quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VIDA LONGA OU CURTA?

“O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados.” (Provérbios 10:27)
Por que não aproveitar os dias que Deus nos dá sobre a face da terra? Eles são curtos – 70 ou 80 anos –, mas, para alguns, podem ser um pouco mais, pois diz a Palavra que eles podem ser aumentados ou encurtados. O temor do Senhor faz com que os anos sejam ampliados, e a falta desse sentimento faz com que sejam diminuídos. Está nas mãos do homem essa prerrogativa! Então, os que forem sábios viverão mais e melhor; já os que se derem ao erro, menos e pior.
O mínimo que podemos fazer com relação a Deus é respeitá-lO, pois Ele é o nosso Criador, e Sua Palavra deve ser acatada como o que Ela é – Palavra de Deus –, e não como uma palavra qualquer igual à nossa. Tendo Ele falado, quem tiver juízo logo Lhe obedecerá. Deixar de cumprir o que o Senhor nos diz é como uma declaração de rebeldia, desprezo e submissão ao inimigo. Todos aqueles que não deram a devida atenção ao que lhes foi dito no passado viram seu sofrimento aumentar, pois, com isso, o maligno se fortaleceu contra eles.
Muitas pessoas não têm coragem de confessar que o demônio da insubmissão já as ganhou. Mas, exatamente por não se submeterem a Deus, elas provam isso. O dia mais triste na vida de alguém é quando ele decide caminhar no erro. Então, cessa a voz de Deus, a qual o avisava do perigo que o impedia de se entregar ao diabo, e ele caminha a passos largos para a destruição. Por que os filhos de Deus se deixam levar pelo espírito do erro? Por que os santos se voltam para a prostituição? Por que um cristão age desonestamente? A mentira e qualquer outro erro, por mais prazer que deem, não devem ser praticados, pois a eternidade em sofrimento é um preço caro demais a se pagar.
Deus quer que Seus filhos vivam bem, sejam felizes e desfrutem o melhor dEle. Porém, os que não O temem jamais conseguirão isso. Deixar de temer o Altíssimo é praticar a pior das impiedades, pois Ele não é mau e jamais nos pediria algo que nos causasse dor ou sacrifício. O que o Pai nos orienta a fazer é, sobre todas as coisas, o melhor que nos poderia ter sido pedido e redundará em grande benefício para nós.
Os ímpios provarão o quanto dói trair a confiança dAquele que, além de nosso Pai, é nosso Amigo. Eles se abrem para o perverso destruidor, o qual não deixará passar essa oportunidade. Ao contrário, ele sempre aproveitará a porta que lhe é aberta para cumprir seus maus intentos. O diabo é mau caráter, mau de coração e só sabe fazer o que não presta, e isso redunda em grandes sofrimentos para quem sai da proteção divina.

Meu irmão tome a estrada certa e não deixe nada impedi-lo de ter comunhão com o Pai das luzes. NEle não habita mal algum. Seja você mesmo a prova viva de quão bom é o Senhor, nosso Deus!
"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e apegando-se a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade." (Deuteronômio 30:19-20)
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 139:23-24) - Amados é um privilégio ter um Deus que conhece nosso íntimo, mais do que nós mesmos o conhecemos. Muitas vezes não entendemos o que estamos passando, não sabemos qual direção devemos seguir, não sabemos o que passa dentro de nosso coração, mas o Senhor conhece nossa necessidade, nossa dúvida, nossos medos, e somente Ele é capaz de nos guiar pelo melhor caminho. – “Pai querido, entrego meu coração, meus sentimentos e minhas emoções ao Senhor. Minha vida esta em Suas mãos, sei que há tempo para todas as coisas, por isso se houver tristeza, medo, solidão, dúvida, sei que estas coisas são para minha edificação. Guarda meus caminhos, e livra meus passos do caminho do mal. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

COMO SER UM CRISTÃO MELHOR

“Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” (Provérbios 3:12)
Ser amado pelo Pai celeste é a melhor coisa deste mundo, mas Ele não nos trata de modo irresponsável. Quem teve um bom pai, muitas vezes, foi repreendido e disciplinado. Aqueles que envergonham o Nome do Senhor com suas más ações fazem isso por ainda não estarem, de fato, na família de Deus.

Nem todos podem desfrutar do amor e do carinho do Senhor – somente aqueles que passam pela porta estreita e pelo caminho apertado que leva à família de Deus conseguem isso. Para os que se entregaram a Jesus, o Pai os cria de modo exemplar. Frequentar os cultos, cantar os hinos, entregar o dízimo e as ofertas e, até mesmo, ser obreiro ou ministro do Evangelho não são o mesmo que ser filho de Deus. Infelizmente, com o avanço da obra divina, alguns lugares têm deixado de lado os princípios fundamentais da fé e considerado salvos aqueles que ainda estão no pecado e, em alguns casos, têm ungido pastores que sequer sabem o que é nascer de novo.

