quinta-feira, 28 de novembro de 2013

OS MAIS MISERÁVEIS

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)

Paulo foi o responsável pela doutrinação da igreja cristã. Dos seus lábios e da sua pena também Deus mostrou como os crentes em Cristo devem viver. No versículo citado, sendo usado pelo Espírito de Deus, o apóstolo chamou algumas pessoas de miseráveis. Quem são elas? Aquelas que desfazem da obra que o Senhor Jesus fez por toda a humanidade ao morrer na cruz do Calvário.

O apóstolo afirmou que há alguns mais miseráveis que outros, e estes são aqueles que também se dizem cristãos, mas cuja fé só serve para que sejam curados, prósperos e livres dos perigos desta vida. Essas pessoas sequer pensam no que lhes acontecerá após a morte. Ora, o maior milagre que Deus pode fazer na vida de alguém é salvar a sua alma e mantê-la em santidade. Aqueles que se dão às paixões, deixam-se envolver pela carne e não pensam no seu futuro eterno, sem dúvida, são os mais miseráveis.

É loucura não crer nas advertências do Senhor sobre a vida eterna. Aqui, podemos viver 70, 80 anos ou até mais, mas o dia chegará, e tudo terminará, e nós não deixaremos de existir. Então, lá do outro lado, onde para sempre existiremos, se não nos tivermos preparado, estaremos perdidos. Pior será para os que se perderam eternamente, pois não viverão pelos becos de algumas vielas no Céu, por exemplo, esmolando um prato de comida, mas estarão no inferno, sendo atormentados dia e noite.

A estupidez de não crer na Palavra divina é a maior que alguém pode praticar. O Senhor, por não desejar nossa perdição eterna, adverte-nos a respeito de só pensarmos nesta vida. Ora, estaremos vivos para todo o sempre. Daqui a 999 trilhões de anos, vezes a mesma quantia, multiplicado pelo número que resultou da operação, vezes a mesma quantidade, quem entrou na eternidade perdido estará para sempre perdido, em sofrimento. Então, fuja desse destino certo para os perversos.

Talvez, nesta vida, você encontre desculpas para tudo, mas o que você dirá quando ficar frente a frente com o Altíssimo no tribunal eterno? Será que o seu pecado não será revelado? Deus irá “Se sujar” para esconder o seu erro? Claro que não, pois até as intenções do coração serão reveladas (Hebreus 4:12). Então, conserte-se enquanto há tempo. Seja sábio e não se deixe enganar pela conversa do inimigo. Ele mente desde o princípio, e o que mais quer é levá-lo para o sofrimento eterno. Não dê ao diabo o direito de tê-lo ao seu lado. Lembre-se: sua oportunidade de ser salvo é agora!
 
Este é o momento mais certo para você se levantar e proibir Satanás de continuar a usá-lo no pecado. Tome a decisão mais importante da sua vida: saia do grupo dos mais miseráveis. Acerte-se com o Senhor, agora, e seja para sempre uma pessoa abençoada.
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 55:2) - Não perca tempo com o mundo, não gaste tempo com o mundo, você é peregrino nessa terra. Temos necessidades sim, que devem ser supridas, para isso não deixamos de trabalhar e proporcionar sustento e até mesmo conforto, para nós e nossa família. Mas façamos tudo para glória de Deus, façamos tudo com excelência, pois estamos fazendo para o Senhor. Coma do que Deus tem para sua vida, edifique-se na palavra de Deus, e certamente você se deleitará com os mais finos manjares de Deus. – “Pai querido, retira de mim todo apego exagerado as coisas deste mundo, ensina-me a acumular tesouros no céu, e a confiar que o Senhor é a fonte do meu sustento e nada me faltará. Obrigado porque o Senhor me convida a experimentar dos Seus finos manjares. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SEJA ESPECÍFICO NA ORAÇÃO

“E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (João 14:13)

A promessa feita pelo Senhor Jesus a quem pedir algo em Seu Nome inclui todas as nossas necessidades, desde que façamos o pedido segundo o que nos foi revelado pelas Escrituras. O segredo é dar ouvidos ao que a Bíblia revela e, quando tivermos aprendido que algo nos é oferecido, basta tão somente usar com autoridade essa promessa e, em seguida, agradecer ao Senhor pela bênção.
Se Davi tivesse orado quando viu uma mulher descuidada e mal-intencionada banhar-se no terraço, teria evitado que a cobiça entrasse em seu coração e seu consequente pecado. Ora, a prudência deve sempre guiar os nossos passos. Ao vermos algo errado, logo devemos pedir ao Senhor, de modo específico, que não deixe a transgressão tomar conta de nossos desejos. Quem orar continuamente será atendido.

