quinta-feira, 31 de julho de 2014

MÁS COMPANHIAS

"Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: 'Não conheço esse homem!' Imediatamente um galo cantou." (Mateus 26:74)

A negação de Pedro a Jesus não aconteceu durante um período de segundos ou minutos, mas ao longo de um período de horas. Desde que a primeira pessoa disse "Você foi um dos que estavam com Jesus, o Galileu," e o momento em que Pedro fez sua segunda negação, uma hora se passou. Ele teve ampla oportunidade de mudar sua atitude, mas permaneceu nessa situação.

Isso deve lembrar-nos de que nenhuma pessoa está a salvo da tentação, exceto aquela que dela foge. Pedro, depois de ter sido advertido por Jesus, deveria ter evitado qualquer lugar onde pudesse ser tentado. Ele definitivamente deveria ter evitado todos os galos.

Eu teria dito: "Há algum galo aqui? Porque estou saindo, se houver. O Senhor mencionou um galo."

Grandes homens e mulheres de Deus, têm se complicado quando baixam a sua guarda e, dessa maneira, deixam-se arrastar pelo pecado.

Pessoas como Salomão, Sansão e Davi, descobriram isto pelo modo mais difícil. Você acha que somos melhores do que eles? Será que estamos espiritualmente  mais protegidos do que eles estavam? Sinceramente, acho que não!

Se alguém como Simão Pedro foi capaz de cair, certamente nós também somos. 1 Coríntios 15:33 nos diz: "As más companhias corrompem os bons costumes." Pedro estava cercado de pessoas que o afundavam espiritualmente.

Você está em uma situação semelhante atualmente? Já manteve relacionamentos nos quais as pessoas lhe afundam? Um romance, uma estreita amizade? Casos em que você acaba comprometendo os seus princípios para se adaptar às situações e não ofender ninguém?

Talvez você precise repensar quem são os seus amigos. Talvez você precise fazer algumas mudanças imediatas nos seus relacionamentos.


PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 João 4:20) - Como podemos dizer que amamos a Deus sendo que não ajudamos os necessitados, sendo que deixamos de falar do amor de Jesus para as outras pessoas!! Como então podemos dizer que nossa vida esta entregue ao Senhor, se pensamos somente em nós mesmos!!! Tenhamos cuidado para não praticar a fé sem obras!!! Que possamos servir a Deus com todo nosso coração e todo nosso entendimento. – “Senhor Deus, perdoa pelas vezes que eu tive oportunidade de acudir ao necessitado e deixei de fazê-lo. Perdoa pelas vezes que não falei do evangelho por medo, vergonha ou qualquer outro motivo. Perdoa pelas vezes que deixei de amar meu próximo e não o tratei como deveria. Ajuda-me a melhorar nessa área, limpa meu coração para que eu possa estar cheio do amor do Espírito Santo, para transbordar desse amor para outras pessoas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quarta-feira, 30 de julho de 2014

O MITO DA REJEIÇÃO

"Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando um depoimento falso contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte." (Mateus 26:59)
Qual o motivo para os líderes religiosos do tempo de Jesus serem tão impiedosos ao ponto de prendê-Lo e levá-Lo à morte de forma tão severa? Onde estava a compaixão deles? Onde estava seu senso de justiça?

Mesmo que não O aceitassem como o Messias, o que estava por trás de tudo aquilo? Porque eles quiseram uma execução tão rápida?

Se pegarmos essa questão e ampliar o seu foco às mesmas pessoas que rejeitam Jesus Cristo hoje em dia sem nem mesmo parar para entender o que Ele pregou, podemos perguntar:

Por que as pessoas rejeitam a revelação das Escrituras, quando na maioria dos casos nunca dedicaram sequer um tempo para lê-las por si mesmas? Por que essas pessoas se recusam a ouvir pelo menos um pouco a mensagem do Evangelho?

Jesus disse: "Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más." (João 3:19)

Talvez alguém possa dizer: "Não sou cristão porque não concordo com isso ou tenho problemas com aquilo". De acordo com Jesus, a real razão é que suas atitudes são más. Eles não querem chegar à luz, onde suas obras serão expostas. Todo o resto nada mais é do que desculpa esfarrapada.

Isso não quer dizer que tais pessoas não possam ter dúvidas legítimas a esclarecer, nem tampouco que pessoas não têm lutas com algumas dessas verdades.