Um bom pai não faz toda vontade dos filhos, mas repreende, quando se faz necessário, e também disciplina. Aqueles que fazem “vista grossa” aos erros dos filhos irão surpreender-se com os atos absurdos que esses poderão praticar. Todos os que são aceitos na família divina passam verdadeiramente pelo ensino do grande Mestre, o Santo Espírito, que os leva a perder os costumes errados do passado e lhes ensina a agir como filhos de Deus.

Você conhece um bom cidadão pela educação que ele recebeu em casa. A causa principal da violência, a qual campeia quase que livremente em nosso país, não é a miséria, mas, sim, a falta de temor ao Senhor. Sou oriundo de uma família humilde, mas nunca assaltei, trafiquei nem mesmo me deixei usar para destruir um lar.

Creio que os membros da igreja e os obreiros que andam em pecado ainda não se converteram, pois só mesmo quem não provou o amor divino será capaz de envergonhar o Nome de Jesus. Aquele que está na família de Deus não se deixa levar pelo inimigo, mas luta com todas as forças para honrar o bom Nome do Senhor.

Se estiver sendo repreendido, não se chateie. Ao contrário, ore para que o Altíssimo o discipline a tal ponto que você venha a se tornar o prazer de Deus no meio desta geração corrompida e perdida. Ele, muitas vezes, usa os irmãos e, até mesmo, os perdidos para nos dar lições que nos farão melhores cristãos. Contudo, ainda assim, nunca se insurja contra as repreensões do Pai.

Que Ele sempre nos repreenda, para que, assim, possamos dar-Lhe alegrias!
"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te." (Apocalipse 3:19)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Hebreus 13:9) - Existem pessoas muito preocupadas com as doutrinas da igreja, e são levadas de um lado para o outro em busca da doutrina que mais lhes agrada. No entanto a palavra de Deus nos ensina que devemos ter nossos olhos e nosso coração voltados para a graça a Deus. Interessante o uso da palavra alimentos, pois vale lembrar que assim como o nosso corpo necessita de alimento, nosso espírito também precisa se alimentar. – “Pai querido, quero ir à igreja com o objetivo de fortificar meu coração, e alimentar meu espírito com Sua graça. Perdoa pelas vezes que fui levado de um lado para o outro por causa da doutrina de homens. Ajuda-me a ter discernimento da Sua vontade para minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sábado, 22 de fevereiro de 2014

ACESSO A DEUS

"Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hebreus 2:17)

Quando somos justificados por nossa fé em Jesus Cristo, recebemos o perdão pelos nossos pecados e a justiça de Cristo. Mas o que essa "justificação" produz em nossas vidas? Em sua carta aos Romanos, o apóstolo Paulo disse:

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (Romanos 5:1-2).

Agora, temos paz com Deus. Certa vez estávamos em guerra com Deus, separados de Deus pelos nossos pecados, mas agora que estamos em paz com Ele, Deus nos deu pleno acesso através de Seu Filho, nosso Salvador. Nosso Senhor Jesus Cristo age como um sumo sacerdote para nós, trazendo-nos diante do trono de Deus, porque Ele pagou o preço dos nossos pecados. Já não estamos separados de Deus. Temos acesso a Ele, e um dia estaremos no céu com Ele.

Jesus disse: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu” (Hebreus 2:13b). Nós somos os filhos e visto que somos pessoas de carne e sangue, foi porisso que Jesus se fez homem, para conhecer nossa condição humana em todos os seus aspectos, sentir o que sentimos, desejar o que desejamos. Ao sofrer e suportar sobre si todas as nossas humilhações, dores e a morte, Ele venceu a morte e pagou o preço imposto sobre os nossos pecados para que fossemos novamente colocados na presença de Deus, nosso Criador.

Sabemos que somos justificados, sabemos que estamos em paz com Deus, sabemos que temos livre acesso à Sua presença - isso é mais do que poderíamos esperar!
"Se procedes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." (Gênesis 4:7)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tito 1:15) - Se você conhece alguém que não consegue confiar em ninguém, acha que todo mundo está mentindo, fica só julgando as outras pessoas, vê pecado em tudo, pensa que tudo é proibido, e diz que tudo pertence ao inimigo, então é bem provável que esta pessoa esteja com sua consciência contaminada. As pessoas que carregam estes fardos cada vez mais pesados, fazem isso porque se deixam dominar pela idéia de que o amor de Deus precisa ser conquistado. Ninguém é merecedor do amor do Pai, mesmo assim Ele nos ama, e manifestou Sua Graça e Seu amor através de Jesus Cristo. – “Pai querido eu entendo que não há nada que eu possa fazer, ou que eu precise fazer para conquistar o Seu amor. Obrigado porque o Senhor me amou primeiro, e derramou a Sua graça sobre mim. Ajuda-me a ser santo, mas sem hipocrisia e falso moralismo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A SUA VONTADE OU A DELE?

“... agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a tua lei.” (Salmos 40:8)          

Um renomado cirurgião neurologista, estava dando um passeio quando viu um menino que havia sofrido um acidente ao chocar-se com seu patinete contra uma árvore tendo machucado seriamente a cabeça. Percebendo que o ferimento era grave, o médico pediu a uma das pessoas que havia se aproximado que chamasse uma ambulância. Enquanto esperava, o médico procurou fazer o que estava ali ao seu alcance. Um outro menino, não muito mais velho do que o que havia se machucado, aproximou-se do Doutor e disse: "Seria melhor eu assumir o comando agora, senhor. Eu sou um Escoteiro e eu tenho prática em primeiros socorros".           