Em Mateus 14, lemos a narrativa de uma forte tempestade no mar. O vento era contrário, e o barco se enchia de água. Sem que os discípulos esperassem, alguém veio andando sobre as ondas. Diante dessa cena, eles gritaram com medo, e o “fantasma” disse quem era: Jesus. Pedro disse que, se fosse o Mestre, Ele o mandasse ir ao Seu encontro andando sobre o mar. Ao receber a ordem, Pedro saltou do barco e andou. Entretanto, sentindo o vento forte, o discípulo teve medo e começou a afundar. No entanto, ao ver que naufragaria, orou e foi salvo.
Em outra ocasião, atendido também foi o leproso que ouviu de longe o sermão da montanha. A fé invadiu o seu coração, e ele foi ao encontro do Mestre, pedindo que, se quisesse, o Filho de Deus o purificaria. Jesus estendeu a mão, ordenando que aquele homem ficasse limpo. Ele teria continuado leproso se não tivesse orado. Para alguns bastam as lindas palavras do Mestre; outros oram e conseguem mais de Deus.

Quando estavam no Calvário, em poucas horas, ou poucos minutos, tanto Jesus como os ladrões que foram crucificados com Ele estariam mortos. No entanto, um deles, ao sentir que Aquele era o Salvador, o qual estava indo para o Seu Reino, pediu ao Rei dos reis que Se lembrasse dele (Lucas 23:42). O outro ladrão sequer pensou que poderia ter um bom destino depois da morte. O ladrão que orou foi salvo, como que no último momento. Para sempre, ele estará na Glória.
O desejo de clamar vem sobre todas as pessoas. Algumas abrem o coração, outras oram por orar. O publicano, quando falava com Deus, deixou o Espírito Santo mostrar-lhe o quão pecador era. O fariseu, que se escudava em sua religião, em uma hipocrisia tamanha, dizia que não era como os demais homens pecadores. O publicano confessou seu estado, pedindo misericórdia, e, por isso, foi ouvido; porém, o fariseu não o foi (Lucas 18:10-14).

Em outra passagem bíblica, a mãe que estava com sua filha miseravelmente endemoninhada não aceitou um “não” como resposta e seguiu Jesus clamando. Após insistir, aquela mulher recebeu a atenção do Mestre e teve a filha liberta do demônio (Mateus 15:22-28). Então, em qualquer situação, ore, ore e ore.
"[...] atendeu à oração do desamparado, e não lhe desdenhou as preces." (Salmos 102:17) 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 121:7-8) - Nossas vidas não são vividas independentemente. O Senhor está conosco pessoalmente. Ele segura nosso futuro e nossa segurança em Suas mãos. Nossa libertação é garantida; ou libertação da morte, que significa serviço a Ele, ou libertação para Ele através da morte, que significa liberdade dos limites da mortalidade e a guerra com o pecado. O Senhor nos guardará de todo mal! – “Poderoso Protetor, Rocha da minha salvação, agradeço-lhe porque não posso ir onde o Senhor não está. Agradeço-lhe que meu futuro é seguro no Senhor. Que essa segurança seja poder na minha vida para entregar meu futuro e minha vida em suas mãos. Pelo poder de Jesus acredito nisso, e no Seu nome peço essas coisas. Amém.”
 
 

sábado, 23 de novembro de 2013

O QUE PODE ESTAR FALTANDO A VOCÊ?

“Cobria-me de justiça, e ela me servia de veste; como manto e diadema era o meu juízo.” (Jó 29:14)

Jó custou a descobrir o que fez com que o maligno ganhasse permissão para atacá-lo. De início, esse servo de Deus não entendia por que aquilo estava acontecendo em sua vida; aliás, até achava que tal infortúnio era obra divina. Só quem se aproxima verdadeiramente do Senhor entende a razão das coisas que lhe sucedem. Sem a luz do Altíssimo, não conseguiremos ver, de fato, o que está por trás de todas as situações e por que elas ocorrem.

Como todo homem, Jó tentou justificar-se. Aparentemente, não havia explicação para o que lhe aconteceu. Em nossa vida, ocorre o mesmo. Mas, se buscarmos em Deus essas razões, Ele nos mostrará. Há situações que serão reveladas a nós somente no Juízo. No entanto, a verdade é que a maldição sem causa não se cumpre. No caso de Jó, ele temia que Deus não o guardasse e, por isso, exatamente por isso, o maligno conseguiu a permissão.

Jó fazia o que era certo: cobria-se de justiça. Se você também fizer isso, mas deixar alguma tentação entrar em seu viver, ainda que seja um simples medo de que, um dia, você seja atingido, a seta maligna encontrará a porta aberta. Veja se há vezes em que, por algum motivo, você tem tido um pensamento imundo, ou deixado um desejo proibido dar-lhe algum prazer! Isso dá chance para o inimigo entrar.

Esse homem de Deus afirmou que a justiça lhe servia de veste, e isso é algo bom a fazer, porque quem se veste da justiça divina não fica desguarnecido. Contudo, volto a insistir: se abrigar alguma tentação em seu interior, ainda que seja a que causa medo de que alguma coisa ruim possa suceder-lhe, você estará deixando o caminho livre e, por ele, o maligno entrará. O único meio de ser protegido é assumir tudo o que a Palavra de Deus lhe diz. 

Não temos de nos esforçar além do que nos é revelado pelo Senhor. Ser religioso e “matar-se” para conseguir o aplauso dos homens não leva ninguém a lugar algum nem o guarda dos ataques infernais. Ainda que, como manto e diadema seja o seu julgar, só mesmo o respeito completo ao que é revelado irá guardá-lo dos tropeços.

