quarta-feira, 30 de abril de 2014

LIDANDO COM O DESÂNIMO

"Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus." (Salmos 42:11)

Mesmo para aquelas pessoas mais espiritualizadas, não são raros os dias de dúvida.

Moisés, em uma ocasião pelo menos, foi dominado por essas circunstâncias. Depois de ter escutado a queixa constante dos filhos de Israel, ele simplesmente disse ao Senhor: "Estou farto. Apenas me mate. Eu não quero lidar com essa situação nem mais um dia." 
Elias, depois de sua disputa com os profetas de Baal no Monte Carmelo, ouviu que Jezabel queria matá-lo. Ele estava tão oprimido por todas aquelas circunstâncias, tão desanimado, tão incerto e tão cheio de dúvidas, que disse a Deus: "Tome a minha vida."

Até mesmo o grande apóstolo Paulo teve momentos de desânimo. Ele escreveu à igreja de Corinto: "Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida" (2 Coríntios 1:8).

Jeremias, o grande profeta também passou por isso. Ele foi ridicularizado e assediado por levar a Palavra de Deus. Por estar cansado da pressão que enfrentava, ele queria parar de levar a Palavra de Deus completamente. Ele disse: "[...] Por isso a palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo. Mas, se eu digo: 'Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome', é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!" (Jeremias 20:8-9)


Você não é o único que já enfrentou dúvidas ou incertezas, ou ficou perplexo por Deus não ter agido exatamente da maneira que você esperava. Podemos estar no meio da obra de Deus, mas, com certeza, não podemos ver a construção acabada, assim como só Ele pode.
"A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte." (2 Coríntios 7:10)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Crônicas 4:10) - Jabes foi o mais ilustre de seus irmãos, foi abençoado, teve seu pedido respondido. Ele simplesmente orou. Duas coisas que devemos praticar com fé: Orar e pedir. Há várias formas de oração, aquela que adora, aquela que agradece, aquela que pede... Focamos na terceira; todos os dias precisamos de algo, então porque não pedir? Quando fazemos a vontade de Deus é como se depositássemos na poupança celestial e a qualquer momento podemos sacar. Vamos então ser ousados como Jabes e pedir as bênçãos que nos pertence, quebremos todas as maldições, iniciemos uma nova história, com Deus no controle. Se pedirmos Ele dá, se batermos a porta se abrirá, lembremos que todo o que pede recebe. – “Senhor, dá-me sabedoria e inteligência. Dá-me ousadia e simplicidade. Dá-me o Fruto do Espírito e revesti-me com a armadura de Deus. És Santo e bom, justo e fiel. Como criança não tenho medo de pedir, pois, como um pai presente, o Senhor sempre me atende. Obrigado por me abençoar, por abrir os meus caminhos, por estar sempre comigo, por me ajudar a fugir do mal, me livrando da aflição, por seu filho Jesus e pelo Espírito Santo. Amém.”

terça-feira, 29 de abril de 2014

NA HORA PRECISA

"O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3:9)

Quando olhamos para o mundo em que vivemos e vemos a direção que as coisas estão tomando, clamamos: "Senhor, volte. Venha logo." Mas Deus tem a Sua própria agenda: Ele não está atrasado nem adiantado. Ele virá na hora certa.

Quando Jesus veio à terra pela primeira vez, foi de acordo com o perfeito plano de Deus: "Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de redimir os que estavam sob a Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos" (Gálatas 4:4-5). Eu adoro isso. Quando chegou o momento certo, na hora marcada, Jesus Cristo - o Filho de Deus - cumpriu as Escrituras e nasceu num estábulo em Belém. E quando for a hora certa, Jesus Cristo, o filho de Deus, vai voltar à terra.

Deus tem, todavia, um plano que quer realizar nesse ínterim. A Bíblia nos diz: "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento". O Senhor está aguardando que essas últimas pessoas venham para o Seu reino e depositem sua fé nEle. Imagine que você conhecesse a pessoa que Deus espera. - Você não ficaria tentado a pressioná-la para tomar logo a sua decisão?

