quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A FONTE DOS NOSSOS PROBLEMAS

"Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno." (2 Tessalonicenses 3:3)

Estamos vivendo numa época em que adoramos culpar alguém (ou algo) pelas coisas que fazemos. É muito conveniente ter um "bode expiatório", quando não se quer ser responsabilizado por suas ações. Podemos dar milhões de desculpas por um comportamento errado, mas parece que nunca estamos dispostos a dizer: "Sou responsável por minhas atitudes" ou "Eu pequei contra Deus".

Infelizmente, mesmo no meio cristão, a psicologia é colocada no mesmo nível da Bíblia (ou até acima). Muitas pessoas na igreja conhecem mais sobre auto-estima do que sobre negar a si mesmo. Conhecem mais sobre cura interior do que sobre obediência a Deus.

Mas, seria a auto-estima a responsável pelos nossos problemas atuais? A culpa é sempre dos outros? É da nossa família? É da nossa cultura, da nossa educação?

Tiago nos dá a resposta para isso. Ele nos diz qual a fonte de nossos problemas: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem." (Tiago 4:1-2)

Tiago estava dizendo: "Seus problemas vêm do desejo por prazer que luta dentro de vocês". A Bíblia não está dizendo que buscar prazer é algo necessariamente errado. Há coisas prazerosas que nos foram dadas pelo próprio Deus.

Tiago nos alerta sobre possuir uma mentalidade que busca desenfreadamente o prazer. Ele está dizendo que a fonte dos nossos problemas é a busca egoísta por prazer. Em outras palavras: nossos problemas vêm de uma enorme paixão que temos por nós mesmos.
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões." (Romanos 6:12)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Lucas 2:7) - Era ocasião de recenseamento, Belém estava lotada de gente. Não sobrou nenhum quarto para José e Maria. Por muito favor, a hospedaria cedeu-lhes a estrebaria. De modo que foi uma manjedoura que acolheu Jesus, no seu nascimento. A qualidade espiritual de nossa vida depende do lugar que reservamos para Jesus. O Senhor não força nada: Ele ocupa o lugar que lhe reservamos. A decisão, portanto, é nossa. Há quanto tempo não recebemos Jesus, na intimidade do nosso coração? – “Deus Pai, coloco-me na tua presença para pedir perdão, porque não tenho reservado o melhor lugar em minha vida para o Senhor. Rogo pela Sua graça e misericórdia, e que o Senhor me ajude e me ensine a entregar-me totalmente a ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus!
    Olha, sou cartazista do meu Ministério Missão Transcultural, www.iadmt.com, e observei que no cartaz que está sendo apresentado neste blog, o rapaz faz um gesto que tem um significado forte no mundo espiritual, é só uma observação, obrigado e me desculpem.
    http://edsonclaudia.blogspot.pt/2013/07/mao-chifrada-sinal-satanico-que-poucas.html

    ResponderExcluir