Jó deixou o temor entrar em seu coração e, por isso, sofreu. O que você tem permitido existir em seu interior? Cuidado! Se a porta estiver aberta, o maligno entrará. Não sabemos por quanto tempo Jó temeu. Talvez tenha sido desde o início do seu sucesso e, quem sabe, isso até o tenha levado a procurar Deus. O certo é não brincar com a tentação. Se houver algo proibido pela Palavra tentando você, livre-se disso agora!

Veja se o diabo tem encontrado alguma brecha para atuar em sua vida, mas não se considere uma pessoa fraca, achando que, por isso, determinadas coisas existem em você. Neste instante, fale com o Senhor em oração, confesse-Lhe seu erro e não aceite nada que venha do inferno. Tenha a certeza de que, se você resistir ao acusador ou às suas tentações, ele fugirá de você (Tiago 4:7). Isso é algo que está assegurado na Palavra a respeito de todo filho de Deus. Aproprie-se dessa promessa e verifique se não é isso que lhe está faltando!
 
"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmos 27:1)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Filipenses 4:11) - Paulo é categórico: "APRENDI" a viver contente, não que ele gostasse das tribulações que enfrentava, mas ele entendia o curso deste mundo que caminha em sentido contrário a Jesus, e mesmo assim prosseguia na sua caminhada sem murmurar, dedicando sua vida totalmente para o Senhor. Se você está passando por um momento difícil não se desespere, o melhor que você tem a fazer é esperar em Deus!!! Porque é em meio a essas tribulações que Deus trata conosco, e é assim que aprendemos a viver contente em qualquer circunstância. – “Senhor Deus, ainda que eu não entenda muito bem a razão destas tribulações, eu sei que posso descansar em Ti, porque isso tudo é passageiro, e logo o Senhor trará a vitória!!! Eu agradeço porque a partir destas circunstâncias o Senhor esta me tratando e ensinando a viver cada dia mais contente em Sua presença!!! Ensina-me a viver em gratidão, louvando e adorando ao Senhor, seja na bonança ou na tempestade, na abundância ou na escassez, na batalha ou na vitória!!! Em nome de Jesus. Amém.”
 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PROBLEMAS ENCOMENDADOS

“E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não? Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.” (Êxodo 17:7,8)

As pessoas que não conseguem a resposta de Deus pela fé, mas forçam para que Ele as atenda por meio da intercessão de alguém, até podem conseguir o que querem, mas, no fim, provarão algo que jamais desejaram. O melhor é estarmos dentro das condições bíblicas, pois, desse modo, passamos a possuir aquilo de que precisamos. Ora, os donos não precisam fazer por onde para usar o que lhes pertencem.

Toda rebeldia acarreta uma punição, pois ela não vem pela fé. A melhor maneira de conseguirmos a ajuda divina é pela certeza que o Senhor coloca em nosso coração; com isso, jamais desagradaremos a Ele. É fácil para o inimigo oprimir aquele que não está agindo por fé. Deus só pode atender a quem Lhe agrada. Agradamos a Deus quando agimos por fé. Se andarmos de outro modo, Ele não terá prazer em nós.
A Palavra é taxativa ao dizer que tudo o que não é de fé é pecado (Romanos 14:23). Então, recuse fazer uma oração, ou outra coisa qualquer, se não for por fé, uma vez que ela é como um sinal que o autoriza a determinar sua bênção em Nome de Jesus.

Tendo recebido a fé, desfaça as mentiras do diabo. Saiba que o mal que o maligno tenta colocar em sua vida é mentira, porque Jesus já levou o que você teria de sofrer.
Nunca provoque o Senhor. Se Ele não responde, é porque as condições necessárias para Sua operação não foram supridas. Bom seria que sempre agíssemos sobre o que o Verbo divino fala. Os que assim fazem são atendidos em suas determinações; afinal, diz a Palavra que o Senhor não sonega bem algum aos que andam retamente (Salmos 84:11). Andar de modo reto é conduzir-se segundo o padrão que o Pai nos mostra nas Escrituras.

Os filhos de Israel fizeram mal a si mesmos e também a outros amalequitas. Pelo fato de o povo de Deus ter aberto a guarda para o inimigo, Amaleque pelejou contra ele. Os amalequitas agiram covardemente, pois, de mansinho, posicionaram-se atrás das fileiras dos israelitas e destruíram alguns destes. Esse fato enojou o Senhor, o qual jurou que, um dia, daria cabo daquelas pessoas.

A Bíblia nos ensina que a fé vem por ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). Quem não se esforça para entendê-la – ou não a assume mesmo tendo compreendido suas orientações – e não a põem em prática, jamais receberá a fé real, sem a qual ninguém agradará ao Senhor (Hebreus 11:6). 
      