Como cristãos precisamos lembrar, pois, que somos relativamente poucos, enquanto a tarefa é imensa e o tempo é curto.
"Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa." (Apocalipse 3:11)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Eclesiastes 5:10) - Fomos criados com um vazio existencial dentro de nós que as pessoas tentam preencher com os prazeres deste mundo, mas nunca se satisfazem, estão sempre querendo mais. A pessoa que ama o dinheiro se torna um escravo dele, nunca esta feliz com o que tem, e não aproveita a vida porque está sempre querendo mais. Mas o que não sabem é que não adianta procurar nas coisas deste mundo, porque este vazio dentro de si, só pode ser preenchido por um amor verdadeiro que vem de Cristo Jesus! Lembram-se da samaritana que pede água para beber, e Jesus fala que bebendo aquela água ela voltaria a ter sede, mas se bebesse da água viva de Deus, jamais voltaria a ter sede. Assim são as coisas deste mundo, mas quem conhece a Jesus têm uma vida plena e abundante cheia de fartura e prosperidade. – “Senhor Deus, faz com que meus olhos estejam na eternidade, pensando sempre nas coisas celestiais, e que eu esteja vivendo nesta vida como peregrino realmente. Não permita que eu seja escravo dos meus desejos e do dinheiro, mas que o dinheiro trabalhe para mim, e para Seu Reino, em favor de ajudar os necessitados, e divulgar o nome de Jesus. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

segunda-feira, 28 de abril de 2014

QUANDO LOUVAR A DEUS É UM SACRIFÍCIO

"Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome." (Hebreus 13:15)

Falando francamente, há momentos em que louvar a Deus se torna um sacrifício, porque nós realmente não queremos. Há momentos em que estamos para baixo ou deprimidos, ou momentos em que as coisas não vão muito bem. Realmente não sentimos vontade de louvar ao Senhor.

Contudo, a Bíblia está repleta de admoestações para se dar glória, louvor e gratidão a Deus. O Salmos 106:1 diz: "Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque Ele é bom; o seu amor dura para sempre." 

Observe que a Bíblia não diz: "Dêem graças ao Senhor, quando vocês estiverem se sentindo bem". Em vez disso, ela diz: "Dêem graças ao Senhor, porque Ele é bom". Eu não louvo a Deus porque tenho vontade. Eu louvo a Deus porque Ele é digno, independentemente de como eu esteja me sentindo e confesso que aprendi a louvá-lo pela Sua personalidade não faz muito tempo. Os atributos do Pai são a nossa fonte de adoração e louvor e não nosso estado de espírito.

Louvor pode ser um sacrifício às vezes. Descobri que quando, por obediência, eu começo a louvar ao Senhor, a emoção na hora começa a se ligar ao meu ato de obediência. A questão é que eu devo fazer isso porque Deus assim me diz.

No Evangelho de Lucas, encontramos a história de dez homens que foram milagrosamente tocados por Jesus. Pelo fato de terem lepra, estes homens estavam postos à margem da sociedade. No entanto, Jesus também se colocou à margem da sociedade para ir ao encontro deles, para tocá-los e curá-los dessa terrível doença. Apenas um, um samaritano, voltou e deu graças e louvores a Deus.

Jesus então fez uma pergunta provocativa: "Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" (Lucas 17:18).

De diferentes maneiras, acho que Ele ainda faz esta pergunta hoje.
"Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo." (Gálatas 6:14)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Coríntios 1:27) - A fé do cristão o leva a fazer coisas que parecem loucura aos olhos humanos. Mas Deus usa essas coisas para revelar Seu poder transformador e quando o milagre acontece Sua glória se manifesta no nosso meio. Deus enxerga além das aparências e das circunstâncias. Por isso, mesmo que aos nossos olhos seja impossível, para Deus basta uma palavra e o milagre acontece. – “Senhor Deus perdoa pelas vezes que olhei para mim mesmo, para minha própria capacidade e pensei que iria te servir apenas com minhas forças. Sem o Senhor eu não sou nada, mas através do Seu poder eu posso todas as coisas. Ajuda-me entender Suas promessas para minha vida. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

sábado, 26 de abril de 2014

DECISÕES RESPONSÁVEIS

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:15)   

No final de sua liderança dos israelitas, Josué reúne o povo para a sua despedida como líder. E faz um apelo, no sentido de que o povo reconheça sua responsabilidade nas decisões espirituais a ser tomadas. “Mas se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir”.   