Muitas vezes nos tornamos tão ridículos quanto aquele garoto, querendo ocupar o lugar do médico, muito mais qualificado do que ele. Criticamos o trabalho do irmão, julgamo-nos melhores e mais competentes, e não nos damos conta de que foi o Senhor quem o colocou ali porque tinha um propósito e sabia que era a pessoa certa no lugar certo. Apenas a nossa vaidade não podia perceber que Deus escolhe e capacita a quem Ele quer, colocando cada pessoa em um
determinado lugar para que tudo saia perfeito e os frutos sejam vistos na hora por Ele determinada.   

A ânsia por assumir um posto de destaque, em geral, provoca sérios problemas no meio em que vivemos. Quando não conseguimos atingir nosso objetivo, tendemos a criticar e a por defeitos em tudo. Temos também o hábito de não querer cooperar se o trabalho não tiver a nossa liderança e se não seguir os planos que nós traçamos.   

O que esquecemos é que a obra é de Deus e deve ser realizada conforme os planos dEle. Se o Senhor escolhe o irmão que achamos ser o menos preparado, amém. Cabe a nós apenas dizer: "Senhor, estou aqui para seguir a Sua vontade. Seja quem for o líder, pode contar comigo. Terei grande prazer em me colocar diante de Seu altar e servir de instrumento para que o nome de Jesus seja glorificado". 

Procure servir ao Senhor e não a você mesmo.
“No coração tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.” (Salmos 37:31)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 6:8) - O culto da igreja no domingo não é o principal alvo da nossa vida aqui na terra. Louvores dominicais e pessoais são importantes, mas são apenas uma parte da nossa missão. Estamos aqui para glorificar a Deus com os nossos lábios e as nossas vidas, com nossos corações e nossas obras. O mundo ao nosso redor está envolvido nas armadilhas do inimigo, como ovelhas desgarradas estão caminhando direto para a perdição!!! Deus quer que ouçamos o Seu chamado e que O adoremos não somente na igreja, mas que saiamos para o mundo dando testemunho do que Cristo fez em nossas vidas!!! – “Pai querido, obrigado pelas experiências que o Senhor tem me dado. Obrigado pelas habilidades que o Senhor colocou em mim quando me formou no ventre da minha mãe. Obrigado pelo Seu Santo Espírito que está sobre mim. Obrigado pelo Seu amor derramado em meu coração. Agora, querido Pai, por favor, ajuda-me a anunciar estas grandes coisas que o Senhor tem feito por mim, ajuda-me a levar o Seu evangelho, para aquelas pessoas que ainda não foram alcançadas pelo Seu amor. No nome de Jesus eu oro. Amém.”

CARREGADO PELO SENHOR

"Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei." (Isaías 46:4)


Como é inseguro o ano que está à nossa frente! Insegurança nos torna inquietos e nervosos. Quantas coisas poderão nos acontecer!

 
Você deseja estar eternamente seguro? Então esteja disposto a aceitar e cumprir as duas condições que a Bíblia impõe para isso. A primeira é: "... o que me der ouvidos habitará seguro" (Provérbios 1:33), e a outra é: "Quem anda em integridade anda seguro" (Provérbios 10:9).

Dar ouvidos ao que Deus diz é estar disposto a seguir a Jesus a qualquer preço. E você é íntegro aos olhos de Deus quando crê no poder purificador do sangue de Jesus e aceita o perdão dos pecados em arrependimento sincero.

Talvez você se pergunte angustiado: "O que será que espera por mim neste ano que está pela frente?" Mas, tão logo você começar a reconhecer o poder sustentador de Jesus, suas rugas de preocupação começarão a desaparecer.

O que foi que Ele carregou? Uma coroa de espinhos, a cruz e, o pecado do mundo. O que Ele carrega agora? O mundo todo em Seus ombros. E o que mais Ele carrega? Você!

Ele o carrega em Seus braços! Então, por que você ainda se preocupa?
“... carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas fostes sarados.” (1 Pedro 2:24)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Romanos 5:3-4) - O que você pretende produzir em sua vida? Riqueza, fama, status, significado, uma herança? Que tal caráter! Ter o caráter de Deus não é realmente o nosso alvo nessa vida? Então, mesmo nos piores dias de nossa vida, se formos pessoas de caráter, nada pode tirar de nós o que mais desejamos, o caráter de Deus, dado a nós em Jesus Cristo. – “Querido Pai, por favor, abençoe-me para que eu possa ser forte em tempos difíceis e consistente em santidade de caráter. Por favor, dê-me um coração corajoso e compassivo, para que eu possa, mesmo que um pouquinho, lembrar de como o Senhor é, e do que pode fazer nas nossas vidas. No nome de Jesus eu oro. Amém.”