Isso quer dizer apenas, que quando as pessoas realmente buscam a Deus e têm respostas às suas perguntas, elas passam a crer.
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Timóteo 6:17) - Paulo escreve essa carta a Timóteo que acaba de assumir a igreja em Éfeso, e direciona esse versículo a uma classe de pessoas: os ricos! Interessante que ele não fala para exortar aos ricos pelo fato de terem muito dinheiro, mas recomenda que eles não sejam orgulhosos e nem coloquem sua esperança, seu coração, na riqueza que é instável e não oferece segurança. E pede para que a esperança seja colocada em Deus, que TUDO nos proporciona ricamente, e para nosso aprazimento, que significa contentamento. E assim nos dias de hoje, não devemos esperar ter segurança, no dinheiro, no emprego, na poupança, mas em Deus que conhece todas as nossas necessidades. – “Pai querido que bom ler nessa palavra, que o Senhor nos proporciona tudo ricamente, e ainda por cima para nosso contentamento, para nosso prazer. Isso mostra sua bondade, sua graça e como o Senhor se preocupa até mesmo com nosso bem-estar. Obrigado por me amar tanto e cuidar de mim tão especialmente. Em nome de Jesus. Amém.”

terça-feira, 29 de julho de 2014

NOSSA MOTIVAÇÃO EM DAR

"[...] Então ela estará pronta como oferta generosa, e não como algo dado com avareza." (2 Coríntios 9:5)

Certa vez, um casal vivenciou a seguinte experiência na igreja em um domingo: como as ofertas estavam sendo recebidas, o homem colocou sua mão no bolso com a intenção de pegar uma nota de 5 reais. Ao invés disso, pegou uma de 50, só percebendo o fato quando a colocou no pote com as demais notas. Ele ficou um pouco assustado com o que havia feito e disse para sua esposa: "Bem, ao menos serei recompensado no céu por dar 50 reais."

"Não", ela disse. "Você receberá a recompensa por 5 reais, porque foi o que você realmente quis dar."

Intenção é tudo, porque Deus vê o coração. A Bíblia nos diz que "[...] Deus ama quem dá com alegria" (2 Coríntios 9:7). Isso sugere uma alegria em dar sem qualquer restrição. Surpreendentemente, assim como Paulo exortou os Coríntios a dar, ele citou os crentes da Macedônia, que estavam relativamente mais pobres que os cristãos de Corinto. Falando a respeito deles em 2 Coríntios 8:2, Paulo diz: "No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade." Como os termos "severa tribulação", "grande alegria" e "extrema pobreza" se encaixam em um só versículo? Encaixam-se quando as pessoas encontram a alegria em dar.


Dar não é um luxo dos ricos. É um privilégio dos pobres e de todos mais, não apenas aqueles que têm dinheiro disponível. Dar é uma responsabilidade. É uma oportunidade. E é uma benção para cada seguidor de Jesus Cristo.
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Coríntios 6:7) - Em nosso dia-a-dia, passamos por diversas situações onde o senso de justiça e de vingança fala mais alto. Quantas verdades gostaríamos de dizer, e ficam ocultas em nosso coração, muitas vezes se amontoando em mágoas e feridas . E dizer a verdade, muitas vezes, é só para os corajosos, mesmo que para a nossa própria justiça. É aí que entra o ministério de Jesus. O que Jesus nos ensina é que ELE é a nossa justiça. Não podemos convencer a ninguém de idéias e atitudes erradas, mas o Espírito Santo, o nosso amigo, PODE! Não podemos convencer a quem nos fere e prejudica do seu erro, mas Jesus pode, e é ELE quem nos fará justiça, assim que tivermos o seu amor falando mais alto em nós mesmos através do perdão, e aprendamos a negar a nossa vontade. Não é essa a base do Evangelho? Negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Jesus? Que possamos aprender a passar pelo caminho estreito e sermos imitadores de Cristo aqui na Terra, para que um dia nos encontremos com ELE com as mãos limpas!!! – “Senhor Jesus, Sou grato a Ti pela vida, pelas pessoas que me cercam, e por todas as lições que aprendemos todos os dias. Agradeço-te porque o Senhor cuida de cada um individualmente, e a obra em nossas vidas é Tua, Senhor. Só o Senhor pode moldar estes vasos de barro para que possas nos usar! Assim como tenho defeitos, outras pessoas também os tem e peço que as abençoe. Abençoe aqueles que estão me prejudicando e os faça ver a verdade! Me ajude a amá-los e fazer a diferença na vida deles, pois sou teu servo. Em nome de Jesus. Amém!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

APENAS ESPERE

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.” (Eclesiastes 3:11) 

Jairo era um homem rico, conhecido e poderoso. Era o líder da sinagoga local. Quando sua filha de 12 anos (sua única filha) estava em risco de morte, ele procurou Jesus para curá-la.

