tipo de sofrimento. A pior atitude que alguém pode cometer é omitir-se em dizer a verdade, pois, com isso, impede a justiça divina de se manifestar e dar fim à angústia. Nunca perca a oportunidade de fazer o bem.

Não é por acaso ou simples sorte que os filhos de Deus tomam conhecimento de algo, conhecem certa pessoa ou estão em determinado local. Para tudo isso há um propósito divino! Quando, por exemplo, vemos o mal atuar na vida de alguém, é nossa obrigação deixar o Espírito de Deus nos usar. O que falarmos será “o fiel da balança” na vida de qualquer pessoa: se dissermos o negativo, impediremos o poder divino de operar naquela vida.

Se o cristão não diz a verdade, deixa a pessoa que está em apuros sem o consolo de Deus e, com isso, desperdiça uma oportunidade de ouro de pôr a autoridade divina em ação e de receber, em troca, Seu favor. Jamais feche sua boca, pois em você há solução para todos os problemas, desde que fale segundo a Palavra do Senhor. Por isso, procure nunca andar no natural, mas, sim, respirando a presença divina.

Jamais concorde com o diabo, pois ele sempre usa de mentira para fazer alguém ficar em desespero e, assim, tomar as mais loucas decisões. Como representante do Pai, você tem o poder de que os perdidos precisam, mas, se não o usar, estará ajudando o tentador. Ora, por que não usar o que o Senhor lhe tem dado? Ainda que você dê um copo de água (Marcos 9:41) – um recadinho da Palavra – ao sedento, haverá galardão para a sua ação.

Seja um amigo de Deus e nunca se envergonhe de andar com Ele. Com isso, você verá que sempre haverá momentos em que pode intervir, e, com o tempo, isso se tornará algo normal para você. O Senhor nos comissionou como Suas testemunhas em todo o mundo (Isaías 43:10). Portanto, permita que Ele o use! Assim, você descobrirá que ficou mais forte na fé, mais poderoso em oração e mais ousado para enfrentar as lutas que lhe sobrevierem.
"todavia eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:18).

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DEUS PERDOA E ESQUECE

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Isaías 43:25)   

No livro do profeta Isaías, várias vezes é descrito o comportamento desobediente e pecaminoso do povo hebreu. De maneira incompreensível, porém, várias vezes o Senhor também afirma Seu desejo de restaurar Seu povo. “Mas Eu – Eu mesmo – sou seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço”.


Há duas coisas claras na Bíblia. A primeira é a afirmação da perfeição e da santidade do Senhor. A segunda é a afirmação da natureza imperfeita e pecaminosa dos seres humanos. De acordo com a lógica humana, seria perfeitamente justo o Criador desistir de nós, condenando completamente toda a raça humana. Por que, então, o Senhor decidiu escolher para Si certo número de mulheres e homens?     

A resposta da Bíblia é clara e definitiva: a explicação não está em nós, mas em Deus. A explicação está no Criador e na Sua divina capacidade de restauração. Ele declara – “Mas Eu – Eu mesmo - ... perdoo os seu pecados“. Em Cristo, a restauração é tão completa que o Senhor afirma, com relação aos nossos pecados perdoados: “e os esqueço”. O Senhor perdoa e esquece dos nossos pecados. Do “coração quebrantado e contrito”, porém, Ele nunca esquece”!
Essa divina revelação e fato caracteriza o amor e a misericórdia de Deus pela Sua criatura, feita a Sua imagem e semelhança. Enquanto o homem tenta explicar o comportamento de Deus ele não consegue "ver" nem "ouvir" o seu Criador, vive distante, sendo que bastaríamos pela fé vivenciar o amor de Deus, confessar seus pecados, não praticá-los mais e sabermos que Deus é fiel e verdadeiro para apagar definitivamente nossas transgressões.