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

REFÚGIO E FORTALEZA

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." (Salmos 46:1)


O salmista afirma categoricamente no início dos salmos de número 46 que "Deus é nosso refúgio e fortaleza". Parece que há uma redundância nas palavras "refúgio" e "fortaleza". Parece, mas não há. Vejamos o porquê.

Passamos por problemas e enfrentamos dificuldades que, diríamos, são pequenos em seu grau de importância ou complexidade. Diríamos, ainda, que são coisas simples. Para esses pequenos problemas e pequenas dificuldades aparentemente de somenos importância, Deus é refúgio. É como se você estivesse na rua e fosse surpreendido por uma chuva. Para se proteger dela você poderia se refugiar debaixo de uma marquise. Para se proteger dessa chuva a marquise bastaria.

Por outro lado passamos, às vezes, por problemas graves e sérias dificuldades. São situações complexas, terríveis, dramáticas, inquietantes e, até mesmo, desesperadoras. Para esse tipo de problemas e dificuldades, precisamos mais do que um refúgio. Precisamos de uma fortaleza e Deus é essa fortaleza. É como se você tivesse na rua e fosse surpreendido por um temporal com fortes vendavais e que provocasse grandes alagamentos e enxurradas. Uma marquise não bastaria. Você precisaria se abrigar num lugar seguro, talvez uma casa forte. Essa casa forte seria sua fortaleza e abrigaria você do temporal.

Pois bem, para os pequenos problemas e dificuldades, Deus é o nosso refúgio. Para os grandes problemas e dificuldades, Deus é nossa fortaleza.

Aquele que se abriga no Senhor Deus, seja como refúgio, seja como fortaleza, está seguro. Sabe por quê? Porque Ele é o socorro bem presente em quaisquer momentos da nossa vida. Por isso, não tema. Confie nesse abrigo poderoso que é refúgio e fortaleza - o nosso Deus.
“De Deus depende a minha salvação e a minha glória: estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração: Deus é o nosso refúgio.” (Salmos 62:7-8)

PENSAMENTO DO DIA:- (Leia Provérbios 6:6-11) - Com estas palavras Salomão condenou a preguiça e repreendeu o preguiçoso. A preguiça não é apenas uma atitude; é a falta de ação. É escolher negligenciar questões importantes. Nem sempre os resultados desta falta de atitude são evidentes, mas com o passar do tempo, os resultados desta inércia são perda e derrota. – “Querido Pai Celestial, incite em mim uma paixão para fazer o que é verdadeiro e bom e justo. Toque em meu coração quando eu negligenciar o que é importante. Por favor, ajude-me a discernir a diferença entre a preguiça e a genuína necessidade de descansar e equilibrando minha vida entre as responsabilidades que tenho assumido. No nome de Jesus eu oro. Amém.”

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A SUA ALMA PODE ESTAR DOENTE

“Eu dizia: SENHOR, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.” (Salmos 41:4) 
Uma pessoa que adultera comete o pior erro sobre a face da Terra: ela peca contra o seu próprio corpo. Ao cair com Bate-Seba (2 Samuel 11:1-5), Davi abriu a porta da sua casa para o demônio entrar, e, com isso, coisas terríveis aconteceram com sua família. Ele vivia desgostoso, até que tomou a decisão sábia. Só Deus pode sarar a alma do ser humano. Confesse seu erro para alcançar o perdão.

A Palavra de Deus adverte-nos sobre a tentação da traição. Ela diz que quem comete esse ato tem falta de juízo. Se o pecado não fosse algo tão sério, o Senhor não nos advertiria tanto a respeito dele, mas, na verdade, suas consequências vão além do que se pode imaginar. Um momento de prazer que Davi teve com a formosa Bate-Seba fez sua vida virar de cabeça para baixo. Agora, o herói do Senhor estava nas mãos dos demônios.

Aqueles foram dias de muita angústia, quando a tristeza dominou o coração do rei, até que Deus o levantou de novo. Davi se viu doente; pelos sintomas, ele parecia febril. Nessa situação, a pessoa fica com o corpo doído e recusa alimento; ela nem se importa se o médico disser que não há cura para si, pois já não sente mais prazer em viver. A pior doença é a que ataca a alma, quando a pessoa não consegue mais resistir. A tristeza que o pecador sente é sinal de que o Senhor o quer perdoado.

A porta fora aberta para o poder das trevas; agora, só havia tristeza e melancolia. A tentação faz alguém desejar certa pessoa como se esta fosse a que o faria feliz; porém, depois do ato, quando o transgressor cai em si, o que resta é choro, remorso e raiva de si mesmo por ter aberto a porta para Satanás. Quando o homem peca, a comunhão com Deus cessa, e as cordas do Inferno o amarram para torturá-lo. A confissão sincera livra das amarrações malignas.

Se você tem caído, confesse seu erro – primeiro a Deus e, depois, a quem foi lesado na sua dignidade. Se isso não for feito por completo, a restauração do traidor e do traído não ocorrerá. Os que se negarem a confessar verão que a alegria da vida não voltará ao seu coração. Só quem confessa e abandona o erro alcança a misericórdia. Quem teve coragem de fazer também precisa ter coragem de confessar para alcançar o perdão da parte traída.