É bom ter cuidado para que sua atitude não somente o afaste do Senhor, mas também crie em alguém o desejo de lhe fazer algum mal. Assim, como Amaleque, essa pessoa pagará um alto preço. Não seria melhor se sempre estivéssemos vivendo na presença do Senhor? Que tal você tomar a sua atitude agora?
"Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em, fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Romanos 1:17)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia João 14:27) - Podemos estar enfrentando uma grande luta, mas sabemos que a paz verdadeira está bem perto de nós. Não uma paz meramente exterior e passageira, ou a paz artificial dos antidepressivos, das férias ou da ausência de problemas. Mas a paz que brota do coração daquele que morreu na cruz. A fonte do rio de sangue derramado eternamente para que tenhamos vida. É a paz de Jesus que supera as piores circunstâncias. A paz verdadeira que vem da confiança no único Deus, criador e sustentador da vida. O próprio Deus nos livra das tormentas desta vida, e nos oferece graciosamente a sua Paz. – “Pai querido, o Senhor é a razão da minha existência. Mesmo que as lutas sejam grandes, elas não são maiores que o meu soberano Deus. Eu declaro que minha confiança está no Senhor, e sei que todas estas tribulações irão me aproximar cada vez mais de ti. Onde Deus habita há paz, e o Senhor habita no meu coração. Por isso tudo posso descansar, e tomar posse, desta paz que Cristo conquistou por mim. Eu oro e agradeço em nome de Jesus. Amém.”
 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A MANEIRA CORRETA DE CONFIAR EM DEUS

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Provérbios 3:5)

A tarefa que recebemos de confiar no Senhor é de grandíssima importância, pois, por meio dela, ganhamos a salvação e as demais bênçãos. A pessoa que não conseguir colocar sua confiança no Altíssimo na hora da necessidade acabará por fazê-lo no outro, o diabo, que é mentiroso (João 8:44) e não merece crédito algum, por ser mal de natureza. Erram todos os que confiam em alguém que não seja Deus.

Aqueles que não depositam sua confiança no Senhor são facilmente reconhecidos, uma vez que sempre estão com problemas e inquietações – independentemente de frequentarem uma igreja ou não. Alguns acreditam na ideia de que apenas se filiando a uma denominação evangélica terão seus problemas solucionados. É muito bom fazer parte de uma congregação onde se prega a Palavra de Deus, mas isso não resolve nada. A verdadeira solução é confiar no Altíssimo de todo o coração.

Quem confia no Senhor de todo o seu coração vê os seus problemas serem resolvidos. Essa pessoa não teme investida alguma do maligno, pois sua fé não se abala diante de um ataque do mal. Já os que não agem dessa forma, ao menor sinal de alguma anormalidade no corpo, na família ou no trabalho, logo ficam preocupados. Alguns até recorrem a fontes erradas, o que só aumenta o problema.

Os que se baseiam no que aprenderam com o mundo ou por si mesmos jamais terão o Senhor operando na vida deles. Ora, há muitos cristãos nessa situação, os quais, apesar de ouvirem a pregação da Palavra, não põem a sua confiança em Quem jamais deixou de cumprir uma só de Suas promessas. Não adianta achar que um impasse será resolvido de certa maneira, pois só o Altíssimo sabe o que é melhor para a solução de todos os problemas.

Por esse motivo, os caminhos dos que não confiam em Deus são tortuosos. A vida torna-se difícil, e surgem mil desculpas para o fato de não conseguir depositar a confiança nEle. Não importa o que parece ser lógico, apenas a Palavra de Deus é a Verdade em todas as situações, e, com Ela, jamais seremos derrotados. Confiar no Todo-Poderoso é crer em Suas promessas, e quem faz isso vê que Ele sempre é fiel em cumprir o que prometeu (Números 23:19).

Quem deposita a confiança no Senhor O reconhece em todas as suas veredas. Na verdade, trilhar um caminho sem Deus, sozinho, é uma prova de que a confiança não está sendo depositada no Onipotente. Então, não faça nada que não seja aprovado pelos Céus nem despreze nenhum dos caminhos divinos.
 
Deus endireita as veredas de quem confia em Sua Palavra. Dessa forma, de degrau em degrau, é possível subir a montanha da fé. No entanto, quem seguir em qualquer direção verá que de nada adiantou rebelar-se contra a orientação divina. O que o Senhor revela é o caminho que Ele mesmo trilharia se estivesse em seu lugar.
"Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará." (Salmos 37:5)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 2 Pedro 3:9) - Longe de ser um Deus vingativo, procurando alguma razão para nos condenar, Deus quer que todos os povos, de todas as raças e línguas, O conheçam, sejam alcançados pelo Seu amor, e recebam a Jesus como Senhor e Salvador. Nossa paixão pela vinda do Senhor deve ser igualada por nossa paixão de compartilhar a Sua graça. Se nosso desejo é fazer a vontade do Senhor e agradá-lo no que fazemos, devemos estar sempre atentos às oportunidades que o Espírito Santo nos dá, para anunciar o evangelho de Jesus para aqueles que ainda não foram alcançados. – “Pai querido, ensina-me a anunciar Seu evangelho com amor, ensinando o verdadeiro significado do arrependimento, da vida em comunhão com o Senhor, e da salvação através de Jesus. Perdoa porque muitas vezes tenho sido negligente, e tenho deixado de falar do Seu amor. Que o Espírito Santo possa me conduzir, criando boas oportunidades para falar de Ti para aqueles que ainda não foram reconciliados. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DEUS NOS PROVA


“Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.” (João 6:6)

Todo bom mestre, além de se esmerar em ensinar, submete seu aluno à prova; afinal, quem ensina pode cobrar o resultado. Meu irmão, esteja certo de que tudo o que o Senhor revela tem um propósito. Algumas vezes, Ele o coloca à prova a fim de que você se prepare para certas situações que estão a caminho; outras vezes, para que você prove o que há, de fato, em seu coração. No entanto, Ele jamais nos pediria algo que não nos tivesse ensinado.