Isso é tão sublime que nos faz ainda mais gratos pelo imensurável amor de nosso Pai Celeste.
Livre-se definitivamente de seus pecados. Confesse-os a Deus através de Cristo nosso Mediador e Senhor e Salvador e seja um verdadeiro crente, um verdadeiro filho de Deus. Aleluia!
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna" (João 5:24).

quarta-feira, 10 de julho de 2013

FINANÇAS – MULTIDÃO GANHA-PÃO

“Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.” (Mateus 14:17)

Um princípio muito negligenciado ou desconhecido na vida financeira se chama passividade. Como se explica que no meio de uma multidão de milhares de homens só havia cinco pães? Por que esse povo todo não se preveniu para sair ao campo? E se nem esse menino tivesse trazido os pães?

Independentemente dos aspectos estratégicos de uma situação destas, devemos aprender que multidão, povão, é assim mesmo – vive na passividade e não se previne. Isso meu querido, é um princípio de finanças essencial para prosperar. Quem fica na passividade não vai além de ganhar um pedaço de pão, enquanto que os poucos que são pró-ativos tem pão para repartir. Note que a multidão não tem nem nome, enquanto que o personagem central é o dono do pão.

Quando nossa vida profissional e financeira fica estagnada, devemos avaliar se não ficamos passivos, esperando o pedaço de pão nos chegar às mãos. Quem ganha pão não progride, fica limitado. É preciso superar, crescer, avançar, progredir. Não estamos mais na idade média e, exceto por questões extremas, a maioria das pessoas pode fazer algum curso, aprender algo novo, melhorar seu trabalho, conhecer novas técnicas, procurar novas oportunidades. Financeiramente falando parar é morrer.

Dias atrás conversava com minha esposa e lembrávamos que já tivemos fases de termos apenas o pão mesmo, principalmente no início de nosso relacionamento. Foram épocas difíceis, mas vencemos e prosperamos, porque nunca estagnamos, principalmente ela, que sempre esta buscando por algo melhor, é uma batalhadora. Já se passaram 18 anos, imagine se nós ficássemos parados no tempo.

Não devemos confundir ganância e avareza com ambição. Ambicionar algo melhor é saudável e necessário; exagerar não.

Se queremos prosperar, devemos sair da multidão e de sua passividade, mudando para uma posição ativa e abençoadora.

Senhor me ensina a mudar de atitude e colocar em primeiro lugar as ações que abençoam não somente a mim, mas aos demais. Não quero mais ser passivo.
 
"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados" (2 Coríntios 4:8).

terça-feira, 9 de julho de 2013

RETRATO DOS ÚLTIMOS DIAS

“Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.” (Daniel 12:10)

A corrida por boas coisas, conforto, riqueza e outras ambições está desenfreada. Todos querem melhorar, mas, pelo que se ouve e se conhece, muitos não respeitam limites. O prazer tornou-se o alvo que as pessoas procuram atingir, não importando o preço – material ou espiritual – a ser pago. A humanidade entrou decidida nessa luta; porém, não há quem acorde para anunciar que, em breve, este mundo terá fim.

É o combate das forças do bem contra as do mal. Nunca se viu tanta prosperidade, tanta profusão de ideias, como as que estamos contemplando. O profeta Daniel declarou que um dos sinais de que isso estaria perto de ocorrer seria, nos últimos dias, a multiplicação da ciência (Daniel 12:4) – o que já tem ocorrido em nossa geração. Outro sinal diz respeito à questão espiritual: muitos serão purificados. Temos visto a Palavra do Senhor sendo revelada como nunca.

Isso é obra do Espírito de Deus. A maioria não entende que essa parte é a melhor. O próprio Senhor está santificando Seu povo, tirando as doutrinas do homem e fazendo-o enxergar a Verdade. Dentro das melhores igrejas, há pessoas perdendo-se nas músicas, em choros e no que consideram ser a glória de Deus, mas tudo isso é pura emoção. O trabalho é mais sério do que esses shows de dons humanos. O Senhor está embranquecendo aqueles que O amam.

Se você já passou por uma série de tentações, mas não caiu, alegre-se, pois estava sendo provado. O bom é que Deus não o deixou cair! Os que caíram devem buscar o perdão. Todos devem ficar alerta, pois a obra ainda não terminou, e, bem mais cedo do que pensam, podem vir novos testes. O certo é orar para ser ajudado no tempo das provas. O Senhor sabe por que permite que isso ocorra.