Não existe neutralidade no mundo espiritual. Não faz sentido alguém afirmar que não liga para a dimensão espiritual da vida – o simples fato de não ligar já é, em si, uma decisão. Com conseqüências previsíveis. Desculpas, nós as inventamos em quantidade. Dizer que Eva lhe deu do fruto em nada diminui a responsabilidade de Adão, quando decidiu desobedecer ao Criador.   

Paulo ressalta nossa responsabilidade pessoal, quando se trata de obedecer ou desobedecer ao Senhor. “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12). Seguir a onda da maioria não nos exime de responsabilidade. Escrevendo à igreja de Éfeso, Jesus elogia seus membros porque, ao descobrirem o engano de seus líderes, os denunciaram e não os seguiram (Apocalipse 2:2).

Cristo ainda hoje nos pergunta: “será que vocês também querem ir embora?” (João 6:67).

A decisão é nossa. Somos responsáveis por ela.
"Contudo há descrentes entre vós [...] E prosseguiu: Por causa disto é vos tenho dito: Ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não lhe for concedido. à vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então perguntou Jesus aos doze: Porventura quereis também vós outros retirar-vos?" (João 6:64-67)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Hebreus 11:3) - Por mais que a humanidade avance em seus conhecimentos, descobertas e invenções, uma análise científica de inúmeros textos e profecias bíblicas nos revelam o quanto a Palavra de Deus continua sendo atual e verdadeira. Tanto a narrativa da criação registrada por Moisés quanto as mais modernas teorias científicas da formação do Universo apontam para a obrigatória existência de um Criador. – “Senhor Deus, agradeço por todas as coisas que o Senhor criou neste mundo com tantos detalhes, com tanta perfeição, e com tanta beleza. Isso tudo mostra o amor que o Senhor tem para cada um de nós. E é incrível pensar que o Céu será ainda mais maravilhoso. Obrigado meu Deus e Criador de todas as coisas. Oro em nome de Jesus. Amém.”

sexta-feira, 25 de abril de 2014

NA HORA DA NECESSIDADE

"[...] Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti." (2 Crônicas 20:12)

Você já esteve numa situação que parecia sem saída? Alguma vez você já precisou desesperadamente de algo que parecia que nunca teria? Você já pensou que não havia um futuro para você?

Bem, se você já se sentiu dessa maneira, então você precisa saber que Deus pode responder orações e reverter situações. Ele pode transformar pessoas e, quando necessário, Ele pode até mudar o curso da natureza.

Um exemplo que imediatamente vem à mente é o do rei Josafá de Judá, um homem que tinha começado a conduzir o povo de volta para adorar ao Deus vivo e verdadeiro. De repente, vem um aviso: "rei Josafá, seus inimigos estão reunidos para atacá-lo" (2 Crônicas 20:2). A Bíblia diz que ele ficou alarmado.

O importante é o que ele fez com o seu alarme, com a sua preocupação, com a sua ansiedade. Imediatamente, ele convocou o povo e orou: "Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti". Um profeta deu a Josafá resposta do Senhor: "[...] Tomem suas posições; permaneçam firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes dará, ó Judá, ó Jerusalém. Não tenham medo nem se desanimem. Saiam para enfrentá-los amanhã, e o Senhor estará com vocês" (2 Crônicas 20:17).

Aqui está o retrato de um povo vulnerável ​​que não sabe o que fazer, que é completamente dependente de Deus. Eis um ótimo exemplo do que fazer na hora da necessidade.

Deus respondeu a oração do rei e dramaticamente alterou as circunstâncias, destruindo seus inimigos. Lembre-se: você pode se voltar para Deus em oração em circunstâncias desesperadoras. Ele ouvirá o seu choro.
"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:31-32)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Filipenses 4:8) - Mais do que uma recomendação, este verso fala de uma necessidade que todo cristão tem, que é ocupar seus pensamentos somente com aquilo que glorifica ao Senhor. Não podemos impedir o inimigo de colocar pensamentos impróprios em nossa mente, mas podemos repreender e não deixar que ocupem lugar em nossa mente. O passarinho pode até pousar em nossa cabeça, mas não pode fazer ninho. – “Senhor Deus, quero mesmo que tudo que for justo e verdadeiro ocupe minha mente. Quero dar bom testemunho e ser bom exemplo para que através da minha vida, pessoas que ainda não foram agraciadas pelo Seu amor possam vir a Te conhecer. E sei que isso só será possível se houver louvor nos meus pensamentos. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

AGUARDANDO COM PACIÊNCIA

"Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera." (Tiago 5:7)

As primeiras chuvas em Israel geralmente vêm no final de outubro ou início de novembro. Eram ansiosamente aguardadas pelos agricultores, porque iriam amolecer o solo árido para o arado. As últimas chuvas chegam no final de abril ou maio. Estas são essenciais para o amadurecimento dos frutos. Se o agricultor saísse apressado e colhesse os frutos antes de seu tempo, iria destruí-los. Por isso, ele tinha que esperar.