Deus não nos fez como robôs, mas como pessoas com capacidade de ouvi-lO e atender a Ele. A grande tragédia que ocorre com muita gente é não atender ao que o Criador lhe ensina. Ora, os que se mostram bons alunos recebem mais instruções dAquele que é todo sabedoria. Ser ensinado pelo Altíssimo é certeza de obter bom resultado.

Veja como os servos do Senhor Lhe atenderam no passado. Aqueles que aprenderam as lições passaram por grandes testes e saíram vencedores; já os que não deram importância a elas se deram mal. É importante sempre estar pronto para aprender o que é ministrado. Não deixe “passar batido” aquilo que você não entender bem; peça a Deus que o ajude a compreender, pois, por certo, aquele ensinamento será necessário.

No passado, o Mestre pôs Filipe à prova; hoje, eu, você e qualquer outra pessoa também somos provados. O bom é quando temos condições de mostrar que a lição do Senhor não foi dada em vão. No entanto, vale lembrar que Deus não tenta ninguém, por isso não há por que alguém afirmar que Ele o levou ao pecado. Na verdade, quem tenta é o diabo, a fim de tirar o cristão da presença divina e, assim, ter condições de oprimi-lo do modo como deseja e sabe fazer.

O Senhor está ciente do que precisa realizar para que o Evangelho alcance o mundo todo. Ele é o Porteiro que abre a porta para que as ovelhas venham até nós. É com Ele que temos de tratar; depois, então, podemos anunciar o que cumpriremos. Quando o Altíssimo perguntar a você o que fazer, peça a Ele a direção. Não deixe outra pessoa assumir o lugar divino de Mestre, pois só Jesus é o seu Mestre por excelência.

O Senhor não está sendo surpreendido pelo avanço de alguma religião, uma vez que Ele sabe o propósito de todos os homens e o que o diabo está planejando fazer. Deus precisa somente que os Seus servos sigam as Suas instruções. Quem executa o que lhe é mandado faz com que o Altíssimo cumpra o que prometeu.

O Pai jamais Se surpreende nem fracassa em Sua obra, pois tem tudo preparado para aqueles que decidem obedecer ao que Ele deseja. Então, não despreze nenhum dos ensinamentos do Senhor; assim, você verá que a vida de fé é muito estimulante. Fazer a vontade divina é o melhor que lhe pode acontecer!
"Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova?" (Jó 7:17-18).
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Hebreus 10:35-36) - A vida inclui tempos difíceis. São inescapáveis. São nessas horas que nossa confiança na salvação através do Senhor e nosso relacionamento com Ele são testados! É uma coisa entoar "Sou feliz com Jesus" num culto, mas é outra coisa cantar essas palavras quando perdemos a nossa casa, descobrimos que estamos com uma doença ou quando perdemos um filho. A nossa fé não pode tirar férias quando passamos pelos subúrbios do inferno. Caso isto aconteça, nunca acharemos a saída. Então não a jogue pela janela! Persevere! Continue tomando um passo por vez, confiando que Deus lhe dará a força para o próximo passo. Não importa quão difícil o momento, não se desespere. Seja como Jó ou Jeremias, que reclamaram e resmungaram a Deus, mas não O deixaram. Não desista. A vinda de Cristo está próxima, com graça e glória de uma vez por todas, logo logo. – “Santo e Todo Poderoso Deus, hoje é um bom dia. Entretanto, estou profundamente ciente que alguns daqueles que amo estão perto de jogar fora a confiança que têm no seu amor, misericórdia, graça, paz e salvação. Por favor, use-me para encorajá-los. Além disso, querido Pai, peço que o Senhor use o seu Espírito Santo para renovar seus corações. Peço que o Senhor intervenha diretamente para mudar o curso de eventos e dar alívio a eles. Faça a sua presença graciosa conhecida entre eles. Em nome de Jesus eu oro. Amém.”
 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUANDO A ORAÇÃO NÃO FUNCIONA

“Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.” (João 16:24)

A pessoa iluminada por Deus é chamada nas Escrituras de sábia, pois ela sabe o tempo e o modo em que deve orar. Esse conhecimento entra em seu coração, quando ela é visitada por Jesus. Com a visitação do Mestre, vem a sabedoria de como e quando determinar que a obra seja feita. É prudente esperar até a chegada da alegria, e, então, ela conhecerá o momento próprio de agir.

Nenhuma revelação que provém do Senhor é desprovida de alegria, uma vez que ela é sinal de que Ele lhe deu a bênção. Quando a mente tenta entender a Palavra, ela pode chegar a conclusões que parecem lógicas, mas não têm aquele contentamento santo, o qual só ocorre com a divina manifestação em nosso interior. Então, a nossa alma exulta de um prazer muito grande, e, com isso, podemos exercer o nosso direito.