Não sabemos se Jairo acreditava ou não em Jesus como o Messias. Como ele era o líder da sinagoga, sabemos apenas que era um homem religioso. Ele certamente ouviu falar de Jesus e talvez tenha até depositado a sua fé nEle. As escrituras não falam nada a respeito disso, mas Jairo acreditou que Jesus poderia salvar a sua filha. Então foi atrás do Senhor e implorou para que ele curasse a sua filha. Ele confiou em Jesus.

Mas quando estavam a caminho de casa, chegou à notícia de que sua filha havia morrido. O motivo pelo qual não chegaram à menina mais cedo foi porque uma mulher necessitada de cura veio a Jesus e o tocou e Ele parou e quis saber quem o havia tocado.


Mesmo assim Jairo não reclamou. Ao invés disso, ele se comprometeu com Jesus, crendo que Deus sabia o que estava fazendo. Sua fé era dramática, especialmente nesse momento do ministério de Jesus. Jesus ainda não havia trazido ninguém dos mortos. Ele havia curado muitas pessoas, mas ainda não havia ressuscitado ninguém. Jairo teve que esperar. E, assim como Jairo, nós também temos que esperar.

Muitos ficam impacientes com Deus e, em sua impaciência, tentam resolver sozinhos seus problemas, fazendo-os ficar muitas vezes ainda maiores. Você pode estar certo de uma coisa: os atrasos de Deus não são necessariamente negações. Temos que esperar no Senhor. O tempo de Deus é tão importante quanto a Sua vontade. Ele não nos pede para entendermos. Ele nos pede apenas para confiarmos.
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Provérbios 15:16) - Este texto fala de uma realidade muito comum nos dias de hoje, pessoas com muito dinheiro que podem comprar tudo o que desejam, mas são infelizes, solitárias, não conhecem o amor, e não tem paz. Por outro lado, existem pessoas que não tem dinheiro, e são muito felizes. Os tesouros de Deus são de valor incalculável e são estes que nós devemos procurar. – “Pai querido, o Senhor é um Deus tremendo e nos ensina que devemos acumular tesouros nos céus, ajuda-me a entender e buscar o que realmente tem valor, conforme a Sua vontade. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PROVEM E VEJAM

"Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!" (Salmos 34:8)

Precisamos lembrar que a vontade de Deus é boa e agradável. Pode até não parecer assim em determinados momentos, mas é. Seu plano para cada um de nós é bom. No entanto, ele geralmente não nos dá os detalhes do plano. Normalmente, Deus revela-nos a Sua vontade em pequenas porções. Ele vê o panorama geral, enquanto nós vemos apenas um pouco de cada vez.

Se você fosse Jacó, o pai de José, certamente como todos os pais, teria orado pelo bem-estar do seu filho. Mas quando José foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos, facilmente poderíamos dizer: "Deus, o que você está fazendo? Por que você permitiu isso?" Mas se Deus não tivesse permitido que isso acontecesse, José nunca teria sido posto na posição de influência que lhe permitiu salvar todo o seu país e toda a sua própria família.

Se você fosse a mãe de Moisés, como teria sido difícil ver seu próprio filho ser levado para o palácio do Faraó! No entanto, era tudo parte do plano de Deus para moldar Moisés como o líder que tiraria Israel da escravidão no Egito. Se você fosse a mãe de Jesus e vise seu próprio filho pendurado na cruz, como facilmente poderia ter dito: "Senhor, por que você deixou isso acontecer?" Mas se Jesus não tivesse morrido na cruz e levado consigo todos os nossos pecados, não poderíamos conhecê-lo hoje.