Tiago sabia que a paciência também é um fator importante na espera da volta do Senhor. Ele escreveu: "Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera".

Nenhuma colheita surge da noite para o dia. Assim como um agricultor, precisamos ter também paciência e saber que leva tempo para que o crescimento apareça em nossas vidas. No entanto, a palavra "paciência" não traduz uma resignação passiva; mas sim, uma espera ansiosa pelo Senhor. Essa não é uma abordagem indiferente. Ao contrário: é uma animada expectativa, uma prontidão.

Alguns crentes não vivem dessa maneira. Apenas esperam passivamente o seu tempo. Mas a Bíblia nos diz que devemos estar ativamente preparados enquanto aguardamos a volta de Cristo: "Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos. Chegou a hora de vocês despertarem do sono, porque agora a nossa salvação está mais próxima do que quando cremos. A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz." (Romanos 13:11-12).

Certifiquemo-nos que estamos vivendo de maneira santa, aguardando pacientemente a volta de Cristo.
"Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Gálatas 2:20) -  Quando fomos batizados em Cristo, compartilhamos a Sua crucificação!!! Abandonamos as coisas do passado e nascemos para uma nova vida!!! Somos outra pessoa agora, Cristo vive em nós!!! O verdadeiro desafio é fazer cumprir esta verdade em nossa vida, somos testemunhas do Senhor e precisamos praticar as Suas obras!!! A salvação já nos foi dada pela graça, portanto nossa motivação agora é honrar, aquele que a si mesmo se entregou, e morreu em nosso lugar para nos salvar. – “Obrigado, Deus, por me amar e por ter enviado Jesus para me redimir dos meus pecados. Ajuda-me a viver pela fé no Seu filho, que deu a Sua própria vida para que eu pudesse passar a eternidade com o Senhor. Peço que, pelo Seu Espírito, ajude-me para que a vida de Jesus seja vista em mim. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quinta-feira, 24 de abril de 2014

COMO VOCÊ DEMONSTRA O SEU AMOR?

"Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade." (1 João 3:18)

Alguma vez você já se sentiu fracassado espiritualmente? Se a resposta for sim, você está em boa companhia. Até mesmo o apóstolo Pedro se sentiu assim depois de negar ao Senhor. Quando Jesus disse aos discípulos que eles o abandonariam na hora de sua maior necessidade, Pedro insistiu que ele nunca faria isso. Mas Jesus lhe disse que o negaria três vezes antes que o galo cantasse naquele dia. E ele assim o fez.

Agora, Pedro se encontrava em uma estranha situação. Jesus foi crucificado e tinha ressuscitado no terceiro dia. De repente, ele aparece a eles no Mar da Galiléia. Antes que eles soubessem, Jesus estava preparando café da manhã para todas as pessoas com o peixe que Ele os tinha ajudado a pescar. Talvez, enquanto comiam, Pedro se lembrava de quando, há pouco tempo atrás, ele havia negado ao Senhor pelo clarão de outra chama.      

De repente, o Senhor quebrou o silêncio, fazendo a Pedro várias perguntas, cada uma com a mesma frase: "Você me ama?" Pedro tinha aprendido a lição. Em vez de sair se gabando de seu amor pelo Senhor, ele simplesmente responde: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo" (João 21:15-17). Mas, na língua original, a palavra que Pedro usou para o "amor" foi phileo, que poderia ser traduzida como "tenho amizade por ti", e não agape, que é o tipo de amor que Deus tem por nós.
Pelo menos Pedro estava sendo honesto.   

Podemos falar o dia todo sobre o quanto amamos a Deus, mas nunca agimos de acordo com este amor. Pedro posteriormente provou o seu amor pelo Senhor. Líder na igreja primitiva e escritor de duas epístolas do Novo Testamento, ele foi crucificado de cabeça para baixo como um mártir, por causa da sua fé.  