No versículo anterior, Jesus explica que, ao nos visitar, Ele faz o nosso coração alegrar-se. Certamente, o Mestre não falava da alegria natural que temos ao recebermos uma boa notícia, mas, sim, da alegria do Senhor, a qual é a nossa força (Neemias 8:10). Esse fenômeno ocorre com todo aquele que se deixa guiar pelo Espírito de Deus. A visitação do Senhor serve como autorização para que tomemos posse do que nos pertence.

Tendo recebido a alegria divina em nosso coração, não precisamos mais esperar para que sejamos abençoados, mas somente crer e determinar que a obra seja feita. É de suma importância receber a divina visitação, a qual nos alegrará, dando-nos a capacidade para pedir e receber. Até o momento em que somos visitados pelo nosso Deus, não temos pedido nada. Sem a alegria, as nossas petições não são aceitas.

Após o coração ter-se alegrado com a revelação, Deus nos encoraja a pedir. É bom dizer que não é necessário repetir a oração o tempo todo, mas, se oramos sem fé, podemos voltar a fazer a mesma oração, desde que seja com fé e, assim, seremos atendidos. Ao alegrar o nosso coração, o Senhor está dizendo que podemos pedir aquilo que nos foi prometido, pois será feito.

Outro fator a notar é que o Altíssimo não quer nenhum de Seus filhos frustrando-se na fé. Quando nos presenteou com a alegria, Ele deu tudo aquilo de que precisamos para sairmos vencedores. Dessa forma, mesmo que a situação pareça impossível, só precisamos determinar e crer: será feito o que pedimos. O propósito maior em nos conceder o que oramos é fazer-nos fortes o suficiente para glorificarmos o Seu santo Nome com a vitória.
 
Então, passe a desfrutar da vida abundante que Jesus lhe concede. Não aceite nenhum fracasso nem engano do inimigo. Se já recebeu o entendimento da Palavra de Deus, esteja convicto de que suas determinações serão realizadas. Acima de tudo, a sua alegria tem de ser completa.
"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável" (Provérbios 28:9).
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Pedro 1:3) - Pedro escreve que Deus regenerou os homens para uma esperança viva, incorruptível, que não pode ser apagada ou esquecida. A vitória contra a morte e contra o mal encheu o coração daqueles homens de uma esperança transbordante em amor e fé. E você, onde tem depositado sua esperança? A sua esperança, ainda que seja a última, ela morre? Lembre-se, então, de que a esperança daquele que já nasceu de Deus, salvo, pela fé em Jesus Cristo, é a única esperança que não morre, e nos conduz a vida eterna. – “Pai querido, que essa mesma esperança do apóstolo Pedro, possa definitivamente preencher nossas almas e iluminar nossa experiência espiritual neste mundo. Assim também que essa mesma esperança seja por nós levada a tantos outros, que ainda não conhecem ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PERIGO! PERIGO! PERIGO!

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9)         
   
Uma atitude que todas as pessoas de Deus devem tomar é esforçar-se para não viverem na carne. Quem vive no natural não tem a alegria do Senhor, não possui poder para vencer as investidas do maligno nem consegue desfrutar das bênçãos reservadas aos que andam com o Senhor verdadeiramente.

Quem está na carne vive “inchado” com o que é do mundo e, por isso, pode cair a cada tentação. Além disso, gosta de ser reconhecido como “o tal”, não admite que não lhe deem o valor que julga ter e, por cobiça, ganância e outros desejos ruins, é capaz de se sacrificar naquilo que chama de servir a Deus. Meu irmão, se deseja ser agradável ao Senhor, precisa viver no Espírito, sem vaidade. Dessa forma, você alegrará o coração do Pai.

Infelizmente, há muitos crentes em quem o Espírito de Deus não habita. Essas pessoas são perigosas, pois um incauto poderá confiar nelas ao se declararem servas do Senhor. No entanto, ele logo perceberá que depositou sua confiança no indivíduo errado. Somente podemos confiar em quem segue os passos de Cristo; afinal, esses que andam segundo a direção dos Céus não vivem para os prazeres dessa vida, mas, sim, para a glória divina.

Deixar o Espírito do Senhor habitar em seu coração é a melhor decisão que você pode tomar, pois Ele jamais irá levá-lo a agir contra a vontade divina, mas irá guiá-lo em toda a verdade (João 16:13). Com o Santo Espírito dominando sua vida, você aprenderá melhor a Palavra, será mais forte e ousado no ato de crer no Altíssimo e, por fim, irá destacar-se como alguém que, de fato, confia no Deus único e Lhe serve de fato.

Que perigo é alguém estar convicto de que algo é do Senhor, quando, na verdade, isso não vem dEle. No versículo estudado, o apóstolo Paulo é claro: quem não tem o Espírito de Cristo – o Espírito Santo – não pertence ao rebanho divino. Portanto, examine-se e, se achar que você não O tem, busque a Sua plenitude, porque quem não for do Senhor ficará aqui, na terra, quando Ele voltar para buscar Seu povo.