É preciso buscar a cura da alma, ou nunca mais você sentirá a presença divina, e, sem ela, você não terá paz, não se realizará nem voltará à comunhão com o Pai. Não deixe o diabo mentir mais para você, dizendo que o seu erro já foi perdoado. Se o tribunal do homem exige restituição ou reparação do erro, o Tribunal de Deus, por ser completo, exige muito mais!
"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros." (Hebreus 13:4)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Pedro 3:15) - Quando entregamos nossa vida a Deus, abandonamos alguns hábitos do velho homem, e procuramos não envolvermos com o pecado. Esta atitude chama a atenção das pessoas próximas a nós, que logo nos perguntam a razão disso tudo. Paulo nos ensina a estar preparados, para responder com mansidão, sabedoria, afim de não somente exaltar ao Senhor, mas também atrair estes corações que ainda não tiveram um encontro com Jesus. Interessante também, que a palavra "razão" dá o sentido racional para nossa fé, ou seja, uma fé baseada em comportamento, atitude, e não apenas de sentimentos. – “Senhor Deus, quando entreguei minha vida ao Senhor, eu assumi um compromisso de mudança de comportamentos, e hoje meu testemunho tem revelado a outras pessoas, que há uma esperança em mim, que talvez estas pessoas ainda não conheçam. Por isso Senhor, ajuda-me a estar sempre pronto para responder, falar do Seu amor, e anunciar a salvação. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sábado, 15 de fevereiro de 2014

PORQUE ESTAMOS AQUI?

"Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos." (João 15:8)

Embora seja verdade que você encontrará a frase "vida, liberdade e a busca da felicidade" na Declaração de Independência Americana, você não vai encontrá-la na Bíblia, como é suposto. Deus não o colocou aqui com o propósito expresso de buscar a felicidade pessoal. Isso não quer dizer que Ele não queira que você seja uma pessoa feliz, realizada, porque eu acho que as pessoas mais realizadas e felizes são os filhos de Deus. Mas Ele não nos colocou aqui para simplesmente buscarmos a felicidade.

Então, por que Deus nos colocou aqui? Primeiro, estamos aqui para conhecer a Deus e glorificá-Lo. Como o apóstolo Paulo disse: "a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória" (Efésios 1:12). Glorificando a Deus significa que nós tentamos honrá-Lo em tudo o que fazemos. E quando formos bem sucedidos em determinados empreendimentos, quando alcançamos objetivos, devemos lembrar que Deus nos deu a força para tanto. Tudo vem como um presente de Deus.

Em segundo lugar, estamos aqui para dar frutos. Jesus disse: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome" (João 15:16). Se somos verdadeiros filhos de Deus, então o fruto espiritual deve ser evidente em nossas vidas.

Agora uma coisa sobre o fruto é que ele não cresce da noite pro dia. Isso leva tempo e às vezes ficamos impacientes em nossas vidas quando não vemos o crescimento que gostaríamos de ver. Então, não desanime, não desista. Basta ficar firme em Cristo e você vai dar frutos para a glória do Seu nome.
"O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio." (Provérbios 11:30)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 40:11) - As mãos de Jesus são graciosamente meigas para acariciar o teu rosto. São mãos limpas para enxugar as tuas lágrimas. Suas mãos são fortes para te segurar e amparar. Mãos poderosas para te livrar e curar as feridas. Mãos grandiosas para te abraçar. Mãos presentes para te conduzir e orientar. Mãos estendidas para te acolher e amar. Mãos cicatrizadas. – “Pai querido o Senhor é meu Pastor e em ti eu posso descansar. Obrigado pelo Seu maravilhoso, infinito e inexplicável amor. Obrigado porque o Senhor tem sido o socorro bem presente nas horas difíceis. Eu oro e agradeço em nome de Jesus. Amém.”

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A TRAVE QUE ESTA NO TEU OLHO

"E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?" (Mateus 7:3)