E você? Seu amor pelo Senhor é caracterizado só pelas suas palavras ou também pelas suas ações?
"O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13:10)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Samuel 10:27) - Alguns não queriam que Saul os servisse como Rei por causa do seu histórico simples e sua história familiar não-aristocrata. Muitas vezes fazemos a mesma coisa hoje em dia, rotulamos as pessoas e até mesmo nossos lideres, questionando sua habilidade de liderar a igreja por causa do seu passado ou família. Sabemos que Deus não leva em conta o passado da pessoa, Ele vasculha o coração e cuida para que toda liderança do Seu povo seja por Ele estabelecida. Saiba que tais líderes prestarão contas a Deus acerca de suas atitudes, por isso pecamos ao julgar estas pessoas.  – “Querido Deus, por favor, perdoe-me pelas vezes em que duvidei da sua escolha de líderes. Por favor, dê-me, e também à minha congregação, a habilidade de discernir quem são seus líderes no nosso meio. Por favor, dê coragem para eles liderarem com amor, fidelidade e obediência. Em nome de Jesus. Amém.”

UMA SEGUNDA CHANCE

"'Não tenham medo', disse ele. 'Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’." (Marcos 16:6-7)

Você está precisando de uma segunda chance? Na primeira manhã de Páscoa, Pedro precisava muito de uma segunda chance. Lá, no local da última ceia, ele insistiu que nunca iria negar a Cristo. Mas, assim como Jesus havia predito, Pedro negou o Senhor... e, por três vezes. A última visão que Pedro teve de Jesus antes de sua crucificação foi no pátio do sumo sacerdote, onde ele fez contato visual com Jesus. E então ele saiu e chorou amargamente.

Que tipo de olhar você acha que Jesus deu a Pedro, quando seus olhos se cruzaram? Você acha que foi um daqueles olhares “eu te avisei”? Ou que foi um olhar de desprezo, como querendo dizer: "Como você pode me trair?" Não acho que tenha sido qualquer um desses. Acho que foi um olhar de amor, um olhar de compaixão, que disse: "Eu ainda te amo, Pedro." E acredito que é por isso que Pedro saiu e chorou amargamente. Ele tinha falhado tão feio com o Senhor. Provavelmente pensou que não havia esperanças para ele.

Mas, então, uma mensagem saiu do túmulo vazio que Jesus tinha ressuscitado, seguida por estas instruções: "Vá, diga aos discípulos e a Pedro..." Não foi: "Vá dizer aos discípulos, incluindo Pedro, Tiago e João..." Era apenas Pedro, porque Pedro precisava de uma palavra especial de encorajamento.

Você está precisando de encorajamento hoje? Talvez você tenha fracassado. Você não planejou isso, mas aconteceu. E, assim como Pedro, talvez você tenha ficado com pessoas erradas, no lugar errado, na hora errada e acabou fazendo a coisa errada. Deus deu a Pedro uma segunda chance. E Ele vai lhe dar uma também, porque a Páscoa é para pessoas que precisam de uma segunda chance.
"Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos." (Eclesiastes 9:11)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 40:31) - Antes de levantar voo a águia fica em um penhasco aguardando até que comece a soprar uma corrente de ar quente em direção ao céu e, lançando-se neste vento, sobe até as maiores alturas. Este "esperar no Senhor" e o "discernir as correntes de ar quente do Espírito Santo" representam as principais etapas do plano de voo de um cristão. Para aqueles que desejam adorar a Deus e manter comunhão com Ele, é essencial perceber em que direção o Espírito Santo quer fluir e reagir de maneira adequada e sensível (de forma intuitiva) a este mover. – “Senhor Deus ensina-me o segredo das águias, ajuda-me a voar sem bater asas, sendo conduzido pelo fluir da corrente de ar quente do Espírito Santo, que vai em direção ao céu. Leva-me mesmo Pai, as mais altas alturas, aos lugares mais altos e mais longe. Não permita que eu fique parado sem fazer nada, ajuda-me a lançar-me do penhasco na hora certa. Pai querido agora eu entendo Tua palavra, "correm e não se cansam". Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quarta-feira, 16 de abril de 2014

NUNCA SOZINHOS

"Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você'." (Atos 27:23-24)

E outra vez, Deus lembrou Paulo da Sua presença, sem dúvida, quando ele mais precisava. Deus sabe do que precisamos e quando precisamos dEle.