Os ímpios vão de mal a pior, pois o que lhes interessa é satisfazer seus desejos carnais. Se, para eles, houver “pão e circo” – alimento e diversão –, tudo bem. Ora, bom é ficar longe deles, das suas práticas e dos seus resultados, pois, certamente, nada disso vem do Senhor! O Altíssimo está agindo para levantar um povo zeloso de boas obras; portanto, analise o tipo de atitude que você tem tomado (Tito 2:14). Somente quem tem e guarda os mandamentos está no caminho certo (João 14:21).

Não haverá desculpas, como a de que alguém não aguentou e caiu. O Senhor já nos advertiu de que a carne é fraca e para nada aproveita (João 6:63). Ele nos deu Seu Espírito Santo para nos fortalecer, a fim de enfrentarmos o que vem contra a humanidade (Marcos 14:38; Romanos 8:26). Os ímpios caem por falta de entendimento bíblico, mas nós temos a sã doutrina, que nos manterá de pé. Veja o retrato dos últimos dias e se refugie no Senhor. De que adianta nadar, nadar e morrer na praia?
"Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12).

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

POR QUE AMAR O MUNDO?

“Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia.” (2 Timóteo 4:10)

Duas atitudes ferem o coração de um verdadeiro homem: o desamparo de um filho na fé e o desvio dele. A primeira, porque ele sabe que o Senhor prometeu a Moisés ser inimigo dos seus inimigos e, por extensão, adversário dos seus adversários e ingrato para com os que lhe fossem ingratos (Êxodo 23:22). Ele também seria amigo dos seus amigos, fiel a quem lhe fosse fiel e recompensador a quem lhe fizesse algo de bom. Não compensa amar o mundo.

Somos advertidos de que virá um tempo em que muitos salvos não aceitarão viver na sã doutrina. O espírito do mundo conseguirá corromper muitos. Pelo que já temos visto, parece que estamos vivendo nessa época. Como alguém aceitará a outrem como seu mestre, se este aprova o que o Senhor condena? Esses “mestres” surgem conforme o desejo imundo do coração, com ideias mirabolantes, sem respaldo bíblico.

O segredo para não cair em tentação é ser sóbrio em tudo. Não se deixe levar pelo que dizem as pessoas, pelas lágrimas que derramam ou pela sensualidade de alguém. Por outro lado, a Palavra nos manda sofrer as aflições. Essa é uma das cargas que temos de suportar. Se isso já tem ocorrido com você, a saída é fazer a obra de um evangelista, um anunciador das Boas-Novas, cumprindo o ministério que o Senhor lhe deu (2 Timóteo 4:5).

Desde o dia em que entregamos nossa vida ao Senhor, morremos com Cristo (Romanos 6:8). O que nos interessa é combater o bom combate até que a nossa carreira se complete, sempre guardando a fé (2 Timóteo 4:7). Ora, para os que forem achados fiéis haverá uma recompensa, a qual Paulo chamou de coroa da justiça, a ser dada por Jesus no Dia do Juízo (v.8). Então, não mude em nada a sua determinação de ser sempre servo do Altíssimo.

Por que Demas abandonou Paulo, amando o presente século? Como ele, muitos outros também o fizeram. O pior é que vários insistem no erro, não dando ouvidos à voz do Espírito Santo. Aquelas pessoas causaram um prejuízo enorme ao apóstolo e, também, a si mesmas. O que dirão ao Justo Juiz quando Ele vier? Haverá desculpas por terem-se dado ao pecado, à ganância e feito o que seu coração pediu?

O mau exemplo de Demas foi seguido por outros. Alguns abandonaram Paulo por terem sido enviados para uma santa missão; outros, infelizmente, seguiram o caminho da morte. No entanto, Deus é fiel! Ele sempre tem um Lucas que abdica da sua vida e carreira para ficar ao lado de quem recebeu a chamada. Seja esse Lucas, pois quem tiver deixado qualquer coisa por amor do Evangelho receberá cem vezes mais e, também, a vida eterna (Mateus 19:29).
"Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (João 4:24).