Uma senhora já idosa ouvia com muita atenção o sermão pregado com muito fervor pelo seu pastor. Ele falava do mal que o pecado, desde o jogo até o assassinato produziam na vida espiritual do homem e como se afastavam de Deus aqueles que os praticavam. A senhora de tempos em tempos movia-se no banco e demonstrava toda sua aprovação: "Amém"... "Amém..." Porém, quando o pregador incluiu na relação dos pecados o "fumo", ela se encolheu no banco, presa como um parafuso, e fechando o semblante concluiu: "Agora ele está deixando a pregação de lado e está se tornando intrometido e inoportuno!"
A ilustração de hoje, com um bom toque de humor, serve para que reflitamos sobre a tendência que temos de achar que pecado é apenas o erro dos outros. Em geral, o que mais reprovamos na vida de nossos amigos é exatamente aquilo que costumamos fazer, que sabemos ser errado e do qual não conseguimos nos libertar.
Caminhamos longe de Deus, negligenciamos sua Palavra e a dádiva da salvação em Cristo, murmuramos pelas bênçãos e vitórias não conseguidas, mas teimamos em não reconhecer que estamos colhendo aquilo que plantamos.
Mas, quando o Espírito do Senhor nos envolve, quando reconhecemos nossos pecados e nos arrependemos deles, quando buscamos o perdão e o amor de Deus, então nosso coração se enche da gloriosa paz que só Cristo pode dar e passamos a viver abundantemente.
"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23).
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Filipenses 3:20) - Esse versículo é muito bom para lembrarmos que estamos de passagem por este mundo, e que a verdadeira vida plena e abundante da qual o Senhor nos fala, é a vida eterna. Quando semeamos devemos pensar na colheita celestial que haverá quando estivermos junto ao Pai. Quando praticamos nossas obras devemos esperar que o Senhor que nos vê em secreto, nos recompense, seja neste mundo ou na vida eterna. Muitas vezes estamos com os olhos fixos nas coisas deste mundo, com os pensamentos voltados apenas para as coisas materiais. A vida é muito curta e passageira para gastarmos tanto tempo com coisas que não poderemos levar para a eternidade. Quanta gente acumulando tanta riqueza e ao mesmo tempo quantas pessoas vivendo na miséria total!!! Será que pelo menos nós cristãos, poderíamos ser um pouco mais imitadores do amor de Cristo??? – “Pai querido, perdoa-me porque eu tenho sido falho em praticar o amor, tenho sido falho em anunciar o evangelho de Cristo, porque eu entendo que ser testemunha do Senhor não é sair por ai apenas falando e falando, mas é viver conforme o exemplo de Jesus. Ajuda-me a viver em amor e em serviço, sendo instrumento do Senhor. Derrama cada dia mais seu Espírito Santo sobre mim para que eu seja canal de benção na vida do irmão necessitado. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O RETORNO DE JESUS

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor." (Lucas 4:18-19)

Em 1999, quando o mundo se preparava para entrar em um novo milênio, alguns alegaram ter decifrado um código bíblico secreto e ter ganho com isso um entendimento da língua original das Escrituras, que revelava que Cristo voltaria no ano 2000. É claro que não há nada nas Escrituras que justifique tal idéia. E é claro que Cristo não voltou no ano 2000. O fato é que simplesmente não sabemos quando Ele voltará. Ele pode voltar hoje, ou daqui a 10, 50 ou 100 anos. Realmente, não sabemos.

Jesus disse: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mateus 24:36). Se fosse para traduzir diretamente do idioma original, seria algo assim: "Ninguém sabe qual o dia ou a hora em que o Filho do Homem voltará". O que Deus queria dizer foi o que Ele disse e o que Ele disse foi o que Ele queria dizer. Ele vai voltar quando tudo estiver pronto. Vai voltar na hora marcada.

A finalidade da primeira vinda de Jesus foi pregar "o ano da graça do Senhor", ou seja: que a salvação está disponível a todos. Mas a finalidade da segunda vinda é executar o juízo de Deus.

Se você ainda não é um crente fiel, deveria vir para Ele agora, pois agora é "o ano da graça do Senhor". Venha conhecer a Sua graça e amá-Lo. Venha convidá-Lo a entrar em sua vida e em seu coração. Não aguarde até que Ele venha julgar este mundo doente pelo pecado.
"[...] e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça sois salvos." (Efésios 2:5)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Jeremias 29:11) - Se andamos angustiados e ansiosos com as coisas deste mundo, é porque ainda não entendemos que o Senhor tem planos para nossa vida, e que Ele zela por cumprir sua palavra. Seus pensamentos são de paz para nossa vida, por isso quando andamos e esperamos no Senhor, e temos a certeza que o melhor Ele fará, nossa ansiedade vai embora. São muitos os sonhos de Deus para a nossa vida, e muitas vezes não os entendemos, mas sua vontade se cumprirá em nossa vida. – “Pai querido, obrigado pela Sua fidelidade, e por fazer cumprir Sua vontade em minha vida. Perdoa pela ansiedade, e pelo medo, e pelas vezes que fiz planos sem consultar ao Senhor, e acabei me frustrando. Eu rogo para que de agora em diante, meus planos sejam inspirados pelo Senhor, e que eu ande exatamente conforme a Sua vontade. Em nome de Jesus. Amém.”

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A FONTE DOS NOSSOS PROBLEMAS

"Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno." (2 Tessalonicenses 3:3)

Estamos vivendo numa época em que adoramos culpar alguém (ou algo) pelas coisas que fazemos. É muito conveniente ter um "bode expiatório", quando não se quer ser responsabilizado por suas ações. Podemos dar milhões de desculpas por um comportamento errado, mas parece que nunca estamos dispostos a dizer: "Sou responsável por minhas atitudes" ou "Eu pequei contra Deus".

Infelizmente, mesmo no meio cristão, a psicologia é colocada no mesmo nível da Bíblia (ou até acima). Muitas pessoas na igreja conhecem mais sobre auto-estima do que sobre negar a si mesmo. Conhecem mais sobre cura interior do que sobre obediência a Deus.

Mas, seria a auto-estima a responsável pelos nossos problemas atuais? A culpa é sempre dos outros? É da nossa família? É da nossa cultura, da nossa educação?

Tiago nos dá a resposta para isso. Ele nos diz qual a fonte de nossos problemas: "De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem." (Tiago 4:1-2)

Tiago estava dizendo: "Seus problemas vêm do desejo por prazer que luta dentro de vocês". A Bíblia não está dizendo que buscar prazer é algo necessariamente errado. Há coisas prazerosas que nos foram dadas pelo próprio Deus.

Tiago nos alerta sobre possuir uma mentalidade que busca desenfreadamente o prazer. Ele está dizendo que a fonte dos nossos problemas é a busca egoísta por prazer. Em outras palavras: nossos problemas vêm de uma enorme paixão que temos por nós mesmos.
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões." (Romanos 6:12)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Lucas 2:7) - Era ocasião de recenseamento, Belém estava lotada de gente. Não sobrou nenhum quarto para José e Maria. Por muito favor, a hospedaria cedeu-lhes a estrebaria. De modo que foi uma manjedoura que acolheu Jesus, no seu nascimento. A qualidade espiritual de nossa vida depende do lugar que reservamos para Jesus. O Senhor não força nada: Ele ocupa o lugar que lhe reservamos. A decisão, portanto, é nossa. Há quanto tempo não recebemos Jesus, na intimidade do nosso coração? – “Deus Pai, coloco-me na tua presença para pedir perdão, porque não tenho reservado o melhor lugar em minha vida para o Senhor. Rogo pela Sua graça e misericórdia, e que o Senhor me ajude e me ensine a entregar-me totalmente a ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM

"Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5:3)

Normalmente não gostamos de ordens e mandamentos por serem restritivos. O fundador da rede jornalística CNN, Ted Turner, certa vez fez esta declaração a respeito dos Dez Mandamentos: "São leis fora de moda. Hoje em dia os Dez Mandamentos não colam. Ninguém gosta de ser comandado".

Podemos concordar com Turner quando ele diz que ninguém gosta de ser comandado. Mas se quisermos viver vidas plenas, temos que aceitar o fato de que algumas restrições são para o nosso próprio bem.

É como se alguém dissesse: "Eu não gosto das leis de trânsito. Não gosto dos semáforos e não vou viver de acordo com essas leis. Quero dirigir do jeito que eu quiser e poder ir para onde eu bem entender. Quero liberdade total". Será que isso daria certo? As leis de trânsito existem para a nossa própria proteção. Os semáforos, sinais de trânsito e faixas de pedestres existem para que possamos ir com segurança aonde necessitamos ir.

A Bíblia diz, de fato, que não devemos fazer certas coisas. A Bíblia afirma que devemos ficar distantes de coisas específicas. Mas nos diz também que, ao ficarmos distantes de alguma coisa inadequada, devemos fazer outras coisas em troca.

Por exemplo: "Não se embriaguem com vinho" (Efésios 5:18). Esse é o "não". Mas: "Deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor" (Efésios 5:18-19). Este é um exemplo de que Deus diz: "não faça isso, mas sim aquilo".

O plano de Deus sempre é melhor para a nossa vida. Sempre que Ele disser para não fazermos certas coisas, é para o nosso próprio bem.
"Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca." (Salmos 119:4)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Eclesiastes 8:3 ) - Às vezes estamos tão ocupados com o trabalho, estudo ou até mesmo com a própria obra de Deus que esquecemos o que realmente é importante em nossas vidas. Ter o Espírito Santo pertinho de nós é uma questão de busca e de tempo de qualidade em Sua presença, por isso aquela oração rapidinha cheia de petições deve ser excluída da nossa vida, pois o Senhor quer muito mais de você, justamente por que Ele tem muito mais para nos entregar. – “Senhor nos ajude a Te buscar sem cessar, que o nosso coração seja cheio de amor por Ti , queremos gastar tempo diante do Teu altar, por que entendemos que não há prazer maior e melhor que a Tua presença. Em nome de Jesus. Amém.”

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O GRANDE VAZIO

"Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil." (Eclesiastes 2:1)

É comum ler-se nos jornais ou nos noticiários de TV que mais uma celebridade foi internada para reabilitação, ou que outro cantor de rock sofreu uma overdose ou cometeu suicídio.

Temos dificuldade de entender como essas pessoas lindas, que parecem para nós tão perfeitas e felizes em suas fotos retocadas e em seu mundo de faz-de-conta, podem ter uma vida miserável. Mas, elas têm os mesmos problemas que nós. A diferença é que elas possuem um montão de coisas que gostaríamos de ter. O que não sabemos é que a quase totalidade delas acaba mais cedo ou mais tarde descobrindo o vazio e a futilidade dessas coisas.

O mundo oferece uma felicidade passageira que vai e vem, que depende inteiramente de circunstâncias pessoais. Se as coisas vão bem, você está feliz. Se as coisas vão mal, você está no fundo do poço. Mas Deus lhe oferece uma felicidade que se mantém independente das circunstâncias, que não vem do que você tem. Vem de quem você conhece. A Bíblia diz: "Como é feliz o povo assim abençoado! Como é feliz o povo cujo Deus é o Senhor!" (Salmos 144:15).

O mundo convida-lhe a usar drogas, a fazer festas e a ficar bêbado. É onde a felicidade se encontra, alguns costumam dizer! Mas Deus diz: "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito" (Efésios 5:18).

Você precisa de um substituto fajuto? Se assim for, você sentirá o imenso vazio. Talvez, como Salomão, você conclua que nada disso tem sentido algum. Tudo é vaidade. É como uma bolha que estoura no vapor. Essa é a conclusão a que todos chegarão um dia.Em resumo: você pode apropriar-se da Palavra de Deus, ou aprender da maneira mais difícil.
"Feliz o homem constante no temor a Deus; mas o que endurece o seu coração cairá no mal." (Provérbios 28:14)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Josué 1:9) - Ao mesmo tempo em que estas palavras foram faladas a Josué, quando ocupou o lugar de Moisés, elas também se aplicam a nós. Pare um pouco e leia Salmo 139 em voz alta e veja que a promessa de Deus de ser conosco é para todos que o invocam. Ouça as palavras de Jesus em Mateus 28:18-20, quando promete aos seus discípulos que estaria com eles “todos os dias, até à consumação do século”. Lembre-se da promessa de Deus, reiterada de uma bênção do Antigo Testamento, em Hebreus 13:5, “Nunca te deixarei, jamais te abandonarei!” Sejamos fortes; nosso Deus, nosso Pai, nosso Pastor está sempre perto, mesmo quando não parece. Não podemos ir a lugar algum, sem sua presença próxima de nós, e em nós, Não estamos sozinhos. Não precisamos ter medo. De fato, nem mesmo a morte pode nos separar do seu amor (Romanos 8:35-39). – “Fique perto, querido pai, não apenas em sua promessa, e nem apenas com sua presença, mas também na minha consciência. Eu preciso saber que o Senhor está perto, quando enfrento as incríveis oportunidades que me chegam. Eu preciso ter confiança na sua ajuda e no seu amor sustentador, à medida que lido com os grandes desafios na minha vida. Eu confio no seu amor fiel. No nome de Jesus. Amém.”

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CORAGEM

"Mas Jesus imediatamente lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenham medo!'" (Mateus 14:27)

Jesus disse aos seus discípulos para irem para o outro lado do mar da Galiléia. Eles estavam num pequeno barco remando, quando uma enorme tempestade de repente se abateu sobre eles (Mateus 14:22-33). A tempestade foi piorando e eles começaram a temer pelas próprias vidas.

Esses homens viviam no mar. Eram marinheiros experientes, mas mesmo assim estavam desesperados. Isso mostra que aquela tempestade foi realmente muito perigosa. Foi ficando cada vez mais escuro e, de repente, eles viram Jesus andando sobre as águas em direção a eles. Eles ficaram apavorados pensando que se tratava de um fantasma. Mas Jesus imediatamente lhes falou: -“Coragem! Sou eu. Não tenham medo!". Assim, para os discípulos no meio de uma tempestade, a presença de Jesus lhes trouxe coragem.

Uma das coisas mais assustadoras e difíceis na vida é ter que se enfrentar problemas sozinhos. Somos muito mais corajosos quando temos alguém conosco. É muito bom saber que temos alguém junto conosco quando passamos por dificuldades. E é melhor ainda saber que Deus está sempre do nosso lado - especialmente nas situações difíceis. Seja pelo que quer que estejamos passando, podemos criar coragem com a presença constante de Jesus em nossas vidas.

Observe que Jesus mandou os discípulos para o outro lado. Ele não lhes prometeu um mar de rosas. Prometeu-lhes sim, uma chegada segura. A vida cristã não nos garante uma viagem tranqüila. Garante apenas que será emocionante. Haverá muita alegria, muitas bênçãos e uma série de mudanças bruscas. Mas, temos a promessa de que chegaremos ao destino com segurança.   

Tenha bom ânimo. Deus está com você!
"Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem!" (Atos 23:11)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 43:13) - Deus é aquele que tem a soberania sobre tudo, porque Ele é o Senhor de tudo; o que era e o que é, e o que há de vir. Soberania é domínio de tudo e de todos, Sua vontade esta acima de todas as coisas. Deus é soberano e reina absoluto desde antes da fundação do mundo. Sem esta soberania, Ele não poderia executar toda a sua vontade, e isto Ele fará sem impedimento algum por toda a eternidade, afinal, agindo Ele, quem o impedirá? – “Senhor Deus, que maravilhoso e que magnífico é ter um Deus soberano. Não há ninguém que possa assemelhar-se ao Senhor. O Senhor é o único que pode anunciar o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam. O Senhor nos chamou para sermos Seus filhos, e tem cumprido e executado o seu propósito soberano. Obrigado Senhor, pois Tu és o único Deus soberano e verdadeiro. A Ti seja a glória, a honra, o louvor e a adoração pelos séculos dos séculos. Em nome de Jesus, amém.”