Ele sabia quando Paulo poderia usar essa garantia extra. Quando ele estava na cela da prisão em Jerusalém, o Senhor apareceu e disse-lhe para ser corajoso (Atos 23:11). Depois da prisão em Roma, ele escreveu a Timóteo: "Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças..." (2 Timóteo 4:17).

De algum modo especial, Deus assegurou Paulo de Sua presença. Atos 27 nos fala que o Senhor enviou um anjo para tranquilizá-lo.

Você pode fazer um exame do coração em meio a perigos ou incertezas, mas com a consciência da presença de Deus em sua vida. Quando o seu coração adoece, quando parece que a sua vida está desmoronando, é importante lembrar que o Senhor está com você. Você nunca está sozinho.     

Não, nem sempre há respostas fáceis. Mas podemos ter certeza: Ele estará conosco no meio da tempestade.

Deus estava de pé ao lado de Paulo e Deus está conosco também em nossas tempestades. Isto não quer dizer necessariamente que Ele enviará um anjo, ou que ouviremos uma voz audível. Mas, se prestarmos atenção, podemos ouvir a voz mansa e suave de Deus. E, certamente, Ele falará a nós através da Sua Palavra. Então, como Paulo, poderemos tranquilizar os outros de que o Senhor está no controle.


"Assim diz o SENHOR, o seu redentor, que o formou no ventre: 'Eu sou o SENHOR, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo [...]" (Isaías 44:24)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 100:1) - Louvemos o Senhor com alegria! Adoremos o SENHOR dos senhores e Rei dos reis hoje. Vamos encontrar pequenos momentos no nosso dia, aproveitá-los bem, e usá-los para dar graças e louvar nosso Pai no céu. Quando somos abençoados, paremos um momento, para adorar. Em toda coisa boa, digamos uma frase de adoração ao nosso Pai gracioso. – “Pai amoroso e brando, Deus de misericórdia e poder, eu acho absolutamente incrível que o Senhor me permita conhecê-lo, o maravilhoso e santo Criador. O Senhor é tão bondoso por me ouvir, a mim, uma das suas criaturas. Sua graça me salvou; eu lhe louvo! Seu amor me refez; eu lhe agradeço. Sua força me deu poder para mudar; eu aprecio o que o Senhor fez por mim. O Senhor é maravilhoso, querido Pai, e eu lhe amo com todo meu coração. Eu lhe louvo no nome de Jesus, seu maior presente. Amém.”

segunda-feira, 14 de abril de 2014

ONDE DEUS LHE COLOCOU?

"[...] Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Ester 4:14)

O livro de Ester no Antigo Testamento é uma maravilhosa história de amor. Uma história do que Deus fez na vida de uma mulher para salvar, literalmente, uma nação inteira. Ester era uma mulher judia que foi arrancada da obscuridade através de uma cadeia de eventos incomuns tornando-a rainha de um grande reino. Enquanto isso, um homem mau chamado Hamã elaborava um plano para matar 15 milhões de judeus daquele reino. Então Mardoqueu, tio de Ester, veio ao palácio, querendo que Ester usasse de sua influência para ajudar o seu povo.

Ele mandou dizer a Ester: "Não pense que, só por estar no palácio do rei, só você escapará do massacre previsto contra todos os judeus. Se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra forma para os judeus, mas você e a família de seu pai certamente morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?" (Ester 4:13-14).

Onde quer que você se encontre hoje, saiba que Deus o colocou aí para um momento como este. Ele lhe colocou naquele emprego ou naquela escola. Ele lhe colocou naquele bairro. Há oportunidades para se aproveitar e você precisa aproveitá-las.

No entanto, o dilema de Ester é semelhante ao de muitos crentes hoje em dia. Eles foram libertos do pecado. Encontraram segurança na igreja, mas crescem vagarosamente. Não têm visão.