O Espírito Santo é o Selo segundo o qual somos propriedade divina. De fato, quem O tem é identificado como pertencente ao Senhor. Isso significa que o diabo pode tentar essa pessoa, mas nunca conseguirá possuí-la de pronto, pois sabe que se queimará se tentar. Por isso, faça tudo para não entristecer o Espírito de Deus, porque, se Ele Se afastar da sua vida, o antigo morador voltará trazendo mais sete de seus companheiros malignos.

Seja cheio do Espírito Santo e vença qualquer batalha. Todo filho de Deus deve estar transbordando com o Óleo santo. Assim como os primeiros apóstolos foram cheios desse Espírito, você também o pode ser. No entanto, se o seu vaso estiver completamente lotado, não haverá espaço para nada que não seja divino.
 
Fuja do perigo! Busque o Senhor e peça a Ele a plenitude do Seu Espírito.
 "Então disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal [...]" (Gênesis 6:3)
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia Tiago 3:13-18) - Da sabedoria de Deus podemos aprender que ela não é fruto da ciência, nem produto de muitos estudos. Ela é resultado da nova natureza espiritual do crente, desenvolve-se pela sua constante comunhão com o Senhor, é instruída pelo estudo da Palavra, e derramada pelo Espírito Santo de Deus. É pura, pacífica, moderada, tratável, misericordiosa, frutífera, imparcial. A sabedoria de Deus não contém inveja nem sentimento faccioso, ela não causa divisão entre as pessoas, e nem confusão. Pelo contrário, a sabedoria de Deus promove o entendimento e a paz, testemunha a verdade e a justiça, reprova o pecado no mundo, e ensina o crente a andar em amor ao seu próximo. Busquemos, portanto, a sabedoria que vem do alto, que vem do SENHOR. – “Pai querido, perdoa pelas vezes que eu dei mais valor para os estudos deste mundo, e acabei colocando a Sua palavra em segundo lugar. Tudo o que mais quero é buscar o entendimento que vem do Senhor, desejo a sabedoria que vem do alto. Eu clamo pelo Seu Santo Espírito sobre minha vida para que Ele derrame Sua sabedoria sobre mim. Quero ser instrumento de ensino do Senhor, levando a verdade, a justiça e promovendo a paz. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

terça-feira, 5 de novembro de 2013

UM CAMINHO MAIS EXCELENTE

“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.” (1 Coríntios 12:31)

Muitas pessoas são usadas conforme os dons do Espírito Santo, e isso faz com que todos se beneficiem tremendamente, levando pecadores a serem salvos em quantidades nunca vistas. Ora, uma pessoa com esse privilégio tem regozijo em sua alma. Apesar de não ter um ministério, de me considerar um cristão “morno”, no entanto, mesmo assim, vejo em algumas ocasiões que estou sendo um instrumento de Deus como Ele me tem permitido, da forma como Ele quer, contudo ainda há, em meu interior, uma tristeza por não ter tudo do Senhor. Prova disso é que, quando ouço que alguém do meu círculo de convivência partiu para a eternidade sem a salvação, chego a me culpar por não ter manifestado mais do amor divino em minha vida, o que poderia ter levado tal pessoa ao Reino de Deus.

Quem for chamado para o ministério da cura, como Jesus o foi e como eu particularmente gostaria de atuar, fará um bem muito grande para a humanidade. No entanto, esse dom está em falta em nosso meio. Quantas pessoas não teriam a perna cortada, por exemplo, se os servos de Deus fossem mais poderosos em oração? O que dizer das mulheres que perdem os seios devido ao câncer de mama, ou de pessoas que nascem cegas, surdas e impossibilitadas de andar etc.? Curar, em Nome de Jesus, é possível, pois a Palavra do Senhor garante que os que nEle crerem farão as mesmas obras que Ele fez (João 14:12a).

Contudo, mesmo que alguém seja plenamente usado pelo Todo-Poderoso em Sua obra, há ainda um caminho mais excelente que é preciso conhecer: o amor de Deus. Com esse sentimento em nós, passamos a ter, atuando livremente, o mesmo poder que operava em Cristo. Jesus não apenas curava os enfermos, mas também expulsava os demônios e realizava todo tipo de milagre, sempre levando as pessoas a Deus de um modo que não deixava dúvida do amor do Pai em Sua vida.

Esse caminho excelente faria de nós verdadeiros representantes dos Céus, pois faríamos as mesmas obras que o Mestre realizava. Poderíamos ganhar as colegas da mulher samaritana, os amigos dos “Levis” que esperam pelo convite ao Evangelho dentro da coletoria, além dos companheiros dos soldados que ficariam convictos de que Jesus não é nenhum enganador, pois Suas palavras iriam mudá-los para sempre. Como o mundo precisa de pessoas com esse entendimento do que é a obra do Senhor!

