“Olhem as nações e contemplem-nas, fiquem atônitos e pasmem; pois nos dias de vocês farei algo em que não creriam se lhes fosse contado”. (Habacuque 1:5)
Sem dúvida, nessa passagem bíblica, o Senhor refere-Se ao Evangelho. Quem presta atenção àquilo que a Boa Notícia lhe diz fica admirado, principalmente, por conta do que o apóstolo Paulo chama de loucura de Deus. Como o Pai celeste pôde nos amar de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16)! Esse é um tipo de amor que ninguém ousaria dispensar em favor de outrem, o qual, por causa do pecado, tinha a semente do mal no coração.
Hoje, quem ouve a Palavra e aceita Jesus como Salvador e Senhor passa por um processo de recriação, no qual seu espírito, seu eu verdadeiro, não é curado nem melhorado, mas, sim, refeito. Com isso, o novo convertido pode e deve assumir seu lugar em Cristo, como se nunca tivesse pecado. Isso tanto pode acontecer com alguém que é bom, como também com quem já foi usado pelo diabo, pois Deus inocenta tal pessoa.
Quem não atenta para o que diz o Evangelho não consegue a luz suficiente a fim de usufruir dos benefícios que lhe foram feitos. O Senhor não deixou por menos; pelo contrário, Ele resolveu todos os problemas do homem com a morte de Jesus no Calvário. Desde então, a porta dos Céus está aberta, e o convite para entrar nEla abrange todas as pessoas. Deus não quer que os Seus se percam nos enganos de Satanás. As promessas e declarações que você vier a entender lhe pertencem.
Quem já caiu em pecado sabe o quanto vale ser perdoado pelo Senhor. A partir dessa remissão, o diabo já não pode mais tocar no ungido de Deus; mesmo que o inimigo tente, não conseguirá tirá-lo da presença divina. Hoje é dia de Boas-Novas, de fazer as pessoas ficarem maravilhadas com o que foi feito em favor delas. É incrível! E o melhor disso é que não há um que seja proibido de usufruir da obra redentora de Jesus, na qual Deus colocou o pecado da humanidade sobre o Seu Filho (2 Co 5:21).
A obra já foi realizada, por isso, tudo o que você precisa fazer é tomar posse da sua nova posição diante de todas as coisas. De servo do pecado e, por extensão, escravo do diabo, você passa a ser um irmão de Jesus (Rm 8:17; Gl 3:26); logo, não haverá mais condenação em sua vida. Então, ao ser justificado pelo sangue do Filho de Deus, você terá paz com o Senhor, uma vida de realização, e seu sofrimento acabará. Além de você, sua família tem de aprender isso.
Mediante esse entendimento, o que fará agora? Continuará na incerteza? Compensa ser infiel, por exemplo, ou usar drogas? Deus tem as mãos estendidas em sua direção e pode, agora, fazer de você uma nova criatura, alguém com bons propósitos. Portanto, para tal, confesse seu erro e viva vitoriosamente; esse é o conhecimento da Verdade que liberta (Jo 8:32).
"O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pe 3:9).