Claro que o diabo está feliz com isso, porque é exatamente isso que ele quer que os cristãos vivam. Seja um complacente e apático cristão e o diabo ficará imensamente satisfeito.
"Como prometi a Moisés, todo lugar onde colocarem os pés eu darei a vocês." (Josué 1:3)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Salmos 25:14) - O temor ao Senhor nos leva a Sua intimidade, nos faz andar em Seus caminhos, nos leva a obedecer e a confiar nEle. Quando temos intimidade com o Pai, recebemos o Seu amor, o Seu cuidado, e até mesmo Sua companhia. Quantas vezes nos sentimos sozinhos, mesmo às vezes no meio de muita gente, e ainda assim sentimos que estamos sós e esquecidos neste mundo... A intimidade com o Senhor nos faz lembrar que Jesus está sempre perto de nós, e querendo derramar sobre nossos corações a Sua paz e o Seu amor, para que possamos sentir a Sua presença viva e real dentro de nós. – “Pai querido, leva-me a intimidade com o Senhor, quero estar bem perto de Ti, cada dia mais. Ensina-me o temor, ensina-me a ouvir Sua voz para que eu possa entender a Sua vontade e os Seus planos para a minha vida. Quero sentir a presença real do Senhor Jesus em minha vida, quero receber o Seu amor e a Sua paz... Eu oro em nome de Jesus. Amém.”




sexta-feira, 11 de abril de 2014

ARREBATAMENTO

“Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.” (1 Coríntios 15:51-52)

Será que já chamou a sua atenção o fato de a Bíblia falar tão pouco sobre o arrebatamento? Por que será que ela menciona tão poucas vezes esse assunto? Porque o arrebatamento é um mistério – como Paulo se expressa no versículo acima. Mas em que consiste esse mistério do arrebatamento para nós, que somos filhos de Deus?

O próprio Senhor Jesus o revela em João 16:22-23: “Assim também agora vós tendes tristeza, mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar. Naquele dia nada me perguntareis...”.

O Senhor diz que, no momento em que O virmos, todos os mistérios e enigmas estarão solucionados e todas as nossas perguntas estarão respondidas. Também chama a nossa atenção o fato de que o Senhor não somente diz que quer nos ver, mas que Ele quer nos ver outra vez.

Mas como poderemos revê-lo por ocasião do arrebatamento? Porventura já O vimos alguma vez? Sim, pois agora O vemos e O reconhecemos na Palavra de Deus.

Mas então, quando Ele vier nas nuvens do céu, O veremos como Ele é. Mas este é um grande mistério!
“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.” (1Coríntios 13:2)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia Isaías 43:2) - Quantas adversidades passamos na vida? Problemas familiares, no trabalho, dificuldades financeiras, crises em relacionamentos, adversidades que às vezes, nós mesmos criamos? Todas essas adversidades são as águas, os rios, o fogo, a chama. Servem para nos fazer crescer, na fé e na vida. Mas não passamos por nada disso sozinhos, porque há um Deus, que nos ama incondicionalmente, que não permite que nada venha sobre nós que não possamos suportar e sempre cuida de cada um de nós. Basta entrarmos em oração. – “Senhor, dai-nos força para suportar toda adversidade, dai-nos sabedoria para enfrentar cada problema sem criar mais conflitos. Que possamos ser fortes com o Senhor para vencer sempre as dificuldades e ter gratidão para Te agradecer por cada vitória. Amém.”

quinta-feira, 10 de abril de 2014

CUIDADO COM A DISTRAÇÃO

"Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar." (1 Coríntios 9:26)

Nas competições e corridas do primeiro século, cada atleta era posicionado em uma faixa da pista. A idéia era que cada um deles se mantivesse em sua faixa, sem invadir a dos demais. Enquanto vivemos nossas vidas, nossa competição não é contra outros cristãos. Ao contrário, é contra os nossos inimigos: o mundo, a carne e o diabo. O objetivo não é vencer sendo mais rápido que o outro. O objetivo é vencer as más influências que podem nos derrubar.

Você pode querer justificar seu ritmo lento pelas outras pessoas que estão mais devagar que você. É verdade. Mas provavelmente há outras que estão à frente. Você não deve se preocupar com o fato de haver pessoas atrás ou à frente. Você deve simplesmente correr a sua própria corrida. Deus não lhe chamou para correr a corrida dos outros. Somos chamados para correr as nossas próprias corridas.

Um incidente na vida de Pedro ilustra essa verdade. Após ele se recuperar do episódio de ter negado a Cristo, Jesus disse a ele: "Siga-me." Então o Senhor contou-lhe como terminaria a sua vida. Enquanto eles caminhavam, Pedro notou outro discípulo, João, que estava caminhando logo atrás deles. Pedro perguntou: "Senhor, e quanto a ele?" (João 21:21). Jesus falou: "Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você" (João 21:22)). Em outras palavras, seria algo como: "Pedro, isso não é da sua conta. Apenas faça o que eu lhe digo".