O amor faz de cada servo de Deus uma pessoa bem-sucedida em sua missão. Hoje, investe-se muito, mas há pouco resultado. Enquanto isso, o mundo vai caindo nas mãos do inimigo. Muitos cristãos tem a arrogância de dizer que são os representantes do Céu; porém, falta-nos o selo do Altíssimo, que é o Seu amor em ação em nossa vida. Onde estão os milagres, o procedimento, as palavras e os resultados semelhantes aos de Jesus?

Temos de gastar tempo lendo a Palavra, meditando nEla e, em seguida, fazendo como o Mestre fez e nos ensinou. Assim, não haverá quem se mantenha insensível ao nos presenciar ser usados no caminho mais excelente.
"E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso diz: 'Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens'." (Efésios 4:7-8)
 
 
PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Coríntios 12:13) - Depois de sermos regenerados pelo Espírito, somos batizados com o Espírito Santo da promessa. Este batismo no Espírito não é algo que devemos buscar ou receber depois da nossa regeneração. Não é algo aparte do nascimento do Espírito. Este batismo nada mais é do que o Espírito nos colocando como um membro do Corpo de Cristo. – “Obrigado Senhor por ter enviado o Espírito Santo, e por ter me colocado como membro do Corpo de Cristo. Ajuda-me a reconhecer qual o dom que o Senhor tem me dado, para que eu possa cumprir meu papel no Corpo de Cristo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

INFALÍVEL AMOR

“A caridade [o amor, na versão RA] nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.”
(1 Coríntios 13:8)

Por não prestar atenção ao que Jesus ensinou, muitas pessoas dizem que, hoje, Deus não fala mais com Seu povo por meio de profecias, que não é mais preciso falar em línguas estranhas, e a ciência está desaparecendo. Os que assim afirmam gostam de citar essa declaração do apóstolo Paulo, mas eles se esquecem de que o que é perfeito – o amor – foi ensinado por Jesus como algo diferente do que pensam ser. Já os que se deixam ser ensinados pelo Mestre desfrutam do melhor da vida, pois cumprem os requisitos mínimos para que o Senhor aja; com isso, eles podem viver no mais alto nível.

Cristo afirmou que o amor em ação é ter os mandamentos e guardá-los (João 14:21). Ora, quem guarda os mandamentos se completa, pois, ao provar que ama o Senhor, será amado pelo Pai e por Cristo. Mas o melhor é que ambos, Deus Pai e Deus Filho, irão manifestar-Se a essa pessoa. Quem tem a manifestação de Cristo é completo na fé, nada lhe falta. O segredo para ser bem-sucedido na vida espiritual é guardar os mandamentos. Quais? Todos os que você toma conhecimento pela Escritura e os que o Altíssimo revela diretamente ao seu coração.

Na presença do amor de Deus em ação, não haverá uma batalha sequer que não seja ganha. Lembre-se: o ato de o Senhor nos amar significa que Ele jamais Se esquecerá das Suas promessas e as cumprirá sempre. Com isso, Seu mais perfeito relacionamento conosco se tornará realidade. Deus é descrito nas Escrituras como amor, e, para que O tenhamos em Sua forma plena, basta darmos atenção ao que Ele nos fala no imperativo e cumprirmos Suas ordens. Sem dúvida, o Pai deseja realizar-Se em todo aquele que Ele recebe por filho.

Cada cristão precisa lutar para aprender os mandamentos e esforçar-se para cumpri-los, a fim de que não seja jamais decepcionado na fé. Sempre que Deus nos orienta a fugir do pecado, Ele o faz para nosso bem. A verdade é que, estando no erro, o homem estará nas mãos do inimigo e, não pecando, ele estará seguro nas mãos do Pai. Pecar, seja o pecado que for, é coisa muito séria, pois quem o praticar receberá um salário – a morte. No entanto, quem praticar a justiça receberá um pagamento – a vida eterna. O que fazemos com os mandamentos revelados a nós mostra como viveremos. Se formos fiéis no cumprimento deles, seremos bem-sucedidos.
 
Com a plena operação do amor, não precisaremos de profecias, línguas e ciência, visto que viveremos na plenitude da revelação de Deus. Quem tem os mandamentos e os guarda aprende o que é, verdadeiramente, ter Jesus habitando nele. Para este, a vida com Cristo é, de fato, abundante, pois ele não conhece problemas, derrotas e sofrimentos; ao contrário, iguala-se aos heróis da fé dos tempos bíblicos em suas ações e, por isso, é cada vez mais abençoado.
"Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Romanos 5:5).


PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Pedro 4:2) - Aqui o apóstolo Paulo fala sobre o tempo que nos resta na carne, pois ele sabe que há um tempo em que vamos deixar esse corpo, e nosso modo de vida vai determinar onde vamos passar a eternidade. Então ele recomenda que nossa vida não esteja baseada nos desejos da carne e nas coisas deste mundo. Precisamos viver segundo a vontade de Deus, para alcançar graça e misericórdia, e assim entrar no Reino dos Céus. – “Senhor Deus, que sua vontade se cumpra em mim, que minha velha natureza, meus desejos da carne, não impeçam o Espírito Santo de agir em minha vida. Quero seguir os passos de Cristo e me aproximar cada dia mais do Seu caráter. Sei que isso só é possível através da Sua graça. Reconheço minhas limitações e clamo por Sua ajuda. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”