Então, quando vemos a vontade de Deus em andamento, nem sempre podemos compreender o seu sentido. Mas você precisa confiar que Deus sabe o que está fazendo. Sua vontade é boa e agradável. Basta somente esperar até que Ele termine por completo aquilo que começou.
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 25:4-5) - Quando vi meu pai definhando com o Mal de Alzheimer, fiquei furioso com Deus. Como é que Ele tinha permitido que aquilo acontecesse a mim, um servo fiel? Eu oro, estudo a Bíblia e levo a sua Palavra a outras pessoas. Não seria isso suficiente para garantir que tais coisas não me acontecessem? Durante aqueles meses irados, não ouvi nada de Deus. Chorei, gritei e, ainda assim, Ele permaneceu silencioso. Aos poucos, o silêncio tornou-se um convite para buscar a Deus. Procurei as Escrituras. Escavei fundo, visitei uma nova igreja e li novas lições da Bíblia. Três anos depois, minha amargura passou e minha sensação de relação íntima com Deus foi restaurada. Durante o silêncio, mergulhei ainda mais fundo em meus estudos do que teria feito se O sentisse bem perto. Saí da experiência com um melhor conhecimento das Escrituras. Quando pareceu que Deus tinha-me voltado às costas, prestei atenção. Embora Deus possa estar silencioso, Ele está sempre presente. Deus nos conhece e toma conta de nós, mesmo quando não podemos ouvir Sua voz. Finalmente, percebi que Ele suportou o fardo da minha ira, foi o único que me amou incondicionalmente. – “Obrigado, ó Deus, por Tua fidelidade. Embora possamos não sentir a Tua presença em todo o tempo, ajuda-nos a reconhecer que estás sempre conosco. Em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 24 de julho de 2014

NÃO DURMA NO PONTO

"Quando estes estavam se retirando, Pedro disse a Jesus: 'Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias'. (Ele não sabia o que estava dizendo.)" (Lucas 9:33)

Por que será que Pedro disse aquela bobagem durante um evento tão importante como o da Transfiguração? Os Evangelhos nos dão duas possibilidades: 1. Ele simplesmente não sabia o que dizer; 2. Ele tinha um sono pesado e não estava ainda bem acordado naquele momento. Convenhamos, aquela foi uma hora ruim para adormecer. Imaginem o que mais Pedro teria visto se estivesse completamente desperto e atento?

Aquela não seria de fato a última vez em que Pedro, juntamente com Tiago e João, adormeceria em hora imprópria. No Jardim do Getsêmani, Jesus lhes disse: "Vigiai e orai..." Então Ele foi a poucos metros de distância e começou a orar. Quando voltou, estavam todos dormindo. Eles estavam perdendo um evento significativo na vida do Senhor.

Gostaria de saber o quanto perdemos por causa do nosso sono espiritual. Quantas vezes estamos dormindo espiritualmente quando Deus quer falar conosco através da Sua Palavra? Porque estamos muito preocupados com outras coisas, não temos a disciplina para pegar a Bíblia e abri-la. Quantas vezes estamos espiritualmente adormecidos e não vamos à igreja para sermos alimentados pela Palavra de Deus? Quantas vezes estamos dormindo espiritualmente enquanto o Senhor quer que a gente fale por Ele? Estamos dormindo fora do horário.

Como os discípulos, também podemos perder o que Deus gostaria de fazer através de nós. Precisamos estar acordados. Precisamos estar vigilantes. Precisamos prestar atenção.
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 27:4) - A obediência flui da confiança e a confiança revela-se por meio da obediência. A vontade do Senhor na nossa vida é boa, perfeita e agradável... “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” Para sermos alimentados espiritualmente precisamos ler a Bíblia, ir à igreja para ouvir a Palavra de Deus, aprender com Jesus, caminhar nos Seus caminhos, praticar os Seus ensinamentos e permitir que Ele trabalhe em nossa vida. Assim teremos a certeza de que contemplaremos grandes maravilhas a serem realizadas por Jesus e logo cantaremos o hino da vitória. É a saúde? Área sentimental? Familiar? Falta-te um trabalho? Ou será a conversão de alguém que ama muito? Não importa Ele fará!!! Somos amados de Deus e Ele sempre cuida de cada detalhe em nossa vida, e age no sobrenatural, ainda que não vemos, Ele está fazendo, assim como Josué chegou à terra prometida, e viu que a terra era boa, creia, a sua terra é boa aos olhos de Deus. Talvez hoje você esteja passando por uma situação difícil, e a única coisa que me vem em mente em dizer é NÃO DESISTA, NÃO PARE DE CRER!!! Os sonhos de Deus não irão morrer. – “Você é um projeto santo do Senhor, um dia Ele teve um sonho com você e hoje você é esta pessoa linda e especial... Se estas palavras chegaram até você é porque Deus preparou-as para que você lesse... Para te lembrar que Ele te ama. Então deixe cada palavra penetrar em seu coração e bem aí aonde você está!!! Contemple a presença do Senhor em tua vida... E confia nEle!!! Hoje tudo vai dar certo, sinta a alegria a paz e o amor que vem do trono de Deus. Ore: Senhor obrigado por eu ser assim, porque o Senhor me projetou, ensina-me os teus caminhos e livra-me dos meus inimigos. Em nome de Jesus. Amém.”