Eu lhe pergunto: você tem colocado somente um pouco do seu coração na corrida da vida? Ou você tem corrido da melhor forma possível?
"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará." (Marcos 8:35)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 1 Coríntios 2:9) - Pra mim esta é a palavra mais perfeita e mais maravilhosa!!! É incrível pensar que já vimos tanto da bondade de Deus, como a criação do mundo, a natureza com tantas coisas lindas, o amor de Deus revelado por nós através de Cristo Jesus, os milagres, e tantas outras coisas. Mas mesmo assim, esta palavra nos diz, que nem sequer tudo isso que já testemunhamos, se compara com o que Deus ainda tem para mostrar aos que o amam. Que coisa tremenda é imaginar que vamos poder provar de tudo isso que Deus tem preparado pra nós. – “Obrigado Senhor, sabes minha paixão para com essa palavra, sei que o céu e a vida eterna, estão muito além da minha capacidade de pensamento, e que será muito melhor do que tudo que sou capaz de imaginar. Esta esperança de viver no céu com o Senhor é o meu maior motivo de alegria nesta vida, a alegria da salvação não tem explicação. Obrigado Deus. Eu oro em nome de Jesus. Amém.”

quarta-feira, 9 de abril de 2014

JOGANDO NAS REGRAS DE DEUS

"Vocês não sabem que dentre todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio." (1 Coríntios 9:24)

Se você participar de um evento esportivo, você tem que jogar dentro das regras da competição. Você não pode fazer a sua própria regra nem dizer: "Se eu acertar a trave duas vezes, então isso é um gol. Estas são as minhas regras". Não é assim que funciona. Você deve jogar dentro das regras do jogo. Mesmo que você acerte a trave duas vezes, você ainda terá que fazê-la entrar. Se isso não acontecer, você não pontua.

Se você quiser, por exemplo, competir no atletismo nas Olimpíadas, você tem que jogar de acordo com as regras. Uma regra é que os atletas são proibidos de usar drogas como esteróides para aumentarem seus desempenhos. Lembramo-nos das Olimpíadas de 1988, quando Carl Lewis ganhou a medalha de ouro nos 100 metros porque Ben Johnson foi desclassificado por uso de esteróides. Johnson não havia sido um atleta leal às normas da competição. 

Da mesma forma, na corrida da vida que competimos, temos um livro de regras. Ele é chamado de Bíblia. E não devemos escolher quais partes dela mais gostamos, pois não podemos dizer: "Eu gosto de certas verdades da Bíblia; gosto da parte sobre o amor e o perdão de Deus, mas a parte que trata de negar a si mesmo e tomar a cruz... esta não deve ter sido traduzida corretamente. Não posso acreditar nessa parte". Você não pode fazer isso.


Se você estiver correndo esta corrida, e quer vencer, então você tem que jogar conforme as regras que Deus estabeleceu nas Escrituras. Temos de jogar dentro das regras, ou então seremos desclassificados.
"O SENHOR cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, SENHOR, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!" (Salmos 138:8)

PENSAMENTO DO DIA: (Leia 2 Timóteo 1:7) - Vejamos bem o que diz este texto, estas são as virtudes do Espírito de Deus que estão sobre nós!!! A coragem, o poder, o amor e a moderação, são dons que o Senhor já derramou sobre todo aquele que recebeu o Espírito Santo... O Senhor nos capacita para suportar as adversidades, pois Ele quer que tenhamos uma vida de vitórias!!! Por mais que nossos dias sejam difíceis, precisamos lembrar que aquele que prometeu, é fiel para cumprir, e jamais nos deixará desamparados!!! – “Senhor Deus, a Ti seja toda honra e todo louvor, o Senhor nos chamou para Te adorar, Te louvar e Te servir!!! Eu sei que o Senhor não permitirá jamais que as lutas sejam maiores que a minha capacidade de suportá-las, pois o Espírito do Senhor está sobre mim, e me capacita com poder, coragem, amor e moderação!!! Perdoa minha ansiedade, o medo, a angústia e a falta de fé... Eu oro em nome de Jesus